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Afinal, o que é Facebook Business?

19 de março de 2019 Categorias (1) Tags (1)

Facebook Business Manager — ferramenta da maior rede social do mundo — foi criada para ajudar você a administrar a presença do seu negócio na internet. O recurso permite gerenciar contas, páginas e todas as pessoas que trabalham em um negócio de um único dashboard e é uma vitrine única para a utilização de recursos como o Facebook Ads.

Além disso, ela funciona como um local para analisar as estatísticas de uma empresa e verificar o desempenho de suas ações online. Se você ainda não utiliza o Facebook Business Manager e tem postergado a sua utilização, verá quais são os benefícios que podem ser obtidos ao utilizá-lo e como começar a fazer isso agora mesmo.

Como utilizar o Facebook Business Manager?

Para utilizar o Facebook Business Manager é necessário criar, antes de tudo, uma conta na plataforma. Confira, a seguir, o passo a passo para ajudar você nessa primeira etapa.

1. Crie uma conta no Facebook Business Manager

Independentemente se você já possui uma página de negócios no Facebook ou não, a primeira ação que deve ser feita é se cadastrar no Facebook Business Manager. Para fazer isso basta acessar o site da plataforma e clicar no botão para criar uma conta adicionando, em seguida, o nome do negócio e do administrador responsável pela página, bem como o seu e-mail.

Esses passos levarão você à interface de negócios do Facebook e permitirão que seja possível administrar várias páginas de um só lugar, além de adicionar e editar os colaboradores das páginas em questão.

2. Adicione suas páginas ao Facebook Business Manager

O segundo passo para quem já criou uma conta no Facebook Business Manager é adicionar todas as páginas que administra na plataforma. Caso a única página anexada ao seu perfil de negócios seja a mesma que foi submetida durante o cadastro, será necessário linkar apenas essa página ao Business Manager.

Contudo, se o responsável for administrador de outras páginas — ou desejar acesso a elas — será preciso listar seus nomes. Ou seja, há três opções na interface: adicionar uma página que você administra, adicionar uma página administrada por terceiros e criar uma página nova. Sendo assim, escolha a que mais se adéqua a sua necessidade atual.

3. Conecte sua conta do Facebook ads

Para utilizar todos os recursos do Facebook Business também será necessário conectar a sua conta do Facebook Ads. Para conseguir isso, basta ir em “Adicionar uma conta do Facebook Ads” e inserir a sua ID única no campo que aparecerá.

Essa identificação pode ser encontrada no Ads Manager em seu perfil de pessoa física no Facebook. Caso você ainda não tenha uma conta no Facebook Ads basta criá-la clicando no botão “Criar conta”.

4. Adicione colaboradores ao Facebook Business Manager

Há outras pessoas que interagem e administram a sua página na rede social? Então, dê a elas acesso ao Facebook Business Manager adicionando-as à plataforma. Para fazer isso basta clicar no ícone de engrenagem relacionado a uma página e na aba de “Pessoas e Recursos”. Em seguida você precisará clicar novamente em “Pessoas” e no botão “Adicionar”.

Um pop-up se abrirá e nele você terá a opção de listar usuários por endereço de e-mail. Basta selecionar o papel que aquela pessoa terá na página — administrador, moderador, analista, editor e anunciante.

Esses tipos de acesso se diferenciam pelas capacidades dadas a cada membro da plataforma. Um anunciante pode criar anúncios, enquanto um moderador pode apenas responder mensagens e apagar comentários.

Quais os benefícios do Facebook Business?

O grande benefício de se utilizar a ferramenta é obter facilidades na administração de uma página nessa rede social. Com Facebook Business será possível visualizar todos os dados de uma página de um único dashboard e fazer modificações, agendar posts e verificar estatísticas sem precisar navegar pela interface tradicional do Facebook.

Como o Business Manager foi desenvolvido exclusivamente para empresas ele torna o acesso a uma série de funcionalidades de negócios muito mais simples.

Você conseguirá, por exemplo, fazer a administração de acessos da sua página com mais rapidez. Isso significa que, quando um colaborador deixar de fazer parte da equipe, remover o acesso à página exigirá menos cliques do que utilizando o dashboard do Facebook.

Do mesmo modo, adicionar membros a equipe e dispor de recursos, autorizar pagamentos a anúncios e analisar a performance dos posts de uma página se tornam atividades mais simples. Exportar os dados de uma ou mais páginas do Facebook também, e você pode dispor deles facilmente em um software de Business Intelligence ou mesmo nas planilhas que utiliza para administrar a presença online do negócio.

Que ferramentas posso encontrar no Facebook Business Manager?

Curioso com relação às ferramentas que encontrará no Facebook Business Manager? Listamos aqui algumas delas e suas funcionalidades.

1. Conectar parceiros de negócios

Tem uma agência que administra a presença online da sua marca e quer dar a ela acesso à página para fazer modificações e promoções? O Facebook Business Manager tem uma aba só para isso. Basta clicar no ícone de engrenagem, “Pessoas e Recursos” e em seguida na opção “Parceiros”.

O Facebook disponibilizará um link que pode ser enviado para a agência a fim de conectá-la à página em questão — e tudo isso pode ser feito em poucos segundos.

2. Associe uma conta do Instagram

O Facebook Business ajuda a unificar a sua presença online e permite que sejam linkadas várias contas de Instagram que você administra a suas respectivas páginas.

Utilizando apenas o nome de usuário e a senha será possível conectar um perfil do Instagram a uma página de Facebook e fazer postagens integradas a ambas as redes sociais. Um dos recursos disponíveis para quem conecta as páginas é de importar os Stories publicados de um para o outro.

3. Utilize o Facebook Pixels

O Facebook Pixels é um pedaço de código gerado para entender como as suas conversões navegam pela internet e construir audiências mais precisas para a sua marca. Utilizando o dashboard do Facebook Business você conseguirá acesso à aba “Pixels” onde será possível criar modelos diferentes para cada uma de suas páginas e obter perfis mais precisos de seus visitantes.

Lá também é possível acessar um guia de como implementar a utilização do Facebook Pixels e obter o melhor da ferramenta.

4. Crie campanhas com Facebook Business

Outra ferramenta útil no Business Manager é a criação e gerenciamento de campanhas. Ela ajuda você a administrar as ações de múltiplas páginas simultaneamente e permite verificar os orçamentos, as postagens e os dados da conta de um só lugar.

Utilizar o Facebook Business dará a você mais controle sobre as informações empresariais que a sua empresa compartilha na rede social. E também permitirá que as ferramentas de negócios disponibilizadas pelo Facebook para crescer o alcance e a visibilidade de uma página sejam mais bem aproveitadas.

E aí, o que achou dessas dicas para aproveitar ao máximo o Facebook Business? Com elas, melhorar a presença virtual de sua marca será mais fácil e você conseguirá alcançar resultados rapidamente.

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