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Inbound marketing: entenda quando usá-lo na sua estratégia

28 de agosto de 2018 Categorias (1) Tags (1)

O marketing tradicional reinou soberano por muito tempo nas campanhas utilizadas pelas empresas. Porém, com o advento da era tecnológica, investir no Inbound Marketing é a tendência do momento. Mas, afinal, você sabe o que é isso?

Desenvolver uma estratégia de Inbound Marketing é gerar um tráfego que visa aumentar a audiência e fazer com que o público se interesse pelo seu negócio. Dentre os seus principais benefícios, estão a diminuição de custos, o encurtamento do ciclo de vendas e a mensuração eficiente dos resultados.

Você deve saber que a experiência do usuário precisa ser a melhor possível, pois isso pode maximizar os resultados da empresa. Então, para explicar um pouco mais do assunto, preparamos este post com os principais fatores que você precisa definir ao usar o Inbound na sua estratégia. Confira!

O objetivo da estratégia de Inbound Marketing

Antes de qualquer empreitada na área de Inbound Marketing, sua empresa precisa pesquisar se faz sentido usar esse tipo de estratégia. Afinal, embora o Inbound tenha inúmeras vantagens, vale a pena conferir se isso será eficiente para o nicho que atua, até para que a empresa não se perca em um oceano vermelho de competitividade.

Nem tudo que é bom para alguns o será para todos. Assim, analise o perfil da organização e veja se é necessário implantar essa mudança no planejamento. Verifique com exatidão os erros que podem destruir a sua estratégia e o que é possível ser feito com relação a isso.

Contanto que o foco não seja se deslumbrar com as métricas de vaidade, estabelecer alguns parâmetros ao decorrer do percurso é ótimo para acompanhar e mensurar o que deve ser feito. Se a intenção é construir uma autoridade de marca, por exemplo, as ações devem ser pontuais em torno desse objetivo.

A situação financeira da empresa

Você há de concordar que o gasto empregado com campanhas em miolos de revista, no horário nobre das TVs abertas e demais métodos de Outbound Marketing demanda um investimento pesado, não é verdade? Nem todas as organizações dispõem de um poder aquisitivo que dê a possibilidade de criar anúncios dessa forma.

É por isso que o Inbound Marketing acaba chamando a atenção das empresas em torno das suas possibilidades que ele traz sem, necessariamente, se precisar gastar tanto por isso. Até se você optar por links patrocinados, como campanhas de AdWords, o investimento será bem mais em conta do que outras técnicas do Outbound.

Análise da persona

Um dos maiores entraves de qualquer empresa, e que pode determinar o futuro dela no mercado, é a escolha do público-alvo a se atingir. Você já deve saber que muitos gestores não reconhecem ao certo qual é o núcleo da estratégia de suas empresas, e acabam criando produtos ou serviços para as pessoas erradas.

Nesse sentido, a criação de personas do seu cliente agrega para qualquer plano de Inbound que seja definido, pois é uma especificação do que seria o chamado “público ideal” de uma empresa.

Tendo esse processo bem desenhado, é possível desmembrar quais serão os conteúdos usados do topo até o fundo do funil de vendas.

A mensagem passada pela marca

A maneira com que as empresas desenvolvem uma interação com visitantes, leads e clientes também influencia, e muito, no respeito adquirido pela marca em si. Isso contribui para fatores como a força do capital intangível da organização, fortalecimento e autoridade no nicho em que atua.

Por isso, quem resolve investir em Inbound Marketing precisa ter em mente qual é a imagem que pretende passar para o público, de uma maneira geral.

Deve avaliar a linguagem utilizada, a importância de seus produtos ou serviços, entre outros pontos. Ter uma boa administração das redes sociais, por exemplo, impacta diretamente no negócio.

Fidelização dos clientes

Hoje em dia, com tantas opções de produtos ou serviços que existem por aí, fica até difícil reter aqueles clientes que se interessaram pelas suas soluções de negócio, não é mesmo?

A concorrência tem ficado bem mais acirrada, e com a enxurrada de informações que temos disponíveis, torna-se natural esse vai e vem de clientes. No entanto, a opção de utilizar o Inbound na sua estratégia é algo que colabora para a manutenção de uma base interessante de público que, futuramente, pode divulgar a sua marca.

Se bem estruturado, o planejamento usado no meio digital se torna fundamental na experiência proporcionada durante a jornada de compra.

Como o Inbound Marketing tem como característica ser uma estratégia permissiva — não invasiva, como acontece no modo tradicional — o caminho percorrido pelo cliente é muito mais consciente. Assim, desde que você construa uma necessidade de compra e supra as dores do seu público, isso será peça-chave para fidelizá-los posteriormente.

O conteúdo apresentado

Entenda que, no cenário digital, é necessário gerar conteúdos que sejam relevantes à sua persona e acompanhem cada processo durante o funil de vendas.

Tenha você a pretensão de usar blog posts, vídeos, e-books ou demais métodos, a ideia é fazer com que os visitantes tenham interesse em comprar de você. E essa questão precisa estar bem definida antes de imergir nas águas do marketing de atração.

Por isso, é importante que a sua empresa tenha um calendário editorial organizado, e específico para cada momento. Além disso, jamais se esqueça de que a jornada do cliente não é linear — logo, o conteúdo precisa ser certeiro.

A equipe necessária para trabalhar nisso

O capital humano de uma empresa tem que ser valorizado, pois é um dos recursos-chave em qualquer empreendimento. A equipe que estará por trás das postagens, análises das métricas, design para um site responsivo e outras funções deve estar preparada, compreendendo bem os valores apresentados pela empresa.

As tarefas precisam estar devidamente direcionadas — até para evitar gargalos na estratégia e que as coisas acabem indo por água abaixo por conta de processos mal distribuídos.

Lembre-se: inovação e criatividade só surgem em decorrência de uma equipe qualificada e por um ambiente agradável para se trabalhar.

Enfim, podemos concluir que garantir uma boa presença online para a sua empresa contribui consideravelmente nos negócios, auxiliando nas inúmeras tomadas de decisão realizadas pelos gestores. E, como vimos, o Inbound Marketing é a estratégia certa para isso.

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