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Como definir métricas de produtividade para equipe de marketing?

11 de setembro de 2017 Categorias (1) Tags (1)

Diante da sua importância, o time de marketing precisa atuar de forma estratégica continuamente, buscando sempre formas de otimizar as suas abordagens e atingir melhores resultados.

Nesse sentido, uma das principais abordagens utilizadas pelo mercado corporativo é a implementação de métricas de produtividade e desempenho. Por meio delas, gestores conseguem visualizar a capacidade de cada time atuar e, assim, realizar mudanças de alto impacto.

Se você está interessado no tema e quer saber como integrar métricas de desempenho ao dia a dia do seu time de marketing, veja as nossas dicas abaixo!

1. Analise os objetivos em médio e longo prazos do negócio

Para que a definição de métricas de desempenho seja eficaz, a empresa deve levantar os seus objetivos em médio e longo prazos. Isso permite um melhor direcionamento sobre como cada métrica será planejada e quais fatores devem ser considerados. Assim o gestor saberá avaliar com mais precisão a melhor forma de otimizar o dia a dia do time de marketing.

Se o negócio busca aumentar as suas taxas de conversão, implemente métricas para avaliar esse fator. Por outro lado, caso a companhia necessite otimizar a produtividade da sua equipe de marketing, uma boa escolha é avaliar como os profissionais conseguem entregar as suas tarefas e atuar sem erros.

2. Crie métricas de desempenho de acordo com o perfil do time de marketing

Times de marketing podem atuar em vários canais de comunicação. Diante disso, a elaboração de métricas de desempenho precisa considerar o perfil de cada área, evitando que os profissionais atuem com métricas não alinhadas com a sua rotina de trabalho.

Ao criar uma métrica, tenha atenção para que ela seja adequada ao tipo de atividade prestada pelo profissional. Analistas de marketing que trabalham com internet e mídias sociais, por exemplo, podem ter a capacidade de gerar retorno dos leads por meio do tráfego e cliques em links ou páginas web, dois fatores que não entram em cena quando falamos de marketing em outros canais, como a imprensa.

3. Distribua feedbacks conforme os resultados forem identificados

Os indicadores são úteis para a empresa conhecer como os times de marketing funcionam, mas para que eles possam gerar mudança na capacidade do negócio manter-se eficaz é importante que gestores criem rotinas para a distribuição de feedbacks assim que o desempenho de cada time for avaliado.

Se problemas forem encontrados, trabalhe junto com profissionais para que as falhas sejam solucionadas. Isso permitirá que o time de marketing atue da melhor forma possível, continuamente otimizando as suas atividades e estratégias.

4. Revise os indicadores de desempenho regularmente

Problemas e desafios mudam com o tempo. Para garantir que a empresa mantenha-se eficaz, revise os indicadores de desempenho do time de marketing regularmente.

É importante que a empresa avalie se as métricas são capazes de atender às necessidades atuais do empreendimento. Se necessário, faça mudanças pontuais, revise metas e adote as abordagens necessárias para que os resultados sejam alcançados facilmente.

As métricas de produtividade são um importante aliado para que o marketing do negócio seja otimizado continuamente. A sua empresa utiliza alguma abordagem além dessa? Deixe um comentário!

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