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7 dicas de SEO para conquistar a primeira página do Google

25 de fevereiro de 2019 Categorias (1) Tags (1)

Sabemos que estar nas primeiras páginas do Google é um dos maiores objetivos das empresas que investem em Marketing Digital. Diariamente, milhões de pessoas pesquisam por produtos e serviços e, com certeza, os potenciais compradores do seu negócio estão lá. 

Contudo, é preciso ter estratégia para conquistar as primeiras posições do mecanismo. É por esse motivo que apresentaremos neste artigo algumas dicas de SEO para começar a aplicar imediatamente!

É importante ressaltar que algumas marcas investem pesado em práticas de black hat, ou seja, são pessoas que trapaceiam os mecanismos para privilegiar as páginas de interesse nos primeiros resultados. O Google está sempre atento a esse tipo de prática e, caso ela seja descoberta, o site pode ser banido por tempo indeterminado.

O método white hat, no entanto, é composto de ferramentas corretas que podem ser utilizadas para que um site alcance mais visibilidade no mecanismo de busca. As táticas de SEO são um conjunto de ações permitidas pelo Google que conferem resultados em longo prazo. A seguir, vamos compartilhar as principais técnicas que podem ajudar a conquistar a primeira página do Google.

1. Identificar a palavra-chave ideal

Nem sempre a palavra-chave perfeita para o seu negócio é aquela que tem maior volume de buscas. Um dos maiores equívocos cometidos pelas empresas é considerar a quantidade como um fator determinante e, assim, escolher termos muito genéricos.

O fato é que quanto mais específica a palavra for, mais relação com o seu nicho de atuação ela terá, fazendo com que as chances de o site aparecer quando um consumidor buscar por esse termo sejam muito maiores. Ao contrário das expressões superficiais que têm ampla concorrência e, consequentemente, disputam mais os espaços.

Além disso, conhecer os problemas que a persona enfrenta e quais soluções ela busca para resolvê-los é fundamental. Assim, é possível escolher termos que realmente têm chances de ranqueamento no Google.

Outra dica valiosa é utilizar o apoio da ferramenta Ubersuggest para encontrar mais variações da palavra-chave e produzir conteúdo a partir disso. Contudo, lembre-se que é importante que os textos do blog, por exemplo, contenham apenas uma palavra foco. Afinal, é muito mais fácil que um conteúdo seja exibido se estiver ligado a um termo específico do que à várias keywords.

2. Adotar URLs amigáveis

O endereço da página também é um fator considerado como importante pelo Google nas práticas de SEO. Por isso, a URL precisa ser objetiva e curta, ou seja, sem caracteres desnecessários e, se possível, conter a palavra-chave como foco. Como não é recomendado alterar esse endereço e, caso isso aconteça, toda autoridade conquistada será perdida — é preciso levar esse passo a sério.

3. Investir em um site responsivo

Segundo as estatísticas divulgadas pelo Digital in 2018, 52% do tráfego da internet é proveniente dos smartphones. A tendência é cada vez mais pessoas estejam conectadas por meio dos dispositivos móveis e o Google sabe disso. O mecanismo também prioriza sites responsivos, pois eles garantem que a experiência do usuário seja a melhor possível, mesmo que o acesso aconteça de um celular.

Sendo assim, sites que têm uma velocidade de carregamento ágil em dispositivos móveis e que são facilmente adaptados a qualquer tipo de tela levam vantagem na otimização.

4. Produza conteúdo com frequência

Outro aspecto fundamental para a otimização de um site é a produção de conteúdo de qualidade com regularidade. Essa atualização vai fazer com que os visitantes tenham motivos para voltar diariamente e aumentar a confiabilidade da página.

Por essa razão, definir uma periodicidade confortável para o negócio é o mais indicado. Se a proposta é produzir um artigo de 1000 palavras por semana, é importante se comprometer com essa frequência.

Além disso, a introdução do texto precisa ser atraente o suficiente para prender a atenção do leitor. Caso contrário, ele poderá abandonar o site em instantes e isso interfere negativamente na otimização da página.

5. Crie títulos criativos

Sem dúvidas, chamadas envolventes vão capturar o clique das pessoas em poucos segundos. É o título e a descrição que aparecem quando alguém digita uma palavra-chave que determinam se o usuário vai ou não entrar no site. Portanto, é de suma importância investir tempo para deixar claro quais são os benefícios que o visitante terá ao acessar a página.

6. Escaneabilidade do texto

A forma como um texto é distribuído na página influencia diretamente no tempo de permanência de um usuário dentro do site. E isso também conta para o Google, ou seja, se o mecanismo percebe que as pessoas ficam bastante tempo lendo um conteúdo, ele entende que o domínio realmente oferece o que os visitantes procuravam. Assim, o mecanismo começa a privilegiar o seu domínio para determinadas buscas em detrimento de outros.

Com a falta de tempo dos dias atuais, as pessoas geralmente buscam algumas partes do texto para saber logo do que ele se trata. Por isso, é necessário que a leitura destaque os pontos que são o foco da estratégia de modo a manter o leitor no domínio. Uma forma de fazer isso é dividir o texto em intertítulos, escrever parágrafos menores, utilizar negrito e itálico.

Outra técnica eficiente para tornar o texto mais fluido é a estratégia da pirâmide invertida. Ou seja, logo no início do artigo ou de cada parágrafo são apresentados os conteúdos centrais de cada tópico. Enfim, existem diversas maneiras de deixar o texto mais atraente para garantir que o visitante permaneça muito tempo na sua página.

7. Produza o conteúdo para pessoas

Parece óbvio, mas muitos sites criam conteúdos com foco nos robôs do Google e não na persona. Isso acontece devido a falta de conhecimento sobre o que realmente funciona no SEO On Page. Muitas pessoas imaginam que repetindo incansavelmente uma palavra-chave vão conquistar mais rapidamente as primeiras posições no mecanismo de busca.

Pelo contrário! O Google, inclusive, reconhece essa prática e a não considera como legal. Afinal de contas, o que o mecanismo prioriza é a experiência do usuário e repetir uma palavra ao longo do texto o tempo todo certamente não vai garantir isso.

É importante que o termo seja inserido ao longo do artigo, mas de forma sutil e semântica. As variações da palavra também podem ser utilizadas, pois o Google consegue interpretar sinônimos e o contexto em que o conteúdo está envolvido.

Apesar de as táticas de otimização mencionadas neste artigo serem muito eficazes, elas exigem dedicação e, sobretudo, tempo. Dependendo do segmento, se os termos forem mais competitivos, a conquista do pódio pode demorar mais um pouco.

No entanto, você pode realizar simultaneamente a essas dicas o investimento em anúncios para potencializar a atração de tráfego para o site. Dessa forma você vai obter resultados mais imediatos utilizando o SEO junto da mídia paga.

De fato, as dicas de SEO são muito válidas para posicionar um site nos primeiros resultados do Google! Se você gostou deste artigo, compartilhe nas suas redes sociais!

 

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