4-erros-que-destroem-a-apresentacao-do-orcamento-de-marketing-a-diretoria.jpeg

4 erros que destroem a apresentação do orçamento de Marketing à diretoria

24 de agosto de 2017 Categorias (1) Tags (1)

A apresentação do orçamento de marketing digital para a diretoria é sempre um momento delicado. Afinal, nem todos os diretores possuem conhecimento sobre as despesas do setor. Para completar, quando estão diante de uma apresentação equivocada e insegura, eles podem se sentir desencorajados a investir. Então, aquele plano de marketing que você passou dias formulando pode ser descartado em poucos minutos.

Para ajudar você a garantir um bom relacionamento profissional com a direção, mostraremos aqui os principais erros que acabam destruindo uma apresentação dos custos do marketing. Vamos começar?

1. Deixar métricas concretas fora da apresentação

Foi-se o tempo em que os resultados do marketing eram vistos de forma abstrata e independente. Hoje, o seu orçamento de marketing precisa necessariamente oferecer rentabilidade.

Para isso, índices como o ROI (Return on Investiment) e KPIs (Key Performance Indicator), além de métricas do marketing digital como o CRO (Conversion Rate Optimization) não devem ficar de fora de nenhuma apresentação do orçamento de marketing.

O desenvolvimento do seu plano deve seguir um cronograma e possuir objetivos claros e alinhados com os outros departamentos da empresa. Caso contrário, você correrá um sério risco de ser visto como mais um aventureiro em um cenário de crise e retração financeira. 

2. Não fundamentar as suas ideias

A maneira como você responde aos questionamentos da diretoria influencia na aprovação do orçamento.

Tente não parecer um mero pedinte. Lembre-se que você trabalhou duro e deseja o crescimento da empresa tanto quanto eles. Para isso, fundamente as suas ideias e se antecipe aos questionamentos que virão! Você pode se preparar:

3. Não cuidar da apresentação do orçamento de marketing

Normalmente, você só vai ter uma chance diante do seu chefe. Então, por que desperdiçá-la com uma apresentação ruim? Tenha em mente que, nesse momento as palavras importam muito!

Os membros da diretoria estão cansados de relatórios cansativos e pouco dinâmicos. É importante se preparar bem, pois eles não terão todo o tempo do mundo para escutar você. Por isso, é preciso convencê-los de forma objetiva.

Confira algumas dicas para não errar mais na apresentação do orçamento de marketing:

  • pense em um encadeamento lógico para a sua apresentação;
  • evite detalhes desnecessários;
  • valorize o seu trabalho e mostre como você chegou até o seu projeto atual;
  • não se delongue: 20 minutos devem ser mais que suficientes;
  • separe um tempo para perguntas.

4. Guardar a ideia só para você

No mundo corporativo, é compreensível que você prefira guardar os seus planos e apresentá-los somente para aqueles que podem aprová-los. No entanto, esse é um grande erro.

Ao apresentar uma ideia diretamente para os tomadores de decisão, você perde a oportunidade de aprimorá-la. Por isso, faça testes antes de apresentar a ideia para o público final e parceiros.

Não há mal nenhum também em manter um relacionamento prévio com a chefia e apresentar os seus planos aos poucos, antes de uma reunião formal. Quem trabalha com marketing deve ser capaz de ver o que agrada os diretores e entender os seus problemas e necessidades.

Tenha sempre em mente que, apesar de você acreditar na sua ideia ou projeto, ele só será bom para a diretoria se a sua apresentação for feita da maneira correta. Por mais brilhante que seja a sua ideia, você precisa convencer os seus superiores a investir.

Você costuma ter problemas na apresentação do orçamento de marketing para a diretoria? Compartilhe suas dúvidas conosco aqui nos comentários e conte com a nossa ajuda para solucioná-las!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestShare on TumblrShare on StumbleUponDigg thisFlattr the authorShare on RedditBuffer this pageEmail this to someone
Copyright © 2017 ABRADi-SC
Inbound Marketing:Conteúdo:Imprensa: