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Tráfego orgânico vs tráfego pago: entenda as diferenças

27 de abril de 2017 Categorias (1) Tags (1)

Gerar tráfego para o site está entre os objetivos principais de uma campanha de marketing. Afinal, para que o usuário conheça a sua marca, os seus produtos, os seus diferenciais e, no futuro, torne-se um cliente, o primeiro passo é visitar o seu site.

Para criar campanhas eficientes de geração de tráfego, é preciso entender as duas maneiras com as quais os canais de marketing digital podem atrair visitantes para o seu site: tráfego orgânico e tráfego pago.

Acompanhe nosso post para entender os tipos de tráfego e como gerar visitas com eles!

O que é tráfego orgânico?

Por meio do tráfego orgânico, os visitantes chegam ao seu site sem que você tenha que fazer um investimento direto. É o caso, por exemplo, do usuário que acessa sua página ao clicar nos resultados não pagos da busca do Google, ou em um post nas redes sociais.

Nesses casos, você não precisou pagar pela exibição do seu link nem pelo clique do usuário. Isso não quer dizer, porém, que não haja custos envolvidos. Afinal, você pode ter uma equipe, contratar ferramentas ou terceirizar o serviço.

Como gerar tráfego orgânico?

O tráfego orgânico é, essencialmente, resultado da qualidade do seu conteúdo. Se várias pessoas visitam o seu site sem que você pague para isso, você está oferecendo algo muito interessante para elas.

Em muitos casos, o blog é a principal ferramenta para gerar tráfego orgânico, pois desperta interesse com temas relacionados ao negócio.

Para que o Google posicione bem o seu site nos resultados da busca, por exemplo, sua página precisa oferecer um material relevante e uma boa experiência aos usuários, de olho em SEO. Para que as redes sociais atraiam visitantes para o site, seu conteúdo precisa ser atrativo para eles.

O que é tráfego pago?

O tráfego pago é originado de anúncios, nos mais diversos canais e formatos. Por exemplo, nos resultados da busca do Google, eles têm o formato de links patrocinados. Nas redes sociais, são posts patrocinados. Nos sites, são banners, vídeos e animações.

Como anunciante, você ganha alguns benefícios que permitem otimizar o desempenho do seu anúncio. Você pode segmentar a campanha, para direcionar o anúncio exatamente para quem deseja alcançar. Também são disponibilizados outros formatos além do padrão, para que você utilize os mais adequados aos seus objetivos.

Como gerar tráfego pago?

Existem diversas maneiras de anunciar sua empresa e gerar tráfego pago. Atualmente, as principais plataformas de anúncio da internet são o Google Adwords e o Facebook Ads, que trabalham em um modelo “self service” e oferecem diversos formatos e relatórios completos.

Na publicidade online, o anunciante só paga quando tiver resultados. O principal modelo utilizado é o CPC (Custo por Clique), em que cada clique dos usuários no anúncio é cobrado. Também podem ser usados o CPM (Custo por Mil Impressões) ou CPA (Custo por Ação).

Tráfego orgânico e tráfego pago: qual o melhor?

Provavelmente, as atenções se voltam primeiramente para o tráfego orgânico, pois gera menos custos. Porém, embora os resultados orgânicos sejam mais consistentes, eles demandam mais tempo de trabalho e costumam vir só no longo prazo.

Em várias situações, no entanto, a empresa precisa atrair visitantes instantaneamente para atingir suas metas. Nesse caso, então, você pode considerar o tráfego pago — sempre de maneira otimizada, para não desperdiçar o orçamento. Porém, embora sejam bastante efetivos, os resultados pagos só se mantém enquanto você estiver investindo.

Portanto, a combinação entre os dois tipos pode ser o ideal: você atinge seus objetivos rapidamente com anúncios otimizados, enquanto faz um trabalho de tráfego orgânico que trará resultados consistentes no longo prazo.

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