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Real time marketing: o que é e como fazer?

14 de março de 2019 Categorias (1) Tags (1)

Já ouviu falar em real time marketing? O marketing em tempo real, em tradução livre, consiste na utilização de dados reportados instantaneamente na tomada de decisões. Essa estratégia não se baseia em planos e em uma agenda fixa para pautar o negócio, optando por reagir a como os consumidores interagem (ou deixam de interagir) com a marca.

Como o real time marketing é pautado no feedback dos usuários, ele tende a trazer grandes resultados para o negócio. Hoje, vamos mostrar como ele pode ser utilizado pela sua marca e quais benefícios ela conseguirá ao apostar nessa modalidade de divulgação e branding. 

Pronto para explorar melhor esse conceito? Então, comece já a leitura.

Por que o real time marketing é um bom negócio?

Para entender os resultados proporcionados pelo real time marketing precisamos pensar um pouco sobre como nós mesmos utilizamos a internet.

Redes sociais, como o Facebook e o Twitter, são baseadas no compartilhamento de informações, e quanto mais recentes elas forem maior é a chance de serem relevantes para boa parte da audiência. Acompanhamos notícias e novidades sempre sedentos para conhecer o que há de mais novo em um determinado campo e as coisas não são muito diferentes quanto optamos por seguir uma marca.

Quando a sua empresa se compromete com um calendário fixo, todavia, ela tem problemas em aproveitar tendências momentâneas — ou “marketing de oportunidade”, como notícias relacionadas aos seus produtos, conteúdos virais e memes — que poderiam aumentar consideravelmente o engajamento e o tráfego em suas páginas.

Para que uma empresa consiga usar o poder de engajamento de cada uma dessas “oportunidades” ela precisa dar início a um plano de real time marketing, acompanhando constantemente o que acontece no mundo ao seu redor para criar conteúdo altamente compartilhável — essas chances de criar conteúdo viral não são os únicos casos de uso dessa estratégia.

Marketing em tempo real também é bem utilizado quando uma marca acompanha como os usuários navegam pelo conteúdo que disponibiliza e entende melhor a demanda do consumidor.

Programar posts para a semana ou o mês inteiro pode ser uma boa ideia se você já conhece bem o seu público, mas, quando você está desenvolvendo conteúdo há pouco tempo, observar os padrões de interação e agir sobre as respostas oferecidas pelo cliente pode trazer resultados melhores.

Por isso, mostraremos, no tópico a seguir, como traçar uma estratégia de real time marketing que ajude o seu negócio a crescer nas redes sociais.

Como criar real time marketing?

Quer fazer real time marketing como um profissional? As dicas abaixo podem lhe ajudar.

1. Entenda porque sua marca quer fazer real time marketing

Algumas empresas utilizam o real time marketing para garantir que estejam sempre falando sobre o mesmo assunto que os seus clientes. Em eventos internacionais, como a Copa do Mundo FIFA™, ficar atento ao resultado dos jogos é essencial para se conectar com a sua audiência e programar uma série de ações que não levam isso em consideração trará grandes problemas.

Nesses casos, iniciativas de real time marketing são essenciais para que a comunicação esteja alinhada com as expectativas do consumidor.

Há, entretanto, muitos tipos de negócios e estratégias de redes sociais que não se baseiam no acompanhamento de novidades. Talvez a sua marca não converse com os consumidores em tempo real e eles não esperam que ela o faça. Nesse caso, o real time marketing pode não ser o mais adequado para você.

Antes de apostar na estratégia será preciso determinar se ela é válida para o seu negócio ou se um plano fixo de postagens é o que poderá trazer melhores resultados.

2. Descubra o que você quer promover em tempo real

Para utilizar ferramentas como o Twitter no marketing em tempo real é preciso determinar exatamente o que será promovido. Afinal, não basta lincar um acontecimento atual com qualquer produto oferecido pela sua marca para obter os resultados ideais.

Se você pretende adquirir consumidores, reter audiências ou oferecer um serviço ao consumidor mais eficiente o real time marketing tem de estar em sincronia com aquilo que será promovido.

Em geral, essa estratégia funciona melhor quando há serviços ou produtos relacionados ao assunto que está sendo discutido. Entretanto, na maioria dos casos ele funcionará como um recurso de brand awareness e trará bons retornos nesse sentido.

3. Encontre as ferramentas adequadas para o real time marketing

Agora que você já sabe porque e o que promoverá com real time marketing é hora de buscar ferramentas adequadas para isso. Recursos que permitam verificar sobre o quê a sua audiência está falando podem ser gratuitos ou pagos, mas devem ser úteis em filtrar os tópicos mais relevantes para uma marca.

Uma equipe de marketing antenada com as notícias mais recentes também será útil em uma estratégia de real time. Todavia, o que fará toda a diferença é o tempo de resposta para a criação de conteúdo em tempo real.

Passar muito tempo pensando em como a marca abordará um assunto pode fazer com que ele se esgote antes de uma peça ser produzida. Por isso, diretrizes comuns devem ser adotadas para dar o tom e o posicionamento do negócio em cada temática que for detectada como relevante. Assim, sua equipe poupará tempo na criação de peças de marketing em tempo real e conseguirá sair a frente dos concorrentes que utilizam a mesma técnica.

Quais os benefícios do real time marketing?

Curioso para saber como o marketing em tempo real beneficiará o seu negócio? Veja, portanto, algumas de suas vantagens.

  • Mais conhecimento sobre o seu público-alvo: o marketing em tempo real permitirá entender o que é relevante para a sua audiência e essas informações o ajudarão a traçar um perfil mais preciso do consumidor;

  • otimização aprimorada: quando bem-feito, o marketing em tempo real permite que se mude uma estratégia rapidamente para melhorar seus resultados. Na maioria das indústrias isso é o bastante para conseguir maior engajamento e mais leads para o negócio;

  • melhores rendimentos: o marketing em tempo real ajuda a despertar atenção para a sua empresa, o que pode trazer novos negócios e aumentar o ticket médio das suas vendas, tornando a sua marca mais lucrativa.

O real time marketing é bom para os negócios pois permite que as empresas aproveitem as chances que se colocam em seu caminho.

Ater-se a uma agenda fixa de posts e a um planejamento muito fechado pode diminuir as chances que a sua marca tem de produzir conteúdo que se conecta com os consumidores. Por isso, apostar no marketing em tempo real é uma boa ideia para construir uma audiência engajada e fiel.

Que tal diversificar as estratégias de marketing do seu negócio para além do real time marketing? Entenda em nosso post como criar um podcast para a sua marca e que benefícios isso poderá trazer!

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