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3 estratégias de marketing digital que estarão em alta em 2018!

23 de julho de 2018 Categorias (1) Tags (1)

Quais estratégias de marketing digital conquistarão a atenção de todos em 2018? O mercado está cheio de tendências bem interessantes para quem deseja investir nesse tipo de marketing, e neste texto falaremos sobre 3 delas. Veja o que você precisa saber para começar 2018 com o pé direito! 

1. Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é algo que está presente no cotidiano dos profissionais de marketing há alguns anos, e é exatamente por isso que ela é uma forte tendência para 2018.

As pessoas já se acostumaram a fazer buscas na internet e encontrar as respostas para as suas dúvidas e problemas. Se antes isso só acontecia por intermédio do Google, hoje acontece até mesmo dentro das redes sociais, mas de uma forma diferente.

Quando alguém decide seguir um perfil no Instagram ou página do Facebook que publica vídeos constantemente, essa pessoa está afirmando que quer ver mais daqueles conteúdos com frequência, sem que seja necessário ficar fazendo buscas em uma barra de pesquisa.

Uma forma bem simples de ver que isso está acontecendo é abrir o Facebook e analisar quantos vídeos de tutoriais ou de produtos criativos e inovadores você consegue ver passando pela rolagem do seu feed em 5 minutos.

É claro que os blogs não estão mortos ou obsoletos. O que acontece é que, agora, com novas funções em redes sociais e uma melhor conexão à internet, novos formatos de conteúdo estão se popularizando. Diferentes tipos de vídeo podem ser produzidos de acordo com a necessidade de cada rede social, por exemplo.

A produção de conteúdo, mais do que nunca, deve analisar dados de diferentes plataformas e contar com a ajuda de profissionais de diferentes áreas. Editores de vídeo, designers e analistas de dados são algumas das funções de devem se aliar aos redatores.

2. Mobile Marketing

Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, o Brasil terá, ao final de 2017, um número de smartphones em uso igual ao número de habitantes do país. É claro que isso não indica que cada brasileiro terá o seu próprio smartphone, mas ainda assim é uma estatística que nos mostra o tamanho da popularidade desses aparelhos com acesso à internet.

Como essa é uma tendência mundial, empresas ao redor do globo estão tentando se adaptar para melhor atender os usuários mobile. Sites responsivos ou até mesmo feito exclusivamente para mobile são praticamente uma exigência para qualquer e-commerce, por exemplo.

O geomarketing, que utiliza geolocalização para ajudar no processo de segmentação do público, também está em evidência. Com ele, empresas podem enviar promoções para pessoas que estão perto de suas lojas ou até mesmo descobrir em qual estabelecimento seria mais efetivo fazer uma ação de marketing. Tudo isso graças ao GPS dos smartphones.

Prestar atenção no potencial de marketing dos dispositivos móveis, principalmente dos smartphones, será cada vez mais importante para o crescimento de qualquer empresa.

3. Vídeos ao vivo

Não foi à toa que o Facebook pagou mais de 2 milhões de dólares para influenciadores e 50 milhões de dólares para que celebridades e veículos de comunicação, como a CNN e o New York Times, usassem a função de vídeos ao vivo em sua plataforma. As lives, como são conhecidas pelos usuários, são cada vez mais populares.

Notícias e engajamento em tempo real são duas coisas tão cobiçadas pela audiência que, desde que o serviço de lives ficou disponível para todos no Facebook, as buscas por transmissões ao vivo tiveram um crescimento de mais de 330%.

O Instagram, comprado pelo Facebook há algum tempo, também adotou a função de lives, que há pouco tempo foi atualizada para permitir transmissões ao vivo em grupo. O próprio YouTube também resolveu investir mais no formato, adicionando a opção de envio de doações por meio do chat ao vivo.

Empresas podem fazer uso dessa ferramenta para cobrir eventos importantes, dar grandes anúncios ou engajar com o público por meio de sessões de perguntas e respostas, por exemplo. Fazer transmissões ao vivo ficou mais fácil e, ao mesmo tempo, mais importante.

Essas são 3 grandes estratégias de marketing que você, com certeza, verá em 2018. Quer ficar por dentro de outras tendências importantes do mercado? Basta nos acompanhar no Facebook, Twitter e LinkedIn!

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