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4 estratégias para a fidelização de clientes em sua agência

17 de fevereiro de 2016 Categorias (2) Tags (8)

O tema deste artigo, fidelização de clientes, é muito interessante. Ele nos dá a oportunidade para fazermos uma analogia muito simples: com um relacionamento amoroso, um casamento, por exemplo.

Calma! Vamos explicar. Em um relacionamento a dois, o importante são sempre os detalhes. As pequenas atitudes que fazem com que seu parceiro se apaixone por você. Não é isso? E você sabe: parceiro feliz, parceiro fiel.

E como uma paixão começa? Quando você o surpreende dando a ele mais do que ele esperava, ou seja, você é capaz de superar suas expectativas.

Analogamente é assim no mundo dos negócios. Você gostaria de manter a fidelização dos seus clientes? Então aja como se fosse um casamento. Surpreenda! Mas surpreenda de verdade! Não dê ao seu cliente o que ele pediu, lembre-se, é preciso mantê-lo apaixonado, fiel e feliz. Dê a ele mais do que ele estava esperando.

Surpreender não é entregar ao cliente exatamente o que ele queria. É ser capaz de fazer o que nenhuma outra agência faz – entregar sempre mais do que ele pagou. E às vezes, esse algo mais é apenas um pequeno detalhe. Mas um detalhe que faz toda a diferença no final.  E cliente apaixonado é mais do que cliente feliz, é cliente fiel.

Apesar da analogia acima ter dado uma boa noção do que estamos falando, vamos colocar aqui em tópicos o que você vai precisar trabalhar para fidelizar seu público. Então mãos à obra!

1. Marketing de relacionamento e sua importância para fidelização de clientes

Vivemos em um mundo globalizado e altamente competitivo. Hoje a criatividade e a inteligência humana chegam a patamares nunca antes imaginados. A cada minuto que passa sua empresa tem que estar pensando em inovações para não perder espaço, pois é extremamente complicado conseguir sobreviver nesse mundo de altíssima competitividade.

Até há alguns anos atrás não era tão importante se preocupar em satisfazer cliente, pois tudo era muito local, fulano que conhecia beltrano, que era a única empresa do bairro, da cidade etc.

Era o cliente que precisava e ia atrás. Hoje não! Principalmente com o “boom” da internet, onde o cliente tem o privilégio de poder escolher. Ele detém o controle.

Nesse novo contexto, o marketing de relacionamento é a ferramenta essencial para fidelização de seus clientes. Manter contato, oferecer ajuda e prestar informações relevantes através de conteúdos são estratégias de relacionamento que realmente funcionam.

Fazer-se presente, criar relacionamentos positivos em longo prazo com seus clientes é a melhor forma para fidelizar clientes.

2. Segmentação do público-alvo

Para fidelizar cliente é necessário trabalhar bem a segmentação. Manter o foco naqueles que realmente interessam ao seu negócio. Sair dando tiros para todo lado não é uma boa ideia. Quanto mais conhecer seu cliente e estreitar os laços com ele, melhor será para conseguir sua fidelização.

3. Bom atendimento

Essa dica poderia se resumir no simples “atenda o cliente como você gostaria de ser atendido”. Mas as coisas não são bem assim. Pois, quando a gente fala em bom atendimento, a maioria das agências acha que o atendimento só se atém na hora da compra, mas se esquecem de um item importantíssimo: o pós-venda! O bom atendimento passa pela jornada do cliente, como a atração, o conhecimento, relacionamento e a venda, mas o principal é o pós-venda. E sabe por que o pós-venda é um dos principais fatores? Pois é ele que dará sustentação para que um novo ciclo recomece. Cliente satisfeito é aquele que retorna e indica sua empresa. Portanto, lembre-se para ter um bom atendimento foque na jornada do cliente e principalmente na etapa pós-venda.

4.  Análise da concorrência

É isso mesmo! Nada de ficar dormindo no ponto esperando o bonde passar. Fique de olho no que seus concorrentes estão fazendo e faça melhor. Esteja sempre um passo à frente. Esse é um dos segredos para fidelização de clientes, simples assim!

E aí? Gostou desse artigo? Então leia também 6 dicas para conhecer melhor seu público-alvo.

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