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4 formas poderosas de reduzir o CPC no Google AdWords

10 de abril de 2017 Categorias (1) Tags (1)

É fato que estar na primeira página das buscas no Google é a chave para aumentar o tráfego de um site e, de quebra, ganhar novos clientes e aumentar vendas. Se um negócio ainda está no começo ou for parte de um setor muito competitivo, vale dar um empurrãozinho à sorte investindo no Google AdWords para ficar bem posicionado entre os concorrentes.

No entanto, nem sempre a empresa dispõe de um orçamento muito alto para campanhas de AdWords. É aí que entra a expertise da agência de marketing digital, que sabe como investir em anúncios gastando menos e aumentando o ROI.

A melhor maneira de otimizar a verba de uma campanha digital é diminuir o CPC, mas os caminhos para conseguir isso nem sempre são óbvios. Aqui, reunimos 4 dicas de como chegar lá.

1. Ajuste seu público-alvo para reduzir o CPC no Google AdWords

Imagine o público de um site como parte de um oceano cheio de peixes. Nem todos aqueles peixes serão seu objetivo, então do que adianta lançar uma rede enorme para pegar todos? É assim que funciona o investimento no Google AdWords.

Ajustar o alcance da campanha significa que seu anúncio vai aparecer apenas para um público relevante, com potencial de se tornar consumidor — e isso vai incrementar seu ROI. Não se esqueça que você paga por clique. Logo, afunilar o público-alvo não só aumenta suas chances de conversão, como também diminui o custo total de sua campanha.

Se a sua empresa vende aparelhos de som para carros, seu público-alvo são pessoas que possuem automóveis e não donos de motocicleta, por exemplo. Caso sua área de abrangência geográfica esteja numa região, estado ou cidade específicos, você pode determinar que seu anúncio seja exposto apenas para pessoas daquele local.

2. Crie campanhas com palavras-chave negativas

Quando falamos sobre os erros mais comuns em campanhas de AdWords, explicamos a importância de utilizar um recurso pouco explorado: as palavras-chave negativas. Você sabe como utilizar esse ponto na sua estratégia?

Aproveitando o exemplo anterior: se o público-alvo de seu produto é composto por donos de carros, algumas das palavras-chave que deverão ser utilizadas são “carro”, “aparelho” e “som”, certo?

Agora imagine que um usuário buscou a seguinte expressão: “aparelho ortodôntico”. Porque a busca contém uma das palavras-chave que você selecionou, seu anúncio vai aparecer para esse usuário, mesmo que ele não faça parte do seu público-alvo.

A solução para isso é incluir a palavra “ortodôntico” como correspondência negativa, criando assim um filtro para a exibição do seu anúncio.

3. Mude a correspondência da campanha de “ampla” para “ampla modificada”

A configuração padrão de uma campanha no AdWords é “broad match”, ou correspondência ampla, o que significa que o Google vai mostrar seu anúncio para a maior quantidade possível de buscas.

Alterando a configuração para “modified broad match”, ou correspondência ampla modificada, você pode determinar quais palavras devem, obrigatoriamente, aparecer nas buscas. Basta incluir um sinal de + à frente dos termos.

No exemplo dos tópicos 1 e 2, a correspondência ampla modificada seria +aparelho +som. Assim, seu anúncio vai aparecer apenas quando essas duas palavras forem utilizadas juntas em uma busca.

4. Gerencie o investimento nas palavras-chave

Algumas palavras-chave têm um custo maior do que outras, mas nem sempre seu CTR é alto. Nesse caso, vale a pena diminuir o valor investido nelas.

Analisar o CTR de cada palavra-chave é essencial para gerenciar o quanto você vai investir em cada uma. Dessa maneira, você vai destinar uma parcela maior do seu orçamento para aquelas que trazem maior retorno e, assim, potencializar o ROI.

Pronto! Essas foram algumas formas de reduzir o CPC das suas campanhas no AdWords. Gostou do conteúdo? Então, que tal receber mais dicas como essas diretamente na sua caixa de entrada? Assine nossa newsletter!

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