video-marketing-consumo-de-video-segue-em-alta-e-gera-oportunidades.jpeg

Vídeo marketing: consumo de vídeo segue em alta e gera oportunidades

28 de fevereiro de 2019 Categorias (1) Tags (1)

Vídeo marketing é a estratégia do futuro. Por combinar um dos tipos de mídia mais consumidos na atualidade à mensagem que marcas desejam passar a seus clientes, ele ajuda os negócios a obterem resultados aprimorados.

No artigo de hoje, vamos entender melhor o conceito do marketing de vídeo, os motivos pelos quais ele funciona e como essa tecnologia vem sendo utilizada em campanhas. Além disso, mostraremos quais são as tendências de vídeo marketing para os próximos anos e explicaremos porque essa tecnologia faz tanto sucesso entre as empresas.

Pronto para aprender? Então, vamos lá!

O que é vídeo marketing?

Trata-se da criação de peças audiovisuais exclusivas para a internet. A ideia por trás desses materiais é construir um relacionamento mais intenso e duradouro com o consumidor, aproveitando-se de um dos entretenimentos favoritos dele. O vídeo marketing toma várias formas e pode ser visto em tutoriais, promocionais, streams ao vivo e conteúdos virais.

Criar vídeo marketing, todavia, não é uma tarefa fácil. Para que os materiais produzidos por uma empresa sejam relevantes e cheios de entretenimento, é preciso que conheça muito bem seu público-alvo e entenda o que ele deseja.

Tecnologias como a inteligência de mercado podem ajudar. Afinal, essa metodologia se baseia em investigar os sucessos e fracassos dos concorrentes para entender quais ações de marketing podem ser positivas para os negócios (e em quais diferenciais competitivos é preciso investir).

O vídeo marketing pode ser a solução para que sua marca ganhe espaço online. Isso porque tal conteúdo gera novas oportunidades de fortalecer o SEO das páginas de uma organização e atrai tráfego orgânico.

Por que consumimos mais vídeos hoje?

Entender o sucesso do vídeo marketing exige que investiguemos por que esse tipo de material está em alta. Segundo a Cisco, ainda em 2017, o maior fluxo de tráfego na internet já seria dos vídeos.

Os estudos desenvolvidos pela marca não estavam errados. A estimativa de que 69% da demanda online seria por conteúdo audiovisual deve ser superada nos próximos anos, chegando até 80% do volume de navegação dos usuários.

O motivo pelo qual migramos para os materiais de vídeo não é nenhum mistério. A popularização da internet em alta velocidade, o aumento das telas em nossos dispositivos móveis e o surgimento de plataformas como o YouTube, além da implantação de suporte para vídeo no Instagram, foram os grandes influenciadores desse comportamento.

Falando em influenciadores, temos de lembrar que esses personagens são parte estratégica do marketing das empresas hoje. Os digital influencers geram reconhecimento e autoridade para as marcas que endossam os maiores deles escolhem fazer postagens em plataformas de vídeo.

Conteúdo sob demanda

O conteúdo sob demanda é outro fator que nos aproxima do vídeo marketing. As novas gerações abandonaram as TVs, sejam elas abertas ou a cabo, e consomem informação ou entretenimento na internet.

Tanto na Netflix quanto em aplicativos como o Musicaly, os jovens consumidores (uma fatia de público cuja fidelização é de interesse das marcas) são ávidos apreciadores de vídeos online.

Como o audiovisual vem sendo usado em campanhas?

Vamos, então, explorar como os vídeos vêm trazendo resultados à criação de campanhas de alto engajamento na web. Abaixo, podemos verificar algumas estatísticas que indicam isso.

Social

Quer aumentar as curtidas da página de sua empresa e os engajamentos obtidos a cada postagem? O vídeo marketing é a estratégia certa para isso.

Mas é preciso adotar as ferramentas nativas de cada rede social para compartilhar esse tipo de material. No Facebook, vídeos compartilhados utilizando os recursos da plataforma obtêm 10 vezes mais alcance do que os links importados do YouTube.

Quem concentra suas ações no Twitter também percebe grandes retornos. Cerca de 82% dos usuários veem os vídeos postados na plataforma.

Atração

Pequenos e grandes negócios tendem a se beneficiar da utilização de vídeo marketing para atrair a atenção de consumidores. É possível que você já tenha notado, mas hoje é cada vez mais comum a presença de conteúdos audiovisuais em landing pages de campanhas. Por que isso acontece?

Tal modalidade de mídia aumenta o tempo que as pessoas passam nas páginas e, portanto, as chances de que os visitantes se tornem leads também crescem. Esses materiais chamam tanta atenção que os usuários chegam a gastar 88% mais tempo em um site.

Além disso, o nível de confiança obtido ao assistir a um conteúdo audiovisual sobre determinado produto ou serviço é maior. A maioria das pessoas prefere ver vídeos a ler um material extenso.

Conversão

Outra estatística impressionante é a que revela quanto os vídeos podem aumentar as conversões em landing pages. Quando bem utilizados, eles geram 80% mais leads para os negócios e, caso tragam opções de compartilhamento para quem chega até seu site, aumentam também o alcance nas redes sociais.

Por que o vídeo marketing é uma tendência?

2018 é o ano dos vídeos, mas tais conteúdos continuarão em alta por muito tempo. Devido ao impacto que causa nas vendas, já que incentiva o comportamento de compra e é atrativo, pode-se afirmar que o vídeo marketing tornou-se um grande investimento para os negócios.

Entretanto, não é preciso acreditar nessa informação cegamente. Marcas que investem em vídeo marketing são apontadas, por 51% dos profissionais de marketing, como aquelas que obtêm o melhor Retorno sobre Investimento (ROI).

O que esperar do futuro?

O vídeo marketing é o futuro das estratégias de divulgação empresariais, pois está em franco crescimento. Segundo a revista Forbes, a maior publicação sobre finanças dos Estados Unidos, 90% dos usuários tomam decisões sobre quais produtos comprar com o auxílio de vídeos.

Esses conteúdos já representam 35% do tempo que as pessoas passam online, sendo que é muito mais fácil para as organizações obter a atenção dos clientes utilizando vídeos. Portanto, é um ótimo momento para começar a investir na ideia.

O vídeo marketing qualifica os resultados dos negócios, gera leads, aumenta a taxa de retenção das páginas da web e cria oportunidades de engajamento para os usuários. Portanto, apostar nessa estratégia ajudará sua empresa a obter o destaque merecido e a atingir novos públicos.

Gostou de conhecer as tendências do vídeo marketing e como essa tecnologia vem trazendo grandes resultados para as marcas? Assine nossa newsletter agora mesmo e receba outros conteúdos que vão ajudá-lo a alavancar os resultados das ações online!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestShare on TumblrShare on StumbleUponDigg thisFlattr the authorShare on RedditBuffer this pageEmail this to someone
Copyright © 2018 ABRADi-SC
Inbound Marketing:Conteúdo:Imprensa: