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IGTV: entenda mais sobre esse recurso do Instagram

4 de março de 2019 Categorias (1) Tags (1)

Atualmente — conforme estatísticas publicadas pelo Hootsuite, em 2018 —, mais de 130 milhões de brasileiros já estão conectados às mídias sociais. Para atrair tantos usuários e mantê-los engajados, muitas novidades estão sendo implementadas, dentre elas o IGTV: o novo recurso do Instagram.

Os números apresentam um cenário muito promissor e são um indicador de que cada vez mais empresas e consumidores estarão na internet. Aproveitar esse campo fértil e se diferenciar é praticamente uma obrigação para as marcas e, para isso, estar atento às novas ferramentas de comunicação é uma excelente estratégia.

Neste artigo apresentaremos o IGTV e suas principais funcionalidades. Continue com a leitura e descubra como incorporá-lo à sua estratégia digital!

Afinal, o que é o IGTV?

O Instagram já é uma plataforma conhecida, mas você já ouviu falar no IGTV? A ferramenta foi lançada recentemente e permite que os usuários enviem vídeos de até uma hora para seus seguidores.

A ideia é que o IGTV seja um espaço semelhante ao YouTube, sendo mais uma opção aos criadores de conteúdo e às empresas que buscam engajar e estreitar a relação com o seu público na internet.

Como funciona a nova ferramenta do Instagram?

O IGTV pode ser baixado gratuitamente para dispositivos Android e IOS. Além disso, é possível acessar o recurso dentro do próprio aplicativo do Instagram — basta clicar no ícone da televisão do canto direito superior.

A conta utilizada é a mesma do Instagram e, por isso, é possível visualizar os vídeos das pessoas que você já segue e, sempre que um vídeo novo é publicado, aparece no ícone da TV.

Destaca-se que as contas menores poderão ter vídeos de no máximo até 10 minutos na plataforma e as contas verificadas podem subir vídeos de até 1 hora de duração. Os vídeos verticais prometem engajar os usuários que já produzem conteúdo nessa rede social e desejam interagir com a sua audiência.

Qual o objetivo do IGTV?

A pretensão do Instagram é se tornar uma televisão mobile, já que, assim como na TV, os vídeos são reproduzidos automaticamente quando o usuário entra.

Certamente, esse é apenas o primeiro passo da plataforma e, aos poucos, a receptividade dos usuários aumentará. Além disso, ainda não existem formas de monetização, o que deve mudar ao longo do tempo.

Sua empresa deve apostar nesse recurso?

Novas ferramentas surgem a todo o momento e mais importante do que entender esses recursos, é saber por qual motivo eles devem ser aplicados nas suas ações de marketing digital.

É fundamental entender esse contexto, pois a persona deve ser sempre o centro de qualquer estratégia. Portanto, conhecer as funcionalidades e formas diferentes de produzir conteúdo é muito interessante. Mas será que o seu negócio pode (e deve) aproveitar esse recurso?

Além de verificar se o seu público utiliza o Instagram com frequência, é necessário analisar outros aspectos antes de apostar no IGTV. Em primeiro lugar, a empresa deve manter o comprometimento com a mídia. Ou seja, é preciso definir se o negócio tem disponibilidade para criar vídeos semanais ou a cada 15 dias, por exemplo.

A periodicidade das publicações é indispensável, pois deixar o público sem conteúdo prejudica sua imagem na rede e leva a perda de seguidores. Por isso, caso sua persona seja assídua nessa rede social e deseje acompanhar o negócio no IGTV, é necessário ter um comprometimento com a frequência. 

Além disso, planejar os temas que serão abordados aumenta o engajamento.Muitas pessoas pensam que o perfil interativo de uma rede social e dos stories, que são vídeos mais curtos, dispensa um bom planejamento e roteiro, o que é um grande erro.

Ter um plano e um roteiro bem alinhados evita a falta de conexão com o público. Afinal de contas, é muito mais fácil cometer erros ao falar de improviso. Com isso, a marca não consegue transmitir uma mensagem relevante ao seus seguidores.

Como utilizar essa ferramenta a favor do seu negócio?

Depois de conhecer melhor o IGTV, reunimos algumas boas práticas que ajudarão o seu negócio a alcançar bons resultados com a nova plataforma de vídeos do Instagram. Acompanhe!

Escolha o conteúdo certo

Sem dúvidas, o conteúdo mais apropriado é aquele que consegue ser útil para a persona, no momento que ela precisa. Pensando nisso, apostar nos vídeos com dicas rápidas sobre determinados assuntos do seu mercado é muito interessante. Afinal, antes de vender é preciso gerar valor para as pessoas.

As entrevistas no estilo “bate e volta” também podem interessar bastante a audiência. O co-marketing é sempre muito bem-visto, por isso é interessante convidar um parceiro e gravar uma breve conversa.

Outra forma de conteúdo é a divulgação dos bastidores do negócio, ou seja, como o produto ou serviço é feito, o dia a dia do empresário, eventos que participa, entre outras atividades que tenham relação com o DNA da empresa.

Os tutoriais mais curtos sobre produtos e serviços também são assuntos muito pertinentes para gravar no IGTV. Além de ajudar o negócio a educar o cliente sobre as soluções oferecidas, contribui para a nutrição de leads e para a superação de bloqueios que possam existir em relação ao negócio.

Aplique a estratégia transmídia

Apesar de o Instagram ser uma excelente ferramenta para se relacionar com o público e conquistar mais clientes, é preciso conduzir a audiência para os outros canais em que a marca também atua.

Por isso, é recomendado que nos vídeos do IGTV as pessoas sejam convidadas para assinar o canal do Youtube ou acessar o Facebook, por exemplo.

Tenha uma estrutura básica para gravar no IGTV

Como os vídeos devem ser gravados em formato vertical, ter um suporte ou tripé para segurar o celular mantém a qualidade da gravação. Além disso, uma boa iluminação e um cenário relacionado ao tema do negócio também fazem a diferença.

Contudo, o mais importante é que o conteúdo seja visto pelo público como algo relevante, capaz de modificar o seu modo de pensar e agir.

Lembre-se de que contar com equipamentos de última geração não é suficiente, quando não se investe em conteúdo. Nesses casos, os riscos de ser ignorado é grande. Portanto, não se esqueça que o mais importante é o que as pessoas querem saber.

Estimule o engajamento

Uma dica muito pertinente é utilizar os stories para potencializar os acessos aos vídeos do IGTV e, consequentemente, aumentar o engajamento. Um exemplo disso é criar chamadas para o novo vídeo e divulgar o link dele nas histórias.

Além disso, você poderá utilizar o recurso de perguntas, grandes aliadas para gerar interação com a audiência. Por meio delas, é possível ter acesso às maiores dúvidas dos seguidores e se preparar para respondê-las por meio de um vídeo.

Finalizando este post, podemos concluir que o IGTV é mais uma excelente opção para as empresas que possuem uma atuação marcante nas redes sociais e buscam se manter em conexão com o seu público. Apostar nesse novo recurso é, sem dúvidas, uma excelente estratégia de marketing. Por isso, não fique para trás! Comece a utilizá-lo!

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