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O que é CTA e como escolher um para meu artigo?

14 de dezembro de 2016 Categorias (1) Tags (1)

CTA é uma sigla usada por vários especialistas de marketing e, sem dúvidas, é muito mais importante para o seu negócio do que você imagina!

Não sabe o que CTA significa e quer saber mais sobre o assunto? No artigo de hoje, vamos explicar o que é essa estratégia e como utilizá-la em suas ações. Confira!

O que é CTA

CTA é a sigla inglesa para a frase “Call to Action”, cujo significado é “chamada para a ação”. Resumidamente, um CTA é uma mensagem que, geralmente — mas não necessariamente —, aparece ao final de um conteúdo para motivar o público a tomar algum tipo de iniciativa.

Essas iniciativas podem ser simples, como clicar em um link para ler outro texto, ou mais complexas, como registrar um e-mail em uma lista e até mesmo efetuar uma compra.

Importância do CTA

Sem um CTA, o seu conteúdo perde boa parte da eficácia. A razão é simples: muitas vezes, o público não faz ideia de qual é o próximo passo que deve ser tomado, e um pequeno empurrãozinho pode fazer a diferença nessas situações.

Imagine que uma escola de línguas fez um texto dando dicas de palavras para usar em inglês durante uma viagem. Se não houver nenhum CTA no texto, a ação mais provável do leitor é dizer tchau e fechar a aba. Simples assim! Nesses casos, você praticamente tem que rezar para que o leitor decida favoritar seu site e voltar lá.

Tudo muda, por exemplo, se for adicionado um CTA ao final do texto para que o leitor baixe um e-book com dicas de inglês para viagens. Antes, você não tinha como garantir que o leitor seria transformado em um lead do seu negócio, porém, com o CTA, as chances disso acontecer já são bem mais plausíveis.

Tipos de CTA

Há vários tipos de CTA, sendo estes os mais comuns:

  • Link para outro texto do blog;

  • Redirecionamento para uma landing page;

  • Download de um e-book ou infográfico;

  • Pedido de comentário no texto/vídeo;

  • Pedido de compartilhamentos e curtidas em redes sociais;

  • Assinar a newsletter/se inscrever em canal;

  • Responder a uma pesquisa/questionário.

E então, como escolher entre todos esses e os diversos outros que nem mesmo foram citados aqui? Para isso, será preciso analisar alguns fatores.

Em qual estágio do funil de vendas está o público-alvo do conteúdo produzido? Se for um conteúdo falando sobre as vantagens de um determinado produto, por exemplo, não há problemas em utilizar um CTA com uma oferta.

No entanto, o mesmo tipo de CTA não faria sentido algum se estivesse em um conteúdo destinado para pessoas que estão apenas conhecendo a sua marca por meio de algum tipo de dica que você está dando para o público em geral.

Além disso, de nada adianta usar um CTA do estágio adequado do funil de vendas se ele não for interessante para o público-alvo do conteúdo em questão. Uma academia não deve oferecer um e-book de alimentação saudável em uma chamada para a ação de um texto sobre dicas de abdominais. Isso faria sentido em um conteúdo sobre dieta, mas não em um de exercícios, mesmo que os dois sejam da mesma etapa do funil.

Onde usar um CTA

Como dito no início, um CTA não necessariamente precisa estar no final de um conteúdo, ou até mesmo dentro de um conteúdo. Você pode, por exemplo, usar CTAs em posts nas redes sociais ou na home do seu site, por meio de banners com frases curtas.

O mesmo vale para o e-mail marketing, que precisa de CTAs no corpo do e-mail para conseguir atrair mais tráfego para seu site e aumentar as vendas.

Lembrando que, caso sua empresa tenha um canal no Youtube, usar call to actions no início e final dos vídeos é fundamental para que você receba mais likes, comentários, compartilhamentos e, claro, ganhe mais inscritos.

Se você quer que o público tome uma decisão, não deixe de usar um CTA adequado para o momento. Toda a sua estratégia de marketing depende disso!

Agora que você já sabe o que é CTA, que tal dar uma conferida em nossas redes sociais e ficar por dentro de mais artigos como este? Estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter e Picasa. Te esperamos por lá!

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