por-que-voce-deve-saber-o-que-e-a-experiencia-do-usuario-confira.jpeg

Por que você deve saber o que é a experiência do usuário? Confira!

3 de abril de 2018 Categorias (1) Tags (1)

Você provavelmente já passou pela situação de abrir diversos sites para pesquisar sobre um determinado assunto e se apavorar com páginas assustadoras. É possível que você não tenha vasculhado a fundo em cada site, mas com uma rápida olhada pôde perceber que são feios, confusos, com textos enormes que ninguém vai ler ou com problema de navegação.

Esses são alguns exemplos do que não deve ser feito! Para garantir um site ou aplicativo de qualidade, você deve se preocupar com a experiência do usuário.

Entenda quais são os 5 principais pilares que devemos levar em consideração ao criar uma página de qualidade:

Capriche na estética

Há quem diga que uma imagem vale mais do que mil palavras. O seu aplicativo ou site deve ter aparência agradável, que atraia o usuário e faça-o permanecer em sua plataforma.

É claro que somente a estética não resolve todos os seus problemas, mas ela é fundamental para passar confiança de que se trata de uma página de qualidade.

Garanta uma boa usabilidade

De nada adianta um site ou app bonito se ele for muito complicado de utilizar. Quantas vezes nos deparamos com sites em que os links não funcionam, que algumas páginas estão fora do ar ou que você não consegue visualizar pelo celular.

Uma boa usabilidade é fundamental para convencer aquela pessoa que foi inicialmente atraída pela estética a se manter navegando por muito mais tempo. Isso maximiza suas oportunidades de conseguir uma venda ou a interação desejada.

Se preocupe com a arquitetura da informação

Outro problema que incomoda a vida de quem está pesquisando na internet é a falta de arquitetura da informação. Isso é muito comum quando queremos, por exemplo, comprar um item em um e-comerce ou baixar um eBook que nos está sendo ofertado, mas não encontramos onde fazê-lo.

Uma boa diagramação da página, a colocação dos CTAs em posições estratégicas e a disposição dos textos de forma lógica faz com que o usuário tenha uma experiência agradável de navegabilidade.

Cuide do fluxo de interações

Outro problema que muitas vezes nos atrapalha é quando a organização do site é tão confusa que parece que estamos andando em círculos dentro dele. Isso acontece principalmente em portais ou sites com maior conteúdo, mas não é exclusividade dos grandes. Sites menores também podem ser confusos ao terem muitos links para uma mesma página, por exemplo.

Seu site deve ter uma sequência clara de informações, principalmente se o objetivo for conduzir o leitor para um carrinho de compras ou uma landing page de conteúdo.

Melhore a experiência do usuário através do conteúdo

Por fim, mas não menos importante, está a qualidade do conteúdo que você oferece. Não adianta ter um site bonito, fácil de usar, com um fluxo de informações coerentes, se o seu conteúdo não é relevante ou é apenas “mais do mesmo”.

Principalmente nos dias de hoje, em que o marketing de conteúdo está sendo cada vez mais difundido (inclusive para seus concorrentes), é preciso ter informação realmente valiosa. Os usuários estão mais seletos e apenas as melhores empresas se destacam no mercado.

Imagino que você tenha entendido a importância de desenvolver um aplicativo ou site levando em consideração a experiência do usuário.

Se você gostou deste conteúdo e deseja saber um pouco mais sobre estratégias de marketing digital, não perca a chance de assinar a nossa newsletter. Você vai ter a facilidade de receber as nossas atualizações direto em seu e-mail!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestShare on TumblrShare on StumbleUponDigg thisFlattr the authorShare on RedditBuffer this pageEmail this to someone
Copyright © 2018 ABRADi-SC
Inbound Marketing:Conteúdo:Imprensa: