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Instagram Analytics: o que é e como mostrar resultados para os clientes?

4 de setembro de 2018 Categorias (1) Tags (1)

Você já ouviu falar em Instagram Analytics? Esse recurso é a principal ferramenta que um profissional de marketing tem para mostrar os resultados de campanhas no Instagram para seus clientes. Mas o seu uso não se limita somente a isso.

Com o Instagram Analytics, você pode otimizar tarefas, acompanhar o desempenho de um perfil ao longo do tempo e traçar estratégias melhores para atingir o seu público. E é exatamente por isso que é muito importante entender como o recurso funciona e quais são os tipos de dados que ele entrega. Saiba mais no post de hoje!

O que é Instagram Analytics?

Milhares de negócios utilizam a rede social Instagram para capturar a atenção dos seus clientes e engajá-los na web. Até há pouco tempo, a plataforma não contava com uma ferramenta para ajudar essas pessoas a entenderem como acontecem as interações com seus conteúdos. Tudo isso mudou com o surgimento do Instagram Analytics.

Criado para ajudar profissionais de marketing nas análises de suas estratégias, ele contou com uma grande contribuição do time do Facebook, que adquiriu o Instagram alguns anos atrás. A ideia por traz do recurso é bastante simples: entregar dados que possam revolucionar o uso da rede social dentro de suas limitações.

Quais são os dados do Instagram Analytics?

Dentro do seu Instagram, caso ele esteja registrado como “perfil comercial”, você verá um ícone que simula um gráfico, no topo página. É ali que residem os dados do Instagram Analytics — um conjunto de informações sobre seus seguidores, capaz de oferecer um panorama sobre o seu perfil.

Você vai notar que existem uma série de informações, mas escolher quais são as mais importantes depende exclusivamente da sua estratégia digital. Isso porque certas estatísticas só são relevantes dentro de um contexto específico.

As métricas de localização, por exemplo, indicam de que lugar do mundo se originam os seus seguidores. Porém, caso você administre o perfil de um negócio local, lutar para diversificar essa área do seu Instagram pode ser um esforço em vão.

Afinal, seus cupcakes são vendidos apenas dentro do Brasil e, mais especificamente, na sua cidade. Portanto, esse dado pode ser ignorado.

Por outro lado, há algumas medidas que são válidas tanto para perfis que estão na rede social há muito tempo quanto para aqueles mais recentes. O gráfico que indica o seu número de seguidores é um exemplo. O ideal é que ele esteja sempre em crescimento, aumentando o alcance das suas postagens e direcionando-as a mais consumidores em potencial.

No Instagram Analytics você vai encontrar informações como:

  • número de followers;
  • cliques no seu website;
  • visitas ao perfil;
  • idade e gênero dos seus seguidores etc

 Faça uma lista das que são mais relevantes para o seu negócio e atenha-se a elas.

Que métricas acompanhar?

De maneira geral, você deve acompanhar os gráficos que indicam o número de seguidores e o gráfico que descreve como é composto o seu público. Essas informações ajudarão você a construir uma visão clara de quem acessa o seu Instagram (e a criar uma ideia do motivo pelo qual essas pessoas fazem isso).

Fazer o monitoramento do número de impressões, do alcance e de quantas vezes uma imagem do seu perfil foi salva também pode ser uma boa ideia. Assim, você conseguirá entender se o seu perfil atinge bem os seus seguidores e traçar estratégias para que o faça de maneira ainda melhor.

Outra métrica extremamente relevante é o engajamento. Ela indica quantas pessoas interagiram com o seu conteúdo de forma ativa ou passiva, além de mostrar o estilo de postagem que mais agrada o seu público.

Como mencionamos anteriormente, as métricas que você deve acompanhar variam de acordo com o perfil do seu negócio.

E aí, gostou de conhecer o Instagram Analytics? Assine a nossa newsletter e continue aprendendo conosco!

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