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O que é e por que investir em automação de marketing

16 de julho de 2018 Categorias (1) Tags (1)

Investir em automação de marketing está nos seus planos? Ou você ainda não sabe o que esse conceito significa e os benefícios que pode trazer para as organizações? Hoje, vamos apresentar o conceito e os principais motivos de se investir em automação de marketing, a fim de suprir todas as suas dúvidas sobre o assunto. 

Continue a leitura e confira!

O que é automação de marketing?

Quando ouvimos pela primeira vez o termo automação de marketing, a percepção que temos é de que robôs passarão a realizar as tarefas do setor. E, embora essa visão não esteja completamente distante da realidade, ela não faz jus ao que automação de marketing representa para a maioria dos negócios.

Todos os negócios dependem da eficácia de seus departamentos de marketing, e ela só pode ser conquistada se os profissionais do setor estiverem bem integrados com o pessoal de vendas. Em geral, o departamento de vendas nasce antes que o de marketing, por se tratar de uma necessidade inerente da empresa: a de comercializar os produtos que possui.

Todavia, conforme as coisas dão certo, é preciso buscar outros mercados, encontrar formas de fidelizar aqueles clientes que apostaram nas suas soluções e diversificar o próprio portfólio. Nasce daí, então, a necessidade de fundar um departamento de marketing que se encarregue dessas tarefas e produza leads e oportunidades para que o departamento de vendas faça o próprio trabalho.

Como a automação surge

Como acontece com o departamento de vendas, que passa a necessitar de um suporte para entregar grandes resultados (e o encontra no time de marketing), eventualmente, as operações organizacionais tornam-se complexas demais. O bastante para que continuar utilizando softwares simples, como o Excel e o Outlook, não seja bom o suficiente para obter resultados.

Surge, então, a oportunidade para a automação de marketing. O termo diz respeito a pegar aquelas tarefas redundantes na rotina de seus profissionais e colocá-las para funcionar com auxílio de um software específico para isso. São esses softwares os “robôs” que ajudam a multiplicar a eficiência do pessoal e liberar tempo para tarefas criativas.

Eles fazem coisas como mandar e-mails para novos consumidores, lidar com as publicações em redes sociais e atualizar seus seguidores a respeito de novas publicações no seu site.

Para que serve

Em poucas palavras, automação de marketing quer dizer utilizar programas de computador para executar fluxos de trabalho predefinidos. Esses programas servem também para captar dados e aumentar a eficiência da equipe, que pode lidar com tarefas escaláveis sem precisar empregar um grande número de funcionários ou investir mais horas de trabalho nelas.

Investir em automação de marketing é, portanto, uma boa ideia quando os negócios começam a crescer e é necessário garantir maior precisão e eficácia nos processos de comunicação.

O que não é automação de marketing?

O problema da definição supracitada é que ela pode dar a entender que a automação de marketing se reduz à execução de funções repetitivas. Isso significaria que oferecer experiências personalizadas e contemplar as particularidades de seus nichos de clientes seria difícil. Porém, esse não é o caso.

A automação de marketing contempla vários pontos de contato da jornada do cliente e permite customizar e integrar interações diferenciadas para captá-los com mais eficiência. Aqui, queremos frisar que a automação de marketing não é impessoal, o que poderia ser inferido incorretamente pelo uso do termo.

Automação de marketing não é spam e vai ajudar a sua empresa a fazer uma segmentação mais eficiente de seus potenciais consumidores. Ela permite dar toques pessoais a campanhas e utilizar os dados que a empresa tem para maximizar seus resultados.

Por que investir em automação de marketing?

Agora que você já sabe o que é (e o que não é) automação de marketing, podemos citar alguns motivos pelos quais investir nela é uma boa ideia. Confira, abaixo, os principais retornos que uma empresa pode esperar ao investir em automação de marketing:

Redução de custos

É complicado escalar os negócios quando nos vemos contratando mais e mais pessoas para um mesmo departamento. A equação ideal é maximizar as entregas de cada funcionário, utilizando todos os recursos que se tem em mãos  e a automação de marketing faz exatamente isso. Em vez de exigir que você invista em uma grande equipe, ela dá ao seu pequeno ou médio time o material necessário para trazer cada vez mais resultados.

O software de automação de marketing aumenta a produtividade do pessoal e, consequentemente, reduz custos. Depois de implementado, ele exige apenas alterações pontuais e funciona de acordo com gatilhos ou ações específicas por parte do cliente. Sua equipe terá apenas que monitorar e otimizar o sistema, ficando, assim, menos sobrecarregada.

Aumento das receitas

Que tal obter um ROI maior com o auxílio da tecnologia? A automação de marketing torna isso possível. Vendas cruzadas, upgrades, follow ups e um atendimento preciso, pontual e customizado são exatamente o que uma empresa precisa para aumentar o quanto um cliente gasta com ela ao longo dos anos.

Se isso é combinado com leads mais qualificados e sistemas automatizados que dão prioridade àqueles clientes mais propensos a fechar negócio, é muito provável que o time de vendas se saia melhor. Menos custos e mais receitas são, lado a lado, dois dos grandes motivos para se investir em automação de marketing.

Leads mais qualificados

Você tem um problema para gerar e nutrir leads com o seu website atual? Isso é uma das questões que podem ser contornadas com a automação de marketing. Ela dará ao negócio uma posição ativa na captação de clientes e fará com que você tenha mais do que uma simples página de contato e algumas calls to action solicitando interações.

Ficar esperando que um cliente faça o primeiro contato pode resultar em perda de oportunidades. É que, na maioria das vezes, eles só fazem isso quando já decidiram adquirir um produto ou serviço. O que significa que você perde inúmeras oportunidades de guiá-lo pela jornada do cliente, prepará-lo para a compra e customizar a sua solução para gerar um ticket médio maior.

A automação de marketing permitirá que se capte a atenção do consumidor enquanto ele está apenas “dando uma olhadinha”. Proporcionando pontos de contato e criando um relacionamento com o prospect, ela aumenta as chances de que você consiga fechar negócios.

Há outros tantos motivos para se pensar na automação de marketing. Agora que você já entende como ela funciona e conhece os principais deles, talvez seja a hora de começar a avaliar o papel que essas tecnologias exercerão na sua empresa.

Pronto para investir em automação de marketing? Esperamos que esses pontos tenham  ajudado você na decisão. E, se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo com os amigos nas suas redes sociais!

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