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Redes Sociais e SEO: entenda essa relação agora mesmo!

5 de janeiro de 2018 Categorias (1) Tags (1)

Para profissionais que trabalham com marketing e comunicação na internet, uma das ferramentas mais importantes de interação com o público são as redes sociais. Mas será que o empenho em se fazer presente nesses canais também reflete nos resultados do Google e de outros mecanismos de busca? Ou seja, será que redes sociais e SEO estão relacionados?

Neste post, vamos entender se um perfil influente em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn tem alguma conexão com o posicionamento do seu site nos buscadores e se há práticas que podem ajudar nesse sentido. Confira!

Qual é a relação entre redes sociais e SEO?

Sinais sociais

Para o Google, os sinais sociais não representam um fator de posicionamento. Isso significa que o fato de o perfil da sua marca ter muitos seguidores ou muitas curtidas não influencia diretamente na relevância dos resultados de busca.

Acesso à informação

Devido a configurações de privacidade ou restrições das próprias redes sociais, o Google não consegue rastrear todo o conteúdo presente dentro delas. Já que existe essa limitação, é compreensível que o buscador não leve sinais sociais em consideração para o posicionamento.

Volume de dados

Outro motivo razoável pelo qual o Google não utiliza sinais sociais como fator de posicionamento é a grande quantidade de dados publicados diariamente nessas mídias. É inviável para o buscador rastrear tamanho volume.

Como o Google enxerga as redes sociais

Contudo, temos que ter em mente que o Google enxerga os posts das mídias sociais como se fossem qualquer outra página da web — desde que não tenham alguma restrição de privacidade.

Isso quer dizer que links em redes sociais apontando para seu site também servem de referência para aumentar a autoridade da sua marca para o buscador, assim como outros links externos.

Estratégia off-page

As redes sociais acabam por representar mais uma fonte de tráfego para que os usuários cheguem à sua marca e, ainda que indiretamente, podem influenciar no seu posicionamento. Isso faz delas uma parte interessante de uma estratégia off-page de SEO. Vejamos, então, algumas práticas que ajudam nessa perspectiva.

Quais práticas nas redes sociais ajudam no ranqueamento?

Incentive o compartilhamento

Como vimos, o Google entende posts em redes sociais como páginas web individuais. Sendo assim, sempre que divulgar o conteúdo do seu site ou blog, incentive seus seguidores a também compartilharem os links desses materiais nos seus próprios perfis.

Otimize as informações

Mesmo que os fatores sociais não influenciem no ranqueamento, o Google ainda é capaz de listar os perfis sociais da sua marca nos resultados de busca. E como aparecer nessas pesquisas é uma oportunidade de mais pessoas conhecerem sua marca, vale a pena otimizar as informações da sua empresa nas redes.

Por isso, forneça dados completos de contato e localização, dê uma descrição completa do seu negócio e compartilhe sempre conteúdo relevante para o seu público.

Produza e compartilhe conteúdo de qualidade

As redes sociais podem ajudar a aumentar o alcance do seu conteúdo e fazê-lo chegar a pessoas influentes na sua área de atuação, que podem ter um blog ou portal renomado, por exemplo. Se você produzir conteúdo realmente de qualidade, essas pessoas eventualmente podem apontar links para ele, favorecendo a autoridade da sua marca e contribuindo para o SEO.

Publique atualizações com frequência

As redes sociais se baseiam principalmente em relacionamento e em novidade. Por esse motivo, um perfil que não publica com regularidade dá a impressão de estar abandonado e de não se preocupar com os seguidores.

Assim, para evitar perder seguidores e, consequentemente, ter menos compartilhamentos e links externos, mantenha as redes sociais da sua empresa atualizadas. Estabeleça uma frequência com a qual você pode se comprometer e se mantenha fiel a ela e, principalmente, aos seus seguidores.

Viu só como redes sociais e SEO estão conectados? Percebeu como eles podem ser aliados em uma estratégia de sucesso em marketing digital? Então não deixe de curtir a nossa página no Facebook para acompanhar mais dicas como essas!

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