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Como atuar em diferentes redes sociais empresariais

3 de fevereiro de 2016 Categorias (4) Tags (4)

Milhões de pessoas estão conectadas a pelo menos, alguma rede social. Isso representa um potencial enorme para empresas em termos de relacionamento com clientes, negócios e divulgação de produtos e serviços. Porém, antes de criar uma página na internet, é preciso conhecer um pouco mais sobre esse universo e entender qual a melhor estratégia, deve ser adotada em cada canal.

Para te ajudar, listamos 4 dicas de como se destacar e obter sucesso nas redes sociais empresariais.

Seja social

Como o próprio nome já diz, as redes sociais têm como principal objetivo, a socialização. Por isso, independente do canal escolhido, o importante é estar aberto e disposto a participar de conversas e interagir com o público.

Em algumas redes sociais empresariais esse ponto é ainda mais importante. No Twitter, por exemplo, interagir com os seguidores é essencial, já que a rede foi constituída com o objetivo de gerar conversas. Ou seja, de nada irá adiantar criar uma página nas redes sociais se você quiser adotar uma comunicação unilateral como nos canais de marketing tradicionais.

Conheça muito bem o seu público

Antes de criar redes sociais empresarias, é essencial saber em quais delas seu público-alvo está presente e com qual finalidade elas são utilizadas. Mesmo porque, não adianta criar uma página no Facebook se o seu público estiver no Pinterest, certo?

Além de detectar quais as redes utilizadas, é preciso entender como o seu público interage em cada uma delas. Existem alguns tipos de perfis de usuários de redes sociais: há aqueles que apenas acompanham as conversas, os leitores; os que participam ativamente de conversas, os opinadores; e os que produzem os conteúdos que geram as conversas, os formadores de opinião.

Esse ponto é importante porque impacta diretamente em sua estratégia. Se o seu público for apenas leitor, não vai adiantar criar ações cujo objetivo é gerar engajamento porque isso dificilmente irá acontecer.

Não seja egocêntrico

Imagine estar entre um grupo de pessoas numa festa e uma delas disparar a falar sobre si mesma. Chato, não? A sensação é a mesma quando uma empresa utiliza as redes sociais para falar apenas de seus produtos ou serviços. Por isso, invista em conteúdo relevante para o público e que esteja relacionado ao negócio. Uma marca de cosméticos, por exemplo, pode dar dicas de como fazer uma maquiagem para festa. Assim como uma empresa de tecnologia pode falar sobre as previsões da área para o próximo ano.

Também vale aproveitar ao máximo o recurso de cada rede. No Instagram e no Pinterest, invista em imagens bonitas e atrativas. No Twitter, seja breve e fique atento aos Trending Topics para participar de conversas. No Linkedin, procure apresentar notícias e dicas relacionadas ao mundo dos negócios com uma linguagem mais formal. No Facebook, aumente a relevância de seus posts publicando imagens e vídeos diretamente na rede.

Ouça e Aprenda

Criar canais em redes sociais é estar disposto a lidar com críticas e utilizá-las de forma construtiva em sua estratégia. Por isso, é muito importante monitorar o que estão falando sobre a marca, concorrentes e, até mesmo, sobre o segmento do negócio nesses canais. Essas informações serão extremamente valiosas para que você possa adaptar estratégias, obter vantagens competitivas e prever comportamentos e hábitos do público. Elas também irão ajudar a avaliar, quais as melhores abordagens em cada canal, com base no feedback dos seguidores.

Criar e gerir redes sociais empresariais é uma tarefa que vai muito além de criar uma página no Facebook e programar alguns posts. Ela demanda pesquisa, conhecimento e disposição para ouvir e participar de conversas.

Ainda tem dúvidas sobre o marketing em redes sociais? Manda pra gente nos comentários!

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