como-melhorar-o-retorno-de-seus-emails-marketing-com-testes-ab.jpeg

Como melhorar o retorno de seus e-mails marketing com Testes A/B?

7 de fevereiro de 2017 Categorias (1) Tags (1)

O teste A/B é uma das melhores ferramentas para otimizar uma campanha de e-mail marketing, e consiste na criação de duas ou mais versões de um mesmo e-mail em que alguns elementos como o títlulo, call to action e o conteúdo são diferentes entre si.

Estes e-mails são enviados para a base de contatos de sua empresa de forma simultânea e, ao final da campanha, é feita uma comparação entre os resultados. Desta forma, a versão do e-mail que conquistou melhores resultados passa a ser utilizada como padrão nos próximos e-mails criados por sua empresa.

E aí, quer aprender mais sobre essa temática? Continue nos acompanhando! 

Quais os benefícios dos testes A/B?

O principal benefício de um teste A/B é que ele ajuda a sua empresa a aumentar a taxa de conversão de suas campanhas de e-mail marketing, garantindo um maior retorno sobre o investimento.

Isso acontece porque os testes A/B auxiliam no abandono das suposições e do senso comum na hora de criar suas campanhas de e-mail marketing: você terá números que irão servir de base para as decisões de design e do conteúdo de suas mensagens.

Eles são interessantes também para quem deseja melhorar os títulos das mensagens, encontrar o melhor modelo de CTA e até escolher quais imagens são mais atraentes para os clientes.

Como criar um teste A/B?

Criar um teste A/B para melhorar uma campanha de e-mail marketing é mais fácil do que muita gente imagina, mas isso não quer dizer que você não tenha que se preocupar com alguns detalhes para garantir a sua eficiência!

Por isso, fique atento a estes três aspectos ao criar o seu teste A/B:

1. Contrate uma ferramenta de automação de e-mail

O primeiro passo para garantir o sucesso de seu teste A/B é contratar uma ferramenta de automação de marketing eficiente, capaz de ajudar no envio das mensagens e na análise de resultados.

Ela facilitará o seu trabalho fazendo o envio de duas (ou mais) versões de seu e-mail de forma simultânea e garantindo que elas sejam distribuídas na mesma proporção.

Além disso, estas ferramentas permitem uma melhor análise de dados, exibindo métricas como a taxa de abertura, taxa de cliques e a taxa de descadastro de cada e-mail.

2. Garanta uma boa amostra para seu teste

Outro elemento importante para um teste A/B é o número de clientes que vão participar do teste.

Com um número pequeno de pessoas em seu teste, os resultados de sua análise podem não representar a realidade, ou seja, não apresentarem relevância estatística. Isso pode fazer com que sua empresa use como padrão um e-mail que não é, de fato, a versão que mais pode gerar resultados.

Algumas ferramentas de e-mail marketing já fazem o cálculo da amostra necessária de forma automática, mas, se você tiver dúvidas, pode usar a calculadora criada pelo Kissmetrics.

3. Teste um elemento de cada vez

Um erro muito comum entre as pessoas com pouca experiência na realização de testes A/B é o envio de mensagens com vários elementos sendo testados em uma única vez.

Isso é prejudicial para sua estratégia, pois é muito difícil identificar qual elemento do e-mail realmente foi o responsável pela melhora dos resultados.

O ideal é que você teste um elemento de cada vez, atestando assim a eficiência da geração de resultados!

Gostou deste artigo? Então compartilhe em seu perfil no Twitter e no Facebook e mostre para os membros de sua equipe como os testes A/B podem melhorar os resultados de campanhas de e-mail marketing! 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestShare on TumblrShare on StumbleUponDigg thisFlattr the authorShare on RedditBuffer this pageEmail this to someone
Copyright © 2018 ABRADi-SC
Inbound Marketing:Conteúdo:Imprensa: