jornada de compra

Como fazer um bom planejamento utilizando a jornada de compra?

20 de abril de 2016 Categorias (1) Tags (10)

Nos dias atuais, o consumidor é totalmente conectado, e até chegar ao ato da compra ele toma várias decisões. Mapear a jornada de compra é uma das técnicas que possibilitam relacionar-se com o seu lead e quebrar as objeções necessárias para encaminhá-lo até a compra.

A primeira etapa de qualquer campanha é o planejamento, e é nele que definimos todos os pontos fundamentais. Conhecer o caminho do primeiro clique à compra e apresentar soluções simples é fundamental para a sua estratégia.

Neste artigo, explicaremos como aliar planejamento e jornada de compra de maneira simples e eficaz para potencializar suas vendas. Confira:

Persona: personifique seu público-alvo

Na primeira etapa do planejamento, você deve dividir a jornada de compra em etapas e, junto com a sua equipe, definir a execução de cada uma delas.

Logo em seguida, construa a representação do seu público-alvo: dê nome, idade, localização, estado civil, social, financeiro e o local onde essa persona trabalha. Assim, você poderá entender o universo e as necessidades da sua persona.

Automação de Marketing

No mundo de hoje, o email é necessário para quase tudo. Ao mesmo tempo, estamos sempre procurando facilidade na hora de adquirir produtos ou serviços. Dificilmente você pensa em ligar para pedir comida se pode fazer o mesmo por meio de um aplicativo, por exemplo. Perceba que cada vez mais a presença e o contato com um vendedor se torna dispensável, e quando falamos de negócios digitais isso se torna ainda mais notável.

Automação de Marketing é simplesmente tornar a jornada de compra automática e simples. Defina no seu planejamento, quais são as funcionalidades da automação e que ferramentas serão necessárias. Automatizar a jornada de compra é essencial para não perder o timing do lead. Esse é um ponto crucial no seu planejamento.

Jornada de Compra: problema de forma ampla, opções de resolução e solução

A Jornada de Compra é dividida em três fases: conhecimento, consideração e decisão. Entender cada uma delas é essencial para que o lead chegue até a compra.

Conhecimento

Na primeira fase, a persona ainda não sabe que tem um problema, ela ainda está despertando. Para saber que tipo de conteúdo produzir para essa fase da jornada, use o Keyword Planner e entenda como essa persona está pesquisando.

Exemplo: uma publicação de “10 receitas de suco detox” seria uma publicação ideal para essa fase da jornada de compra. É importante que nessa fase também se comece a quebrar objeções. Artigos no formato “Como emagrecer sem dietas caras” (objeção) são ótimos aliados.

Consideração

Ela chegou ao seu blog, leu o conteúdo e deixou pra lá. Dias depois, novamente a necessidade surge e ela pesquisa de novo. Esse momento é a fase de consideração: a persona já procura opções para resolver o problema.

É nesse momento que você apresenta opções de resolução, como e-books, planilhas, slides, vídeos, webinars e outros. Algo que seja compacto, útil e gratuito. Exemplo: e-book “20 Exercícios Para Emagrecer Sem Sair de Casa”.

Fazer o download não quer dizer que logo em seguida ela vai comprar o seu produto. Por isso, é preciso criar relacionamento. Ela fez o download, mas não parou de pesquisar, está analisando cada opção. Nesse momento, um artigo “4 Programas de Emagrecimento Comprovados” finalmente apresenta o seu produto pra ela.

Decisão

Na fase da decisão, você precisa mostrar os seus diferenciais. Aliados a isso, você pode exibir depoimentos de clientes, bônus, opinião de especialistas, entre outros, pois é nesse momento que a sua persona vai fechar a compra, e ela precisa enxergar a necessidade e principalmente a qualidade e a garantia daquilo que está adquirindo.

Como incorporar a jornada de compra no meu planejamento

Agora, você já conhece a jornada de compra e sabe que tem que automatizar esse processo. Construa o planejamento de acordo com cada fase da jornada. Em seguida, pense nos processos de transição de uma fase para outra. O ideal é que você construa vários conteúdos para cada fase da jornada, analise e vá construindo conteúdos no formato que tem melhor desempenho.

Monte um cronograma, trace metas e torne seu planejamento altamente eficaz. Dessa forma, fica mais simples de planejar estratégias mais eficientes para o seu marketing.

Pronto, você já conhece a jornada de compra e sabe como incorporá-la ao seu planejamento! Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e conte pra gente sobre sua experiência.

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