por-que-aliar-tecnologia-e-marketing.jpeg

Por que aliar tecnologia e marketing?

14 de agosto de 2018 Categorias (1) Tags (1)

Muitos dos aspectos da nossa vida foram influenciados pelas tendências e inovações recentes no campo tecnológico, mas poucos deles foram tão impactados como o marketing. Da automação à mensuração mais precisa de resultados, todas as tecnologias que foram integradas a esse setor nos oferecem uma nova perspectiva sobre como conquistar e fidelizar clientes.

Neste post, você vai entender exatamente como as interações entre tecnologia e marketing tornam a disciplina menos complexa e auxiliam na conquista de uma performance melhor em uma série de vantagens e casos de uso.

O papel da tecnologia no marketing das empresas

Antes de falar das vantagens que tecnologia e marketing podem trazer para os negócios, precisamos explicar a relevância dela para o campo. Geralmente, associamos a tecnologia a avanços palpáveis e tem sido assim desde a primeira Revolução Industrial. Quando a possibilidade de produzir bens em tempo recorde surgiu, logo as empresas perceberam que investir naquilo seria uma boa ideia e traria benefícios em longo prazo.

Hoje, vivemos a Quarta Revolução Industrial e a nossa filosofia com relação à inovação mudou bastante. Ao falarmos de tecnologia, nos referimos a centenas de recursos que são empregados com propósitos específicos e podemos dizer que ela é utilizada de maneiras diferentes por pessoas diferentes. Isso revela nossos objetivos e aquilo que consideramos relevante.

Dentro do marketing, a tecnologia serve ao propósito de atender melhor o cliente, gerando experiências significativas e antecipando suas necessidades. A tecnologia a que nos referimos aqui não é uma ferramenta específica ou um tipo de robô que executa tarefas. E sim um termo que abrange tudo o que pode encurtar caminho entre um problema e uma solução.

Com isso em mente, será mais fácil entender a dinâmica entre tecnologia e marketing. E mais: como ela pode ser fundamental na fase de aquisição de clientes e também na manutenção de um relacionamento longo e lucrativo para ambas as partes.

As vantagens de aliar tecnologia e marketing

Agora que você já entende que a tecnologia pode fazer parte de múltiplos processos dentro do marketing e se adéqua às diversas necessidades que um negócio apresenta, chegou a hora de conhecer seus principais benefícios para a área. Acompanhe:

Conhecimento amplo sobre o mercado

É graças a recursos como Big Data e Business Intelligence, por exemplo, que o marketing consegue obter insights precisos sobre a fatia de consumidores no mercado que podem ter interesse em um determinado produto. Na atualidade, esse conhecimento move os esforços do time de marketing, que pode customizar ofertas e adequar sua mensagem ao que clientes em potencial procuram.

Conforme marcas investem pesado em conteúdo e encontram nessa estratégia a melhor maneira de atrair e nutrir leads, bem como fortalecer o relacionamento com o cliente, mais elas entendem a importância de se ter conhecimento sobre o mercado. E é a tecnologia que dá a elas a chance de aferir dados relevantes sobre o nicho que atendem e gerar ideias de alto valor para comercializar seus produtos.

Muito mais do que um recurso para fazer com que o marketing trabalhe menos, a tecnologia é hoje uma ferramenta que ajuda esse setor a trabalhar melhor. Com acesso a conhecimento preciso sobre as expectativas do consumidor, o profissional de marketing pode responder com destreza as demandas dele.

Alinhamento estratégico do começo ao fim

Cada empresa tem um objetivo de negócios que norteia todas as suas operações, promoções e vendas. Embora ele possa ser considerado um plano de longo prazo, as iniciativas de marketing costumam ser de média e curta duração. Isso porque elas precisam se adaptar constantemente às mudanças que percebemos no mercado e continuar oferecendo valor, sem jamais desviar da estratégia geral do negócio.

Dentro desse objetivo maior, segmentos como o marketing e as vendas costumam trabalhar com metas intermediárias e até estratégias diferenciadas, que servem para ajudar uma empresa a avançar. O marketing sempre trabalhando na criação de leads e o departamento de vendas de olho na conversão.

No entanto, com auxílio da tecnologia fica mais fácil integrar o que todos esses departamentos fazem e a estratégia geral do negócio. O uso de softwares de CRM e plataformas de marketing, como Hubspot, é fundamental para completar essa tarefa. Eles ajudam a dar uma dimensão completa do processo de aquisição e vendas e a alinhar todas as áreas de uma empresa em torno de objetivos comuns.

As conversas entre equipes se tornam mais fáceis, bem como o desenvolvimento de iniciativas que levam em consideração os propósitos da empresa. É a tecnologia que cria pontes para que o marketing possa executar suas ações com excelência.

Métricas que ajudam na obtenção de resultados

Por último, outro grande benefício do uso da tecnologia no marketing é a possibilidade de mensurar de forma eficaz os seus resultados. Afinal de contas, nenhuma equipe consegue trabalhar e trazer retornos para a empresa se não é capaz de comparar a performance de cada uma de suas ações.

Antes, medir o resultado de campanhas era um desafio que exigia investir tempo e esforço na criação de planilhas e métodos de acompanhamento adequados para cada situação. Agora, a rotina pode ser otimizada com serviços de análise e medição — como o Google Analytics e os painéis dedicados à mesma tarefa e integrados a plataformas sociais como o Facebook, o Instagram e o Twitter.

Além do mais, essas ferramentas oferecem dados concisos sobre o resultado de cada uma de suas estratégias de divulgação. Tais informações, quando bem utilizadas, são um dos motores para a melhoria da performance no marketing de qualquer negócio.

Explorar o potencial da tecnologia nessa área é imprescindível se você deseja obter melhores resultados no atual panorama de negócios. Para continuar crescendo, fique de olho nas inovações e tendências que possam otimizar a gestão de marketing, bem como simplificar a vida dos seus profissionais. Invista nisso, pois como vimos, aliar tecnologia e marketing trará benefícios incríveis para a sua marca.

E aí, curtiu entender melhor a relação entre tecnologia e marketing? Então certamente também vai gostar de outro post que separamos para você: Como aliar o marketing de relacionamento à minha estratégia digital. Boa leitura!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestShare on TumblrShare on StumbleUponDigg thisFlattr the authorShare on RedditBuffer this pageEmail this to someone
Copyright © 2018 ABRADi-SC
Inbound Marketing:Conteúdo:Imprensa: