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Testes A/B em landing pages: saiba como revolucionar sua conversão

21 de dezembro de 2017 Categorias (1) Tags (1)

A landing page é uma página para a qual o usuário é direcionado depois de clicar em um anúncio, resultado de busca ou botão de call to action. É uma das formas mais eficientes de transformar visitantes em leads, além de captar informações preciosas.

Ela é criada com menos elementos do que uma página tradicional, a fim de evitar distrações e manter o foco no objetivo, que é a geração de conversões.

Mas, para que as landing pages tenham melhores resultados, é fundamental refinar sua estratégia. Uma maneira de fazer isso é aplicando testes A/B. Eles consistem na divisão do tráfego de uma mesma página em 2 versões distintas, para avaliar qual delas apresenta a melhor taxa de conversão.

Se você deseja saber mais sobre esse método, está no lugar certo! A seguir vamos mostrar 6 dicas de testes A/B em landing page. Confira!

1. Mude os títulos

O título é a primeira impressão do usuário e pode ser o responsável para que ele permaneça na página ou não.

Desse modo, é fundamental testar títulos diferentes para entender qual deles chama mais atenção e  expressa mais valor para sua landing page.

Uma boa dica é avaliar títulos negativos contra positivos, como demonstrado abaixo:

  • Negativo: “Saiba o que você tem feito de errado que está te impedindo de vender mais”

  • Positivo: “Venda 200% mais seguindo essas dicas poderosíssimas”.

2. Altere as cores ou o formato do call to action

O termo call to action (CTA) significa “chamada para ação”. Ou seja: trata-se de frases que levam o usuário a realizar uma ação, como “Clique aqui”, “Compre agora”, “Baixe gratuitamente” etc.

Em landing pages, os CTAs normalmente aparecem em botões, um dos elementos mais importantes para esse tipo de página. Afinal, é nesse botão que o usuário clicará para realizar uma conversão.

Portanto, é essencial realizar testes A/B em landing page com o call to action. Veja algumas formas de como fazer isso:

  • altere o tamanho do botão;

  • mude a posição onde aparece o call to action;

  • utilize outras composições da página apontando para o CTA;

  • use botões de cores diferentes.

3. Mantenha as informações curtas e bem distribuídas

É interessante também realizar testes A/B alterando as informações e distribuição dos textos na página. Mas atenção: nas duas versões, escreva somente o necessário!

Se realmente houver a necessidade de escrever um texto um pouco mais longo, não se esqueça de quebrá-lo em pequenos parágrafos, usar bullet points, destacar frases em negrito e utilizar imagens para não deixar os usuários cansados com a leitura.

4. Mude as informações do formulário

Os cadastros seguem a mesma ideia dos textos na landing page: não cansar os usuários. Por isso, eles precisam ser simples e rápidos de preencher.

Atente-se à quantidade de campos que devem ser respondidos, indique quais são obrigatórios e analise a disposição e a ordem das informações solicitadas.

Outra dica importante é avaliar se realmente você precisa de todas as informações solicitadas. Em um dos seus testes A/B em landing pages, você pode experimentar pedir apenas o e-mail para o seu lead, por exemplo.

5. Teste cores diferentes

As cores parecem ser uma alteração boba, não é mesmo? Mas saiba que elas são essenciais para a estrutura de design da sua página. Experimente cores contrastantes até encontrar a que funciona melhor.

Por exemplo, se você utilizar o fundo branco, não vá usar outra cor clara no botão do call to action, e sim uma cor quente, como o laranja, para destacá-lo.

6. Acompanhe os resultados

Uma das maiores vantagens do marketing digital é com certeza a possibilidade da mensuração de resultados, permitindo uma análise exata de quais ações estão trazendo um bom retorno e o que precisa ser aprimorado.

Nos testes A/B é imprescindível acompanhar os indicadores de desempenho. Afinal, são eles que vão dizer qual das versões apresenta o melhor resultado. Para avaliar de maneira eficiente, é necessário fazer uma alteração por vez e registrar os resultados pré e pós testes para que seja possível compará-los.

Ficou com alguma dúvida a respeito das nossas dicas sobre como usar os testes A/B em landing page? Faça um comentário com a sua pergunta!

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