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4 motivos para apostar no Inbound Marketing

27 de janeiro de 2016 Categorias (4) Tags (5)

O Inbound Marketing representa uma verdadeira revolução na forma de atrair consumidores, pois se concentra em atender às necessidades do cliente e alcançá-lo por geração de valor, ao contrário da velha tática baseada em “vencer pelo cansaço”. Confira no post a seguir, por que apostar nesse novo conceito de marketing!

  1. O Inbound Marketing pode ajudar sua agência

Enquanto o marketing tradicional interrompe as pessoas para apresentar uma ideia, repetidas vezes e, assim, atrair clientes, a metodologia Inbound é bem diferente.

Com o comportamento centrado no cliente, esse conceito envolve se adaptar às preferências dos consumidores, gerando valor com base no que eles acham relevante.

As pessoas, de modo geral, estão cansadas de serem interrompidas por produtos ou serviços que muitas vezes não têm a menor utilidade para elas. Então, por que gastar dinheiro investindo em uma forma saturada de atração e fidelização?

  1. É possível obter bons resultados por meio dos conteúdos

A principal forma de atrair e converter leads (clientes em potencial) por meio do Inbound Marketing é por meio do conteúdo de qualidade. A única maneira de conseguir isso é entendendo primeiramente para quem o conteúdo está sendo criado, bem como, quais são as necessidades do público para o momento.

Com muita pesquisa e coleta de dados relevantes sobre o seu negócio, junto com o perfil de cliente ideal que deseja replicar, você poderá formar personas e criar conteúdo voltado para elas.

Produzir conteúdo sem esse direcionamento pode tornar a estratégia um fracasso, já que não terá o impacto necessário no público desejado.

  1. O processo é simples e eficiente

Podemos separar o processo de Inbound Marketing em quatro passos principais. São eles:

  • Atrair visitantes que consumam o seu conteúdo;
  • Converter esses visitantes em leads (ou clientes em potencial);
  • Fechar os leads em clientes;
  • Encantar os clientes e torná-los divulgadores da sua marca.
  1. Tenha muitas ferramentas à disposição

Para concluir esses passos, temos algumas ferramentas de grande ajuda. Entre elas, é possível destacar:

Blogs

A forma mais comum de criar conteúdo de qualidade é por meio de um blog. Essa é uma das ferramentas mais valiosas para a sua estratégia e tem mais utilidade no primeiro passo: o de atrair visitantes.

Redes sociais

Também muito úteis na primeira fase do processo, as redes sociais têm enorme poder de distribuir o conteúdo que sua empresa produz e atrair novas pessoas interessadas.

SEO

O SEO, ou otimização para motores de busca, que visa ajudar sua página a se destacar nas páginas de pesquisa, também pode ampliar muito o alcance do seu conteúdo. Ao usar palavras-chave bem escolhidas, que se relacionam com o que as pessoas pesquisam, é possível atrair muitos visitantes.

Landing pages

As landing pages são ótimas formas de converter os visitantes casuais do seu blog em leads, ou possíveis clientes. Por criar material mais profundo, como e-books ou ferramentas, e pedir algumas informações de contato da pessoa em troca, poderá iniciar um fluxo de nutrição que a levará a se tornar cliente em breve.

E-mail marketing

O fluxo de nutrição do qual falamos só é possível com o bom uso do e-mail marketing. Se feito da maneira correta, oferecendo valor de forma constante e coerente com cada lead, poderá ser usado no terceiro e quarto passos, fazendo dos leads, clientes, e dos clientes promotores da marca.

Como você pôde ver, não faltam motivos para apostar no Inbound Marketing como estratégia para atrair mais clientes. Esse conceito gira totalmente em torno do público e reflete o caminho que as empresas precisam trilhar para ter sucesso.

E você, já está convencido do poder do Inbound Marketing para a sua agência? Então não deixe de descobrir também, os 7 erros que você não pode cometer!

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