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5 dicas para otimizar a taxa de conversão do seu blog

20 de outubro de 2016 Categorias (1) Tags (1)

Toda empresa que desenvolve um trabalho de marketing digital busca aumentar sua taxa de conversão cada dia mais. Afinal, apenas aumentar o número de visitantes em seu site não trará, necessariamente, mais resultados. Para alcançar resultados significativos, é preciso converter seus visitantes em leads qualificados.

Este simples equívoco pode, muitas vezes, sair caro para um negócio. Para solucionar este problema, é possível adotar estratégias que aumentem essa taxa de conversão sem necessariamente aumentar o fluxo de visitantes no seu site.

Quer entender melhor como isso é possível? Confira agora 5 dicas infalíveis para te ajudar no processo de conversão:

Defina seu objetivo principal

Se você possui um site que oferta diversos conteúdos, ou mesmo um e-commerce, você deve definir qual será seu objetivo principal e dar destaque a ele. É muito comum a existência de diversos banners e anúncios com call to action (CTA), todos em destaque, o que desvia a atenção de seus usuários do que você realmente deseja.

Defina qual será o principal item a ser desenvolvido e deixe-o em destaque. O restante pode existir, mas não devem, de maneira alguma, roubar a atenção do CTA principal.

Aposte no SEO

A otimização de site (em inglês Search Optimization Engine, ou SEO), tem por objetivo melhorar o ranqueamento de seu site ou landing page em mecanismos de busca, como o Google, Bing ou Yahoo. É importante aparecer na primeira página do Google, pois a grande maioria dos usuários não chegam a visualizar a segunda página de resultados.

Aposte na simplicidade

Evite a utilização de formulários extensos em seu site ou landing page. Quanto maior o formulário, menor será o trabalho do visitante para conseguir a informação que ele precisa, e menor será a taxa de conversão. Neste caso, a melhor estratégia é apostar em formulários simples e, conforme o contato avança em seu funil de vendas, deixá-lo mais específico para atender os objetivos da sua estratégia.

A simplicidade também deve ser observada no design de seu site ou landing page, evitando-se o uso de muitas informações visuais (fotos, vídeos e cores chamativas). Quanto mais informação visual, maior a probabilidade de a atenção do lead ser desviada.

Acompanhe seus resultados

Não existe uma receita pronta para o sucesso de um site ou landing page na conversão de leads. O que funciona para um determinado segmento e público, pode não funcionar para outro. Por isso, meça os resultados de acada ação colocada em prática, revisando o que não funcionou e repetindo o que deu certo.

Realize um teste A/B

Uma das melhores maneiras de verificar a efetividade de uma estratégia é comparando-a ao que era feito anteriormente. Estes testes de comparação irão indicar o que está alcançando bons resultados e o que não está.

Mas atenção: aqui, você deve enxergar além de números. É preciso buscar resultados precisos, baseados em fatos e dados. Por isso, utilize ferramentas para medir seus resutlados e entender exatamente o que está acontecendo.

Atualmente, existem duas ferramentas que podem auxiliá-lo nesta análise: o Google Analytics e o Visual Website Optimizer. Através delas é possível entender em quais canais existe uma maior aquisição e taxa de conversão, com base em estatísticas e comparativos entre duas páginas.

Gostou destas dicas para aumentar a taxa de conversão de seu site ou landing page? Aproveite então para conhecer as 3 landing pages indispensáveis em seu funil de vendas. Nos vemos no próximo post!

 

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