4-dicas-para-escrever-blog-posts-que-as-pessoas-realmente-leem.jpeg

4 dicas para escrever blog posts que as pessoas realmente leem

20 de abril de 2017 Categorias (1) Tags (1)

O surgimento dos blogs trouxe uma revolução sem precedentes na comunicação digital. Se antes passávamos a maior parte do tempo como consumidores de informação, agora é possível criar um blog para produzir conteúdo e alcançar novos públicos.

No entanto, a enorme quantidade de sites pessoais cria um ambiente saturado e leva muitas das publicações para o ostracismo virtual, sem acessos ou interações. Saiba como evitar esta armadilha com nossas dicas para escrever blog posts relevantes e de destaque!

1. Conheça a persona para qual vai escrever

O objetivo de um blog é criar uma comunidade de pessoas que se interessam por um assunto específico. Logo, devemos pensar desde o início em publicar conteúdos tendo em mente um tipo específico de público — posts genéricos são os primeiros a cair no esquecimento.

No meio do marketing digital, a persona é a descrição do indivíduo ideal que deve ser atingido por sua campanha de divulgação. Para desenvolver seus posts, estude a persona a fundo: seus hábitos, hobbies, interesses profissionais, características pessoais, e, especialmente, os conteúdos que ela quer encontrar ao fazer uma busca na internet.

Com os dados detalhados sobre sua persona em mãos, é possível iniciar o planejamento do texto e passar para as próximas etapas.

2. Busque por boas referências

Todo bom texto começa com um suporte teórico de qualidade, e com os blog posts isto não é diferente. Assim que o seu assunto foi definido, comece a pesquisar, na internet e até mesmo em materiais como livros e revistas, referências da área para estudo e inspiração. 

Neste aspecto, a qualidade de nossas referências é primordial. Dê preferência a textos embasados, bem escritos e com informações que possam ser confirmadas em outros locais.

A quantidade de fontes buscadas, embora não seja essencial, também é importante: um maior número de referências permite melhor checagem de fatos e comparação de opiniões distintas, enriquecendo o seu texto.

3. Não pense apenas nos buscadores

Se um site não está no topo da lista dos buscadores, ele praticamente não existe. Para evitar isso, muitos produtores de conteúdo investem pesado em técnicas de SEO, como escrever palavras-chave ao longo do texto.

No entanto, o uso excessivo dessa técnica faz seu texto parecer artificial e construído em torno das palavras-chave, também conhecido como “caça-clique”. Esta estratégia afasta leitores e, caso seja detectada pelos buscadores, pode resultar em punições.

Use alternativas mais eficientes e de qualidade, como a linkagem para conteúdos internos ou externos.

4. Escreva blog posts fora do lugar-comum

Muitos posts falham ao oferecer um conteúdo que, embora bem escrito, não oferece informações que saiam do óbvio, tornando-os genéricos.

Lembre-se de que um blog é uma mídia de nicho, e é dever do publicador oferecer textos que expandam os horizontes de seus leitores e enriqueçam o debate, fazendo disso um diferencial, uma qualidade e uma profundidade de conteúdo que nenhum blog concorrente possui.

Vimos neste texto algumas das dicas para escrever blog posts que tenham qualidade, conteúdo relevante e realmente atraiam leitores. Pense sempre em focar na qualidade da informação oferecida e na persona que deseja atingir. Assim, o seu sucesso online é questão de tempo!

Gostou da postagem? Tem mais ideias sobre criação de conteúdo de qualidade? Participe da discussão deixando um comentário no post!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestShare on TumblrShare on StumbleUponDigg thisFlattr the authorShare on RedditBuffer this pageEmail this to someone
Copyright © 2017 ABRADi-SC
Inbound Marketing:Conteúdo:Imprensa: