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Calendário editorial: entenda a sua importância e aprenda como criar!

4 de outubro de 2016 Categorias (1) Tags (1)

O marketing de conteúdo conta com uma ferramenta fundamental para organizar todas as suas ações: o calendário editorial. Afinal, não basta sair escrevendo postagens para blogs e redes sociais sem que haja uma organização e visão clara de tudo o que está em desenvolvimento. Para que os resultados sejam efetivos e possam ser medidos, é preciso planejamento – e isso inclui, é claro, um bom calendário editorial.

Ainda não sabe a importância dessa estratégia? Veja agora como funciona o calendário editorial e confira tudo que ele pode oferecer para o seu negócio:

Os pontos positivos do calendário editorial

Melhor organização do trabalho

A boa organização de uma campanha é fundamental e impacta diretamente nos resultados das ações. Quando tudo está organizado, tanto você (que está gerenciando o projeto) quanto a sua equipe sabem exatamente de quem são cada responsabilidade. Por isso, deixe bem claro as datas e os conteúdos que devem ser trabalhados em cada estratégia.

A organização pelo calendário editorial também ajuda em momentos de urgência, quando alguma pauta deve ser incluída para se adequar a algum acontecimento importante do momento (datas comemorativas ou um evento que se relacione ao seu negócio, por exemplo).

Controle mais efetivo sobre a estratégia de conteúdo

​O calendário editorial é construído mensalmente, mostrando um panorama geral de tudo o que será trabalhado em relação às estratégias de conteúdo. Ele mostra o que será publicado a cada dia, os temas dos conteúdos, as mídias utilizadas, os formatos e os compartilhamentos.

Além disso, você consegue acompanhar quais materiais estão sendo produzidos para cada tipo de persona, atentando-se às etapas do funil de vendas e ao uso adequado das palavras-chave.

Possibilidade de mensuração de resultados

​A mensuração é importante para que você saiba quais ações deram certo e quais devem ser replanejadas ou excluídas. É importante que você faça marcações em seu calendário, sinalizando os bons e maus resultados.

Como fazer um calendário editorial de sucesso

A construção do seu calendário depende do tipo de estratégia de marketing de conteúdo que está sendo implantada e das informações que são importantes para o seu gerenciamento. Confira o que é preciso para montar o seu calendário:

A ferramenta ideal

A escolha da ferramenta é importante e depende, principalmente, de 3 fatores: volume de informações, tamanho da sua equipe e sua habilidade em determinadas ferramentas.

Se você precisa mexer nas contas de vários clientes ou se as postagens serão feitas com grande frequência e em várias mídias, por exemplo, seu calendário precisa ser prático na inserção de informações. Isso facilitará a organização e a visualização de informações em grande volume.

Caso você não esteja trabalhando sozinho e tenha uma equipe grande, pensar em uma ferramenta de compartilhamento online é essencial. É importante também que você tenha facilidade com a ferramenta, tornando seu uso prático e ágil.

O cronograma do conteúdo

Com a ferramenta escolhida, é preciso começar a preencher o seu calendário de acordo com sua estratégia de marketing de conteúdo. Veja algumas informações que são mais utilizadas e adapte ao seu trabalho:

  • Datas e horários das publicações;

  • Temas dos conteúdos;

  • Títulos e mensagens;

  • Palavras-chave

  • Imagens e links;

  • Prazos para produção de textos e imagens;

  • Profissionais responsáveis por cada tarefa;

  • Formato dos conteúdos;

  • Mídias onde os conteúdos serão publicados;

  • Mídias onde os conteúdos serão compartilhados;

  • Etapa da jornada do cliente;

  • Personas;

  • Status do andamento do processo;

  • Status de aprovação.

Essas são algumas sugestões de pontos que devem conter no seu calendário editorial. É importante frisar, no entanto, que essa organização é muito particular e varia conforme os objetivos da sua estratégia. Por isso, quando for necessário alterar sua estratégia, sinalize todas as mudanças no calendário imediatamente para que todos da equipe possam acompanhá-lo sem contratempos!

Agora que você viu como é fácil criar seu próprio calendário editorial, que tal começar a criar conteúdo de qualidade para o seu site? Veja nosso artigo sobre como tornar seu conteúdo mais atrativo e aumente suas conversões agora mesmo!

 
 
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