Marketing de engajamento: 8 conteúdos que a sua persona irá amar ler

5 de outubro de 2017 Categorias (1) Tags (1)

A sua produção de conteúdo precisa ser fundamentada no marketing de engajamento. Isso significa garantir a qualidade do seu material para que ele seja acessado, comentado e compartilhado pelo público, o que maximiza a exposição dele e de sua marca.

Só que, para atingir esse objetivo, podem surgir dúvidas sobre quais tipos de post produzir. Afinal, há diversas possibilidades, cada uma com vantagens bem atraentes.

Antes de tudo, o que vai direcionar a sua estratégia é o perfil do seu público-alvo. Com isso em mente, analise as alternativas de conteúdo que existem na hora de elaborar o seu planejamento.

Conheça, a seguir, 8 tipos de conteúdos para você utilizar no seu marketing de engajamento:

1. Tutorial

Ensine o seu público a fazer alguma coisa. Posts que começam com “como fazer” são altamente eficientes porque se encaixam perfeitamente a muitos tipos de busca feitas no Google.

Além disso, eles têm alto potencial de compartilhamento nas redes sociais. Lembre-se de tornar o seu post bem claro e fácil de entender e criar as explicações de forma simples e direta.

2. Check-list

O marketing de engajamento tem mais sucesso quando oferece soluções práticas ao público. Nesse caso, check-lists são valiosas porque ajudam a padronizar processos e a diminuir as chances de erros. Portanto, considere produzir conteúdo desse tipo para disponibilizar no seu blog.

3. Lista

As listas são uma ótima opção de conteúdo, pois é muito simples organizar as informações nesse formato. Além disso, o seu leitor terá mais facilidade em absorvê-las. Para a implementação do seu marketing de engajamento, tudo precisa conspirar a favor da boa compreensão do seu conteúdo.

4. Estatísticas

Nada melhor do que números para corroborar certas informações. Reúna as melhores estatísticas referentes a determinados assuntos para deixar o seu conteúdo mais valioso. Isso é essencial para o marketing de engajamento.

5. Tira-dúvidas

Ao longo do tempo, certamente, a sua empresa já recebeu diversas dúvidas do público, e essas necessitaram ser respondidas. Por que não reunir as principais questões em um conteúdo? Isso não só vai atrair a atenção de quem tem as mesmas dúvidas, como também ajudará a diminuir a reincidência delas.

6. Promocional

Para o público que está mais próximo de comprar com você, é sempre válido contar com um conteúdo promocional que destaque as características de seus produtos. Assim, o seu marketing de engajamento vai oferecer justamente o que as pessoas estão procurando.

7. Recomendações

Quais os melhores aplicativos para determinado objetivo? Ou os sites ideais para se fazer pesquisas? Dependendo da área de atuação do seu marketing de engajamento, é possível fazer posts de listas com recomendações de todos os tipos.

8. Quiz

Uma maneira certeira de implementar o marketing de engajamento é incentivar a interação do público em seu ambiente virtual. Você pode, por exemplo, publicar um quiz em seu blog e convidar os leitores a respondê-lo. Pode ser de perguntas com respostas certas ou algo como um teste de personalidade.

Você já conhece os principais tipos de conteúdo para produzir um marketing de engajamento eficiente. Agora, chega a hora de elaborar um bom calendário editorial, que mantenha o seu público continuamente impactado pelo seu conteúdo. Vamos começar?

E você, qual desses tipos de conteúdo pretende utilizar primeiro no seu negócio? Conte pra gente aqui nos comentários!

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