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Automação de Marketing Digital: vale a pena investir?

6 de setembro de 2016 Categorias (4) Tags (3)

A automação de marketing é um assunto que ainda gera dúvidas em gestores e profissionais da área na hora de decidir investir nesse recurso. Não é difícil encontrar artigos em revistas, sites e blogs especializados indicando a adoção dessa ferramenta. No entanto, é importante explorar um pouco mais o seu conceito, funcionamento, vantagens e para quem se destina a automação. São pontos que ajudam a esclarecer a visão que as empresas têm sobre o processo.

A propósito, vamos abordar cada um desses itens neste artigo. Eles ajudarão a entendermos melhor a relevância da automação para o marketing digital. Está interessado em saber mais? Então, continue acompanhando!

O que é automação de marketing digital?

A automação é um conjunto de tarefas de marketing, nesse caso digital, que são simplificadas e otimizadas por meio de uma ferramenta, normalmente um sistema ou software. Como o próprio nome sugere, ela automatiza diversos processos relacionados à publicação, ao relacionamento, à gestão, à mensuração e à análise de estratégias.

A automação de marketing digital substitui o trabalho manual e potencializa a produção de e-mail marketing, landing pages, posts em redes sociais, fluxos de nutrição, relatórios e etc. Ela oferece o suporte necessário para que as equipes de marketing se preocupem menos com as tarefas mais mecânicas.

Vale destacar que as ferramentas não funcionam ou fazem tudo sozinhas. Cabe aos profissionais de marketing e vendas configurar os softwares, criar os conteúdos, definir parâmetros e tomar decisões com base nas informações geradas pelos relatórios automáticos. Por exemplo: a plataforma pode até enviar e-mails em massa para uma base de contatos, mas as mensagens são as equipes que terão de produzir.

Hubspot e a RD Station são duas das opções mais conhecidas no mercado nacional neste segmento de softwares de automação de marketing.

Quais são as suas principais vantagens?

A redução do trabalho manual é apenas um dos benefícios da automação de marketing que já citamos. Agora, daremos um enfoque maior em seus resultados mais práticos. Confira!

Melhora a segmentação

Em uma base de leads, é normal haver consumidores em diferentes estágios de compra. Uns podem ainda estar reconhecendo os seus problemas, enquanto outros já estão procurando por soluções. Nesse contexto, a automação é importante porque, com a configuração adequada, pode direcionar e enviar os e-mails de acordo com os perfis e interesses de cada contato.

Ajuda a entender os leads

Todas as interações feitas entre os leads e os e-mails, landing pages e postagens, costumam ser registradas pelo sistema, especialmente se houver uma integração do software com um CRM. A ferramenta agrupa essas informações no perfil de cada contato, simplificando o processo de análise e fornecendo inteligência para que marketing e vendas possam trabalhar melhor suas abordagens com o público.

Diminui o custo de aquisição

A automação ajuda a otimizar a nutrição de leads. Isso acelera o ciclo da jornada de compra até a hora de fechar negócio. E a diminuição no tempo naturalmente leva a um menor custo de aquisição, pois há menos esforços da empresa para atrair e fechar com o novo cliente.

Para quais tipos de empresas ela é indicada?

A automação de marketing é indicada para qualquer empresa, independentemente do tamanho, que gaste muito tempo realizando e assumindo os riscos do trabalho manual. O empreendimento deve contar com uma plataforma de automação quando há um esforço além do necessário como, por exemplo:

  • A publicação de posts em redes sociais;
  • Segmentação e envio de e-mails;
  • Análise de tráfego e SEO, nutrição e qualificação de leads;
  • Pesquisas de palavras-chave.

A automação de marketing digital é um investimento válido porque traz benefícios para o público interno e externo. Os profissionais de marketing e vendas tornam seus trabalhos mais simplificados, produtivos e escaláveis, gerando mais leads e aumentando as vendas. Os consumidores ganham com um relacionamento mais personalizado, além de conteúdos e ofertas mais qualificados e alinhados aos seus interesses. Esse é o caso em que a máquina ajuda a humanizar a relação entre empresa e cliente.

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