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Saiba como criar um podcast e diversifique as formas de conteúdo

10 de abril de 2018 Categorias (1) Tags (1)

Para estar à frente de seus concorrentes e ganhar espaço no mercado é preciso inovar no marketing. Se o seu negócio for de abrangência geográfica ampla, e não apenas voltado para o comércio local, estratégias online são uma boa pedida.

O marketing de conteúdo deve ser explorado ao máximo: a confecção de blogs, posts e e-books é um bom ponto de partida. Porém, você também pode apostar em estratégias mais audaciosas, como a criação de vídeos e podcasts.

Continue a leitura para aprender técnicas sobre como criar um podcast de sucesso!

Por que criar um podcast?

Além da diversificação das formas de fazer marketing digital, o podcast pode atingir uma segmentação de seu público que não tem tempo para ler postagens em blog ou assistir a vídeos.

Por se tratar de um curso, treinamento ou divulgação de conteúdo através de áudio, seu cliente pode ouvir enquanto dirige, faz academia, executa tarefas de casa ou vai ao supermercado.

Na correria em que vivemos, falta tempo para investir em nossa educação. Dessa forma, entregar um conteúdo com acesso mais fácil pode garantir uma posição de destaque em relação aos concorrentes, aumentando o reconhecimento da sua marca.

Como criar um podcast?

A construção de um canal de podcast que seja referência pode ser complexa, mas é possível começar de forma simples e rápida. Veja alguns pontos importantes:

Escolher o tema

Faz muito sentido que seu podcast aborde um tema estritamente ligado à atividade primária de seu negócio. Escolha uma área que seja interessante para o público e crie uma série que trate sobre ela.

Planejar as atividades

Assim como qualquer ação de marketing, é preciso planejar em detalhes as etapas do projeto. Liste assuntos que serão abordados, canais de divulgação, objetivos dos podcasts e resultados esperados.

Ter os equipamentos certos

Não é necessário começar com equipamentos top de linha se não tiver verba para isso. No entanto, a qualidade dos podcasts deve atingir um mínimo aceitável, caso contrário você corre o risco de fazer marketing negativo para seu próprio negócio.

O principal item para a gravação é um microfone de qualidade, o que não significa que ele precisa ser caro. Também é importante gravar em um local com boa acústica, evitando assim problemas com eco, barulhos externos ou distorção do som. Não precisa ser um estúdio, mas é importante atentar para esses pontos.

Use bons programas de gravação e edição

Para gravação do áudio, busque por um software de qualidade e que você tenha facilidade para usar. Alguns programas recomendados são: Audacity, Reaper ou até mesmo Skype, quando for gravar com outras pessoas, em conjunto o MP3 Skype Recorder.

Já para a edição do áudio você também pode usar o Audacity ou ainda programas como MP3Gain, The Levelator e Soundforge Pro.

O mais importante é produzir um conteúdo de qualidade e que seja relevante para o público que seu negócio deseja atingir. Se o podcast for realmente bom, é possível alavancar a divulgação.

Lembre-se de anunciar brevemente sua marca e o site em todos os áudios disponibilizados, além de usar estratégias para conseguir o e-mail de seus ouvintes.

Agora que você já sabe como criar um podcast aprenda a produzir um conteúdo viciante para alavancar ainda mais sua empresa.

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