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4 perguntas decisivas para criar a persona do seu cliente

7 de setembro de 2017 Categorias (1) Tags (1)

O momento de criar a persona da sua estratégia é um dos mais importantes de todos, porque é determinante para boa parte das suas decisões. A abordagem de suas iniciativas será definida a partir do perfil dessa pessoa fictícia.

Para criar a persona ideal para a sua estratégia de marketing, você precisa compreender muito bem como o seu público-alvo pensa e age. Assim, fica muito mais fácil planejar um conteúdo que seja capaz de suprir as necessidades dessa pessoa. Sem esse conhecimento, é como trabalhar no escuro.

Quer ajuda? Então confira 4 perguntas decisivas para criar a persona do seu cliente:

1. Como é a sua rotina?

O dia a dia da sua persona é um dos fatores mais importantes para a definição do perfil dela. A resposta para essa pergunta trará diversas informações que auxiliarão no desenho de um retrato mais detalhado dessa pessoa.

Por exemplo: ao entender que uma estudante precisa conciliar os estudos e o trabalho, logo fica claro que essa persona necessita de uma solução para otimizar seus afazeres. Isso não seria possível sem entender como funciona o dia dela.

Além disso, essa pergunta também servirá para ajudar você a determinar a frequência e os horários de publicação. O objetivo será se encaixar à rotina da persona de forma que ela consiga ter tempo para se engajar com o conteúdo.

2. O que você deseja realizar?

No momento de criar a persona para o qual seu conteúdo será direcionado, você deve entregar a ela um material que ela realmente precise. A melhor forma de chegar até essa informação é compreender quais são os desejos que ela possui.

As vontades de alguém determinam o que ela procura. Você necessita dessa informação para elaborar uma estratégia de conteúdo de qualidade que consiga atrair o público que sua marca está buscando.

Seguindo um exemplo, uma persona que deseja se recolocar no mercado de trabalho irá se interessar por conteúdo que ensine a fazer isso de maneira fácil e levando em conta suas necessidades.

3. Quais os seus maiores medos?

Entender o que a sua persona teme é o caminho para desenvolver um conteúdo que procure a ajudar nisso. A resposta para essa pergunta vai ajudar a mostrar como essa pessoa pensa e de que maneira a sua estratégia conseguirá ser mais bem-sucedida.

Por exemplo: ao criar a persona da sua marca, você pode detectar que essa pessoa tem medo de ser superada por concorrentes no mercado de trabalho em busca por uma vaga. Portanto, o caminho está em oferecer alternativas para se qualificar.

Se você não soubesse desse medo, poderia ficar bem mais difícil de chegar até esse diagnóstico. Afinal, nem sempre os temores de alguém são óbvios.

4. De que forma você busca informações?

O objetivo de uma campanha de marketing de conteúdo é atrair o público com iscas legitimamente interessantes. Esse processo ocorre a partir de diversos canais de divulgação disponíveis no meio digital, portanto é preciso saber de que forma a persona pesquisa por essas informações.

Ao criar a persona do seu negócio, pense em quais caminhos ela percorre para buscar soluções para os problemas que enfrenta. Ela usa o Google? Pede ajuda para os amigos nas redes sociais? Procura por hashtags relacionadas no Twitter ou Instagram?

Basta compreender esse processo para chegar até o método mais eficiente para impactar o seu público. Assim, você saberá onde deve concentrar os seus esforços para obter os melhores resultados.

Agora que você já tem um roteiro, pode começar a criar a persona da sua empresa levando em consideração cada uma dessas perguntas.

Elas vão ajudar você a coletar as informações que precisa para construir um retrato fiel de quem o seu conteúdo quer atingir. Ao mesmo tempo, servirão para apontar os rumos que a sua abordagem deverá seguir.

De que forma você planejou criar a persona da sua estratégia? Conte para a gente nos comentários!

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