Inbound Marketing

Marketing de conteúdo e Inbound Marketing: você sabe qual é a diferença?

8 de junho de 2016 Categorias (2) Tags (5)

A internet é uma realidade na vida de dezenas de milhões de brasileiros e de bilhões de pessoas pelo mundo. O crescimento da rede é exponencial e não é exagero falar que ela mudou a forma como nos relacionamos uns com os outros. Mais que isso, a internet mudou a forma como as marcas e empresas se relacionam com seus potenciais clientes. Por ser uma utilidade essencial do dia a dia, também se tornou um poderoso canal de marketing, contando com uma série de estratégias ou técnicas possíveis.

Dentre elas, podemos citar o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing. Para saber mais sobre essas duas formas de marketing, suas características e aplicabilidades, confira o post a seguir!

 

Definição de Inbound Marketing

 

Definir o Inbound Marketing é uma tarefa complexa, visto que essa forma de se fazer marketing digital alcança diversos níveis. Talvez a melhor forma de compreendê-lo seja considerá-lo como uma estratégia que se baseia no relacionamento horizontalizado com o público-alvo segmentado, e na criação de uma rede de nutrição de leads no ambiente virtual.

Ou seja, essa forma de marketing opera com o direcionamento mais específico, tornando possível a visibilidade a quem já está potencialmente interessado, por meio de segmentações nas ferramentas de divulgação, rede de display, AdWords, redes sociais, critérios de relevância (SEO) nos mecanismos de buscas como o Google, pelas quais o público-alvo terá contato com a marca ou produto.

A partir do contato, o Inbound Marketing procura criar um relacionamento com o consumidor/usuário, ao contrário de apenas bombardeá-lo com informações. Isso é importante pelo próprio perfil do cliente no meio digital, que pode passar de uma marca para a outra em segundos, caso perca o interesse ou não se sinta conectado.

Portanto, a estratégia de Inbound Marketing é baseada na construção dessa relação com as pessoas. E seus resultados são muito significativos.

Diferenças entre Inbound e Outbound Marketing

 

O Inbound Marketing se diferencia especialmente do Outbound Marketing, que usa técnicas do marketing tradicional, das mídias convencionais _ televisão, rádio, outdoors, etc. _ formas verticalizadas e não direcionadas de visibilidade. Ou seja, ainda que uma campanha outbound tenha uma segmentação de prováveis clientes a quem ela é dirigida, não há meios de se fazer com que o direcionamento de sua visibilidade atinja apenas aquela parcela.

Outra vantagem do Inbound Marketing em relação ao Outbound é de que o investimento é menor, chegando a ser 62% mais barato, conforme pesquisa da Content Trends. A mesma pesquisa indica que o ROI (Retorno por Investimento) é, em média, de 275% em campanhas bem planejadas. É uma estratégia que não cria altas taxas de rejeição, pois o público a que alcança já é o possivelmente interessado. Além disso, essa ferramenta tecnológica tem se mostrado uma excelente forma de os negócios crescerem e se tornarem visíveis na internet a cada dia.

Diferenças entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

 

O Marketing de Conteúdo pode ser considerado uma espécie do qual o Inbound Marketing é gênero. Ou seja, ao se fazer Marketing de Conteúdo, já se está fazendo Inbound Marketing, embora o contrário não seja verdadeiro.

O Marketing de Conteúdo se baseia em criar conteúdo atrativo e interessante que chame a atenção dopúblico-alvo para o assunto relacionado com a marca ou produto ou ainda uma forma de trazê-lo ao blog/site da marca para tentar dali a conversão.

Ainda, é uma forma de se criar visibilidade, pois o conteúdo interessante pode ser compartilhado nas redes sociais. Resumindo, é uma estratégia em que se procura fidelizar e engajar o cliente oferecendo informações e conteúdo em posts e matérias que sejam de seu interesse, para que ele não apenas visite a página, blog ou site da marca, mas interaja com ela e retorne.

O Marketing de Conteúdo é importante para quem deseja aparecer para o público, pois cerca de 78% dos consumidores procuram informações sobre o que pretendem adquirir na internet, o que aumenta as chances de conversão ao se disponibilizar essas informações e aumenta o tráfego e a visibilidade da marca.

Essas são as principais diferenças entre o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing! Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários, para que possamos responder!

 

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