o-que-e-customercentric-e-como-adotalo-no-marketing-digital.jpeg

O que é customer-centric e como adotá-lo no marketing digital?

5 de abril de 2018 Categorias (1) Tags (1)

Como o próprio nome sugere, customer-centric é a filosofia adotada por muitas empresas quanto a ter o pensamento focado nos clientes. Isso não significa fazer tudo o que o cliente pede, mas orientar todas as suas ações de forma a suprir os interesses de seus clientes.

Atualmente, é comum ouvirmos frases como “foco no cliente” ou “o cliente tem sempre razão”, mas existe um abismo entre o que as empresas praticam e o que elas vendem com verdade. Conheça um pouco mais sobre o assunto e aprenda como colocar o seu cliente em primeiro lugar.

O que é e para que serve o customer-centric?

O maior erro de muitos negócios é desenvolver um produto ou serviço conforme o que a própria empresa acha que os consumidores precisam. Fazer isso é contar com a sorte, pois muitos são os casos em que o seu produto não despertará o interesse do mercado.

Isso acontece porque o cliente não foi ouvido desde o princípio. É necessário que sejam feitas pesquisas de mercado no início de cada projeto, para contar com a visão do consumidor no desenvolvimento do produto.

Mesmo no caso de empresas que já estão estabilizadas no mercado, é preciso manter uma audição ativa com os clientes, se comunicar da forma que eles realmente querem ouvir e aprimorar o marketing de relacionamento.

Como você pode perceber, essa forma de comunicação focada no cliente deve ser utilizada também nas estratégias on-line.

Como utilizar o customer-centric no marketing digital?

A melhor forma de fazer isso é criar conteúdos de real interesse para o cliente. Empresas que praticam o marketing digital sabem da importância de publicar periodicamente artigos e diversos conteúdos em seu blog ou mídias sociais.

Mas de nada adianta seguir essa rotina de publicações se você faz isso apenas pensando em ficar bem ranqueado no Google. As empresas devem criar conteúdos com o objetivo de verdadeiramente instruir o leitor (cliente) e de compartilhar um pouco do assunto que dominam com pessoas que estão sedentas por aprender.

Ao fazer isso de forma genuína, as suas matérias atrairão mais interessados e, consequentemente, você terá o retorno desejado (possivelmente em menor tempo).

É possível colocar todos os clientes no centro das ações?

Com certeza, você não conseguirá agradar a todos os seus clientes, até porque cada ser humano é único. Ao desenvolver um negócio, você precisa adotar estratégias que permitam ganhar escala. Entretanto, existem formas de minimizar essa dificuldade ajudando-o a conquistar (e manter) grande parte da sua audiência.

Criação de personas

Você deve criar diferentes personas para os distintos grupos de clientes que tem. Toda ação de marketing gerada, seja ela uma publicação no blog, seja um disparo de e-mail ou compartilhamento de e-book, deve ser voltada para personas específicas.

Canais de comunicação

Facebook, LinkedIn, WhatsApp — existem diversos canais em que você pode se comunicar com o seu cliente e com personas específicas. Além disso, utilizar variados meios de comunicação faz com que você se aproxime do consumidor e conheça mais sobre ele.

Quando a empresa possui mais de um canal de comunicação, é importante que eles sejam geridos pelo mesmo setor, para evitar que o cliente receba diferentes respostas ou níveis de tratamento ao entrar em contato por diferentes canais. Isso é conhecido como omnichannel.

Se você conhece outras dicas valiosas sobre customer-centric, comente aqui no post para compartilhar um pouco do seu conhecimento. Quem sabe, fazendo isso, você já não estará se relacionando com um futuro cliente?

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestShare on TumblrShare on StumbleUponDigg thisFlattr the authorShare on RedditBuffer this pageEmail this to someone
Copyright © 2018 ABRADi-SC
Inbound Marketing:Conteúdo:Imprensa: