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Entenda como aumentar a conversão da sua campanha de E-mail Marketing

25 de outubro de 2016 Categorias (1) Tags (1)

O e-mail marketing é uma ferramenta importantíssima que você tem na sua estratégia, afinal, por meio dela é possível manter uma comunicação personalizada com a sua base de contatos.

A principal métrica do e-mail marketing é a conversão. Ela tem como foco a ação desejada, seja uma compra, assistir um vídeo ou baixar um aplicativo. Ela depende, entre outras coisas, da taxa de envio, da taxa de abertura e da taxa de cliques. Mas não é só disso: você também pode fazer testes A/B e segmentar melhor os e-mails.

Quer aprender como melhorar a taxa de conversão da sua campanha de e-mail marketing? Continue lendo o nosso texto:

Otimize a taxa de envio

Para começar, preste muita atenção na sua taxa de envio. Isso porque, nem todos os destinatários recebem o seu e-mail e isso pode ocorrer por vários fatores, desde o seu e-mail ser marcado como SPAM até contatos com caixa de entrada lotada — passando por aqueles usuários que não existem mais.

Uma maneira de melhorar isso e caminhar para uma melhor taxa de conversão é estar sempre limpando a sua base de e-mails e evitar usar algumas palavras nos títulos que são classificadas como SPAM (ex: grátis, promoção, etc.).

Aumente a taxa de abertura

Um bom e-mail tem que ter um título atraente e que faça as pessoas se interessarem pelo assunto. Além disso, uma boa segmentação ajuda a aumentar a taxa de abertura, como veremos adiante.

Faça títulos que tenham entre 50 e 60 caracteres para não serem longos demais e tente criar, por meio deles, uma curiosidade nas pessoas.

Para você ter uma ideia de como mensurar a taxa de abertura, uma taxa  maior que 20% é muito boa, entre 6% e 10% normal e abaixo de 3% muito ruim.

Faça testes A/B na sua campanha de e-mail marketing

Preocupar-se com as taxas é importante, e é possível fazer testes para melhorar todas elas.

É difícil acertar de cara o que o seu público-alvo considera relevante, por isso é importante fazer esses testes. Algumas plataformas profissionais de envio de e-mail marketing, como o Mailchimp, permitem que ao criar uma campanha você opte por ela ser no formato de teste A/B. Com isso, é possível realizar o teste em três áreas: assunto do e-mail, seu nome de usuário e horário de envio.

Dessa forma, você consegue saber quais e-mails têm melhores taxas de abertura. Mas para mensurar melhor as taxas de cliques e conversão é preciso fazer testes também no conteúdo — e, para isso, é necessário segmentar a sua lista.

Segmente a sua base de e-mails

A segmentação de e-mail talvez seja a estratégia mais eficaz para aumentar a sua taxa de conversão. Ela consiste em dividir a sua base de e-mails em diferentes blocos/categorias, assim você cria mensagens diferentes para cada um desses grupos de forma personalizada.

O Mailchimp indica que quem segmenta suas listas consegue uma taxa 60% maior de cliques do que os que não segmentam. Isso acontece porque ser pessoal ajuda a garantir o sucesso das suas campanhas, e para ser o mais pessoal possível você precisa segmentar suas listas por interesses.

Você pode dividir por área geográfica e histórico de compras (quem já comprou e quem ainda não comprou ou usou seu serviço), por exemplo. Você, então, cria um conteúdo adequado desde o título do e-mail, deixando claro para o destinatário que ele está recebendo uma mensagem personalizada.

Após todos esses passos, é possível analisar o resultado por meio dos relatórios e perceber o que está funcionando bem e o que precisa ser ajustado.

Pronto para colocar todas essas dicas em prática e melhorar sua campanha de e-mail marketing? Assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos que vão te ajudar na sua estratégia digital!

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