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Mudanças no Facebook Ads: 6 coisas que você precisa saber

25 de fevereiro de 2019 Categorias (1) Tags (1)

Recentemente, o Facebook anunciou mudanças em seu algoritmo que deve priorizar ainda mais postagens de amigos e familiares no feed de notícias. Com isso, as publicações das páginas sofrem bastante com a queda no alcance orgânico, tornando cada vez mais desafiador impactar muitas pessoas por meio de um post de forma gratuita. Por essa razão, algumas empresas investem pesado nos anúncios do Facebook Ads.

O fato é que a rede utiliza alguns critérios para avaliar o tipo de post que deve aparecer nas atualizações de cada usuário. Se uma pessoa interage bastante como uma marca, curte os posts, comenta, manda mensagens via inbox, é muito provável que ela veja com mais frequência as postagens desta empresa.

O principal objetivo das constantes alterações segundo o Facebook, é considerar a experiência do usuário em primeiro lugar. Dessa forma, a ideia é que as pessoas tenham em seu feed apenas o que lhe interessa, evitando conteúdos irrelevantes, fazendo com que as empresas se adaptem a essa nova realidade. A seguir, apresentamos algumas maneiras para melhorar o seu alcance orgânico imediatamente!

1. Invista em conteúdo de qualidade

Se por um lado a atualização no algoritmo prejudica muito a abrangência das postagens de algumas marcas, por outro, ela eleva o nível de qualidade na rede. Afinal de contas, para captar o interesse do seu público será cada vez mais necessário criar um conteúdo de valor. E isso será possível somente se a empresa conhecer profundamente a sua persona.

É importante ressaltar que as pessoas não estão na rede social com o propósito de comprar, isso é uma consequência, e não o objetivo. Sendo assim, é preciso ter cuidado ao publicar conteúdos, pois eles precisam ser mais educativos do que aqueles que chamamos de “fundo de funil”, com o foco direto na geração de vendas.

A ideia é que mesmo que o segmento de atuação não seja relacionado à diversão, os posts devem ser construídos também com o viés de entretenimento. Lembre-se de que os posts da empresa estão concorrendo com as publicações dos familiares e amigos, e por esse motivo, as publicações precisam ser atraentes e úteis, ou seja, elas devem ajudar o consumidor de alguma maneira.

2. Saiba o melhor horário para postar

De fato não existe um momento perfeito ao longo do dia para postar conteúdo, no entanto, há alguns horários com maior audiência. As informações sobre os horários com maior acesso durante a semana que o próprio Facebook disponibiliza na guia “Publicações”, podem ser muito proveitosas. Portanto, agendar as postagens para os dias com maior número de pessoas, também é uma estratégia para elevar a visualização dos posts de forma orgânica.

Diante dessa informação é essencial que a marca defina uma periodicidade de postagens. A frequência das publicações também é um fator considerado pelo Facebook no momento de decidir qual post será exibido em nosso feed. Portanto, é importante identificar os melhores horários e criar um compromisso de atualização para melhorar o alcance da página.

Contudo, é fundamental reforçar que mesmo que o post seja publicado no momento em que existe um número expressivo de pessoas, se não tiver um contexto, uma conexão com a persona, de nada vai adiantar. Portanto, o foco inicial deve ser descobrir as principais dificuldades do público para criar postagens relevantes.

3. Estimule o engajamento

Alguns formatos de conteúdo estimulam mais a interação, como é o caso das transmissões ao vivo. As lives são excelentes oportunidades para aumentar o engajamento com o público. Outra tática interessante é inserir perguntas nas publicações.

É importante que as publicações incentivem a participação das pessoas por meio das reações, compartilhamento ou comentários. Quanto maior o envolvimento das pessoas com a página, maiores serão as chances de aumentar a visibilidade das postagens da marca.

4. Diversifique o investimento em outras redes

Apesar de o Facebook ser um excelente canal para criar um relacionamento com o público e até gerar negócios, ele não é o único. Muitas empresas cometem o equívoco de investir apenas em uma rede e se tornar refém dela. Para evitar que isso aconteça é indispensável investir em outros canais e diversificar a estratégia de marketing digital.

Além disso, as pessoas que estão no Facebook não pertencem ao negócio e sim à rede. Por isso é de suma importância direcionar o público para os canais próprios da empresa como o site e o blog. Outra prática interessante para não transformar a marca dependente de uma rede é coletar os e-mails dos potenciais clientes e clientes. Assim, é possível criar um relacionamento duradouro por meio das práticas de e-mail marketing.

5. Aposte no Facebook Ads

Com o alcance orgânico cada vez mais limitado é preciso investir em anúncios para ganhar notoriedade no Facebook. No entanto, é importante ter cuidado, pois existem algumas práticas para obter sucesso com a publicidade da rede. O primeiro passo básico é entender que quanto menos o anúncio parecer uma publicidade, melhor.

Isto é, se a propaganda se misturar com os posts dos familiares e amigos de forma que a pessoa não perceba inicialmente que se trata de um anúncio, a possibilidade de as pessoas prestarem atenção é muito maior. O nosso cérebro já está acostumado com certos padrões de fotos e textos na publicidade e passa a ignorar vários anúncios. Por essa razão, mais do mesmo não fará a diferença é preciso ir além e criar mensagens mais criativas.

Desta forma, evitar o banco de imagens é uma boa alternativa, assim como construir um texto persuasivo e, sobretudo, que contenha uma chamada para ação. Se o objetivo é aumentar a visibilidade da página, você pode impulsionar alguns posts estratégicos, por exemplo.

6. Avalie os resultados constantemente

Se existe uma prática considerada indispensável esta é a mensuração dos resultados. De fato, avaliar constantemente o desempenho das ações no Facebook é essencial para obter sucesso no canal.

A vantagem do ambiente online é que é possível fazer qualquer alteração mesmo que uma campanha ainda esteja em andamento. Em consequência, a empresa otimiza tempo e potencializa os resultados aumentando consideravelmente o retorno sobre o investimento.

Com as mudanças no algoritmo do Facebook teremos mais qualidade do que quantidade na rede. Por isso, aproveite a oportunidade para criar conteúdos ainda mais coerentes com a realidade do público. Afinal de contas, sabemos que um conteúdo de qualidade é aquele entregue à pessoa certa e no momento que ela precisa.

Agora que você já descobriu algumas das principais mudanças no Facebook Ads, que tal praticar? Para te ajudar, produzimos conteúdo sobre as maiores  tendências do mercado digital! Assine a nossa newsletter e receba as nossas atualizações!

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