Tittle Tag: como criar títulos otimizados e ser encontrado nas buscas

17 de abril de 2017 Categorias (1) Tags (1)

Segundo o SPC Brasil, 90% dos consumidores pesquisam na internet antes de comprar.

Dados como esses revelam o quanto os buscadores se tornaram parte do processo de compra  e, mais do que isso, uma oportunidade que não pode ser desperdiçada pelas empresas.

Porém, para aparecer entre os resultados das buscas, é indispensável um bom trabalho de Search Engine Optimization (SEO).

Hoje, vamos falar sobre uma das medidas de otimização de envolve as title tags, um dos elementos mais importantes do seu site. Confira!

O que é uma tittle tag

A tittle tag é uma das meta tags do site. São “etiquetas” de HTML que informam do que se trata a página para seus visitantes e buscadores, como o Google. 

Essas etiquetas aparecem no topo do seu navegador, nos resultados da busca como título da página e como texto âncora quando a página é compartilhada em sites e redes sociais. 

Assim como outras meta tags, como description e keywords, por exemplo, ela deve estar presente nas páginas da forma correta para melhorar seu posicionamento.

Como inserir a tittle tag no site

A tittle tag deve ser adicionada à sessão <head> no código HTML de sua página. Por exemplo:

<head>
<tittle>Blog – ABRADi-SC – Associação Brasileira de Agentes Digitais</tittle>
</head>

Ela também pode ser adicionada, no caso de Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (CMS, na sigla em inglês), como o WordPress, através de plugins como o Yoast, que permitem que você edite meta tags estratégicas.

No caso de artigos em blogs, a tittle tag é preenchida automaticamente com título da postagem. Isso pode ser mudado de acordo com a configuração do site.

Como criar títulos otimizados

Em termos de SEO, a tittle tag tem um valor enorme e, por isso, precisa ser planejada. No post de hoje, separamos algumas boas práticas para você criar title tags melhores e mais eficazes.

1. Palavra-chave

A tittle tag, sendo um dos elementos mais importantes para SEO, deve, se possível, ter a principal palavra-chave do negócio. Uma loja de tênis para corrida poderia usar “Loja X – Artigos para Corrida”.

2. Marca

O nome de sua marca também deve estar na tittle tag de seu site, especialmente se estamos falando de uma marca já conhecida. Se ela ainda busca visibilidade e alcance, é interessante colocar as palavras-chave.

3. Naturalidade

Não force palavras-chave na tittle tag, não use repetições e não exagere na quantidade. A tittle tag, como todo conteúdo em seu site, deve ser pensada de maneira natural, compreensível e atrativa para os usuários.

4. Caracteres

As tittle tags devem ser curtas, com até 60 caracteres, em média, incluindo os espaços. Por isso, é importante usar termos relevantes, que expressem da forma sucinta qual é o negócio e o que ele vende.

5. Crie títulos relevantes

No caso de tittle tags criadas pelos títulos dos artigos, é importante pensar nas palavras-chave e na naturalidade da escrita, além, é claro, da atratividade do título. Invista em títulos concisos, mas que despertem o interesse dos leitores que podem vir a procurar o assunto daquele artigo nos buscadores.

Outra meta tag importante são as headlines  h1, h2 e assim por diante. Elas são os títulos e subtítulos em seu site e é interessante usá-las para complementar as palavras-chave da página. 

Por que o Google é importante

Os resultados do Google são conhecidos por gerar visibilidade para as empresas, mas eles possuem outra vantagem importante: a credibilidade.

Os usuários confiam no Google e confiam, consequentemente, nos primeiros resultados mostrados por ele — não é à toa que 70% dos usuários não passam da primeira página, segundo levantamento do Advanced Web Rankings. Por isso, todo cuidado é importante!

Agora que você já sabe melhor como atrair usuários, que tal continuar aprimorando suas estratégias de marketing digital? Confira agora como engajar os usuários através do Call to Action e alavanque suas vendas!

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