Como aliar ao Marketing de Relacionamento à minha estratégia digital?

4 de dezembro de 2017 Categorias (1) Tags (1)

O marketing de relacionamento e o marketing digital andam de mãos dadas em uma estratégia de comunicação mercadológica. Enquanto o digital permite que você chegue a milhares de usuários on-line, o relacionamento é o que gera engajamento e fidelização por parte do público.

Apostando em apenas uma dessas vertentes do marketing, seu mix acaba deficitário. Isso significa que você não alcança a quantidade de pessoas necessária para gerar boas conversões ou acaba com compradores únicos isto é, que não voltam mais a se relacionar com a sua marca.

O grande desafio aqui é combinar o marketing de relacionamento e o marketing digital de forma que eles trabalhem harmoniosamente, um dando suporte ao outro.

As vantagens de aliar marketing de relacionamento e o marketing digital

Como dissemos ali em cima, enquanto o marketing digital amplia suas possibilidades de alcançar uma audiência maior, o marketing de relacionamento encanta e fideliza essa audiência, estabelecendo uma conexão emocional.

O marketing digital traz a proximidade que você precisa para estabelecer um diálogo com seu público, oferecendo ferramentas diversas para interação: redes sociais, e-mail, sites, blogs, chats, landing pages, SMS, etc. Tais ferramentas estão disponíveis não só no desktop, mas também (e principalmente) em dispositivos mobile, o que favorece o contato a qualquer hora do dia ou da noite.

Combinando o marketing de relacionamento ao marketing digital, você tem a possibilidade de despertar o interesse de uma audiência seleta, alinhada aos valores da organização, estabelecendo conexões que vão além da simples compra. É o que ocorre com marcas que são promovidas por seus clientes de modo espontâneo, o que se traduz em melhor reputação no mercado e também em custos de marketing reduzidos.

3 ações para começar a aliar marketing de relacionamento e o marketing digital

Marketing digital, por si só, já pressupõe uma boa carga de interação com o público on-line. Somado ao marketing de relacionamento, tudo o que você tem a fazer é selecionar as melhores estratégias de contato e troca de experiências com seu público.

Marcar presença nas redes sociais

Nossa primeira dica diz respeito à importância de estar presente nas redes sociais. Esses ambientes são propícios ao relacionamento e facilitam muito o diálogo com sua audiência. Mas fique atento: é preciso respeitar as características de cada canal!

Frequência de postagens, agilidade nas respostas, assertividade no trato com os usuários e uma boa dose de bom humor podem transformar as redes sociais em grandes aliadas na sua estratégia de marketing digital. Não esqueça de ser informativo também, afinal, as pessoas estão em busca de conhecimento.

Apostar em ações de vídeo

Também é possível destacar sua empresa investindo em ações de vídeo. Os vídeos são o recurso que geram maior engajamento dos usuários on-line: basta inserir essa ferramenta de forma adequada no seu mix de marketing.

Uma boa forma de colocar os vídeos a seu favor é utilizar o streaming de vídeo, recurso oferecido por grande parte das plataformas de relacionamento atuais. A transmissão de vídeos on-line faz com que as pessoas se interessem rapidamente pela ação, compartilhem suas mensagens e tragam maior visibilidade à sua comunicação.

Se você considera criar um canal no YouTube, não deixe de ver esse passo a passo que postamos aqui no blog.

Investir em e-mail marketing

A terceira ferramenta que favorece a aliança entre marketing de relacionamento e o marketing digital é o e-mail marketing. Versátil, com ótima aceitação dos usuários e simples para combinar os mais diversos tipos de conteúdo, o e-mail marketing traça um canal direto de comunicação entre marca e público-alvo.

Você pode utilizá-lo tanto para comunicações rápidas como status de pedido, por exemplo quanto para mensagens mais profundas como um conteúdo personalizado que ajudará um grupo de leads a esclarecer algumas dúvidas.

Em todos os casos, a leitura dos resultados pode ser feita em tempo real, mediante uso de ferramentas de análise de dados. Assim, sua empresa sabe exatamente os benefícios trazidos por cada um dos recursos utilizados.

Combinar o marketing de relacionamento e o marketing digital é mais fácil do que você pensa e traz resultados surpreendentes. Quer ajudar mais pessoas a terem sucesso com essas estratégias? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

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