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Como ser um bom líder para uma equipe de marketing?

29 de agosto de 2017 Categorias (1) Tags (1)

Nem todo chefe é um líder. O primeiro termo está ligado simplesmente ao poder de uma posição. O segundo, por outro lado, relaciona-se à autoridade e à capacidade de inspirar pessoas. E é importante saber como ser um bom líder para uma equipe de marketing, conduzindo-a à excelência.

Quando isso é feito, grandes resultados podem ser conquistados — como o aumento da produtividade e eficácia do time. Não por acaso, 82% das empresas brasileiras classificam a liderança como algo “importante” ou “muito importante”.

Pensando nisso, criamos um conteúdo especialmente para você. Hoje, vamos dar algumas dicas sobre como ser um bom líder para uma equipe de marketing. Continue nos acompanhando e fique por dentro!

Comunique-se com excelência

O diálogo com a equipe de marketing é uma grande aliada para conduzi-la aos resultados desejados. Quando há comunicação, é possível reduzir o número de erros, conflitos interpessoais, aumentar a transparência e a eficácia das ações.

Para otimizar o diálogo, é importante ser claro nas informações, investir em momentos descontraídos, saber ouvir seus subordinados e contar com a ajuda da tecnologia. É possível utilizar aplicativos mobile, redes sociais corporativas, mural de recados, etc.

Seja exemplar em cada ação

A antiga frase “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço” é cada vez menos aceita. Na realidade, ela é comumente dita por chefes inseguros e com baixo potencial. Atualmente, é preciso conduzir pelo exemplo, mostrando com ações o que deve ser feito.

Para isso, é preciso que você:

  • respeite as normas internas de conduta;
  • ponha a “mão na massa”;
  • acate as ordens dos seus superiores;
  • seja um solucionador de problemas.

Resumindo: seja aquilo que você deseja ver em seus subordinados.

Desenvolva continuamente sua equipe

Muitas vezes, o líder assume uma posição de coach, ou melhor, de desenvolvedor dos seus subordinados. Quando isso é feito, é possível que todos os membros da equipe realizem as tarefas diárias com mais rapidez e eficiência.

A questão é: como desenvolver os colaboradores? Para isso, primeiro, é preciso identificar os conhecimentos, habilidades e atitudes que devem ser aprimoradas. Isso é feito com um boa avaliação de desempenho em 360 graus (conte com a ajuda do RH).

Depois, para definir o melhor modal de treinamento (a distância, dentro ou fora da empresa) é preciso levar ao menos três variáveis em consideração: o perfil da sua equipe de marketing, a cultura da empresa e o orçamento disponível.

Ofereça feedbacks contínuos

O feedback é um retorno de informação. Consiste, basicamente, em falar para os liderados sobre seus pontos fortes e fracos dentro da empresa. Com isso, é possível orientar ou motivar comportamentos mais adequados para o futuro.

O indicado é que um feedback seja dividido em três principais momentos. Deve-se começar falando sobre um ponto positivo do profissional, depois inserir uma crítica construtiva e, para finalizar, um novo elogio, demonstrando que acredita em seu potencial.

Reconheça e recompense pelos resultados

Não basta estipular metas e cobrar resultados: um líder deve saber reconhecer e premiar seu time pelas conquistas. Quando isso é feito, cria-se um forte senso de meritocracia.

Para definir boas recompensas, é importante levar algumas coisas em consideração:

  • equilibre as premiações financeiras e não financeiras;

  • seja justo, recompensando de acordo com a complexidade da tarefa;

  • respeite o orçamento da empresa e do seu departamento;

  • defina algo que seja realmente desejado pela equipe.

Veja, ao aplicar essas dicas conseguirá ser um líder que inspira grandes resultados e, por consequência, conduzir seu time de marketing ao alcance de resultados fora da curva.

Agora que já sabe como ser um bom líder para uma equipe de marketing, aproveite para compartilhar conosco suas dúvidas sobre o assunto. Deixe seu comentário no post!

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