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Saiba como criar conteúdo para o fundo do funil de vendas

14 de dezembro de 2017 Categorias (1) Tags (1)

Fazer com que seu cliente tenha uma compreensão maior de seus produtos ou serviços é um dos grandes desafios que boa as empresas enfrentam ao criar conteúdo atrativo na internet, não é verdade?

Você gera leads para facilitar o trabalho da sua equipe de vendas, mas os posts, imagens, vídeos, infográficos e demais recursos disponibilizados não podem ser uma mera propaganda descarada sobre algo: o objetivo do marketing de conteúdo é dar uma orientação acerca daquilo que realmente possa ser útil para o futuro consumidor.

No estágio de vendas, perceba que seu cliente já viu informações genéricas das quais gostou no topo do funil, identificou que realmente precisa solucionar um problema no meio do funil e agora conta com sua expertise para engajá-lo com conteúdo para o fundo do funil. Mas como realizar isso?

Se essa é a sua dúvida, confira agora 4 dicas preciosas para nutrir seus leads com aquilo que precisam!

Ofereça e-books

Essa é a oportunidade de criar um material rico e com maior nível de detalhamento sobre o seu produto ou serviço oferecido. Assim, você ajudará seu lead a entender melhor algum assunto que ele visualizou em outros estágios do funil de vendas, criando autoridade para a sua marca.

Para produzir um e-book, você pode utilizar posts do seu blog como base e fazer um recurso chamado down-top, ou seja, transformando informações separadas em uma única, com outro tipo de diagramação e direcionamento.

Faça webinars

Essa é uma forma de mostrar que você tem pleno domínio do assunto que está tratando. Ao ministrar webinars, você conseguirá esclarecer as dúvidas do seu público em tempo real, otimizando o seu tempo ao reunir leads que estão bem interessadas em seu produto.

Uma postagem chamativa em suas redes sociais informando data e hora de quando será realizado o webinar é uma oportunidade de atrair a atenção, então pense em uma forma de mostrar aos seus leads que isso é algo que eles não podem deixar de participar.

Entre as opções gratuitas para colocar seu webinar no ar, estão programas como o Go To Webinar ou o Hangouts, do Google.

Grave minivídeos

Além dos posts, outra maneira de engajar o seu público é orientando como funciona o produto ou serviço comercializado por meio de pequenos vídeos em seu site ou até mesmo em seu canal do YouTube.

Você pode apresentar cases de sucesso, mostrar o funcionamento da sua empresa no dia a dia para personificar a sua marca, fazer demonstrações, citar os diferenciais e os benefícios de adquirir um produto ou serviço que você oferece, entre diversas possibilidades.

Deixar esse tipo de material no blog auxilia na acessibilidade dos futuros consumidores, principalmente se o seu site apresentar um layout responsivo.

Proponha um teste grátis

Esse tipo de situação acontece muito com empresas de antivírus e outros softwares, não é mesmo? Aliás, você provavelmente já optou por utilizar o modo trial de algum produto para saber se valia a pena comprar a versão PRO ou não.

Propor um teste temporário do que está comercializando trará um lead melhor e qualificado para efetuar a compra definitiva. Além disso, um consumidor que gosta de determinada marca acaba divulgando-a para outras pessoas.

Determinar um feedback com relação a utilização após o período trial será fundamental para analisar quais são as mudanças na estratégia de marketing que a empresa deverá adotar conforme o tempo.

Existem vários jeitos de atrair a atenção de potenciais clientes para os seus objetivos comerciais. Entretanto, é preciso ter planejamento adequado, uma boa escolha de personas para direcionar a sua forma de se comunicar com os leads e, se possível, contar com o auxílio de consultores de agências de marketing digital, que saberão exatamente como elaborar sua estratégia de vendas.

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