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Smarketing: o que é e como funciona

25 de novembro de 2015 Categorias (3) Tags (5)

Qualquer empresa que se destaca no cenário mercadológico tem uma excelente integração entre as equipes de Marketing e Vendas. Porém, existe uma espécie de rixa entre esses dois setores.

Com isso, não é de se espantar que o volume de venda se torne menor que o previsto com essa não integração das áreas. Mas para resolver o problema, o Smarketing é fundamental. E para você descobrir mais sobre essa técnica e como ela pode beneficiar a sua empresa, listamos neste post tudo o que você precisa saber sobre somo o Smarketing funciona. Acompanhe a seguir!

O que é Smarketing?

O Smarketing é a soma das palavras inglesas Sales, que significa “vendas’, e Marketing. A metodologia visa alinhar e harmonizar essas duas áreas tão fundamentais dentro da empresa, aumentando o número de leads e nutrindo-os com informações relevantes para que os vendedores façam um atendimento de qualidade com cada cliente para ter maior eficiência na hora de fechar um negócio.

Quais são os principais benefícios para a empresa?

Por criar um propósito comum entre os setores que possuem conflitos, vemos duas possibilidades:

  • Envolvimento maior com a empresa

Com todos falando a mesma língua, os colaboradores certamente vestirão a camisa da empresa, pois irão conseguir definir claramente suas metas e enxergar chances reais delas serem alcançadas. E com isso, podemos ver reflexos positivos na gestão de leads e de vendas.

  • Aumento no volume de vendas

Com informações relevantes sobre clientes, a equipe de Vendas conseguirá fechar mais negócios em menor tempo. A sinergia entre Marketing e Vendas pode aumentar em 20% o faturamento da companhia, de acordo com a empresa americana de pesquisas em marketing Aberdeem Group.

Como ele deve ser adotado?

Pode até não ser missão fácil colocar duas equipes conflitantes em sintonia, mas todos os esforços valem a pena. Para ter um excelente Smarketing, você deve adotar as seguintes posturas:

  • Implementar objetivos semelhantes ou iguais para Vendas e Marketing;
  • Melhorar a comunicação entre os setores, mostrando transparência sobre o desenvolvimento de cada tarefa e metas.

Quais são os requisitos?

Os requisitos para alinhar e harmonizar os times de marketing e vendas são:

  • Definir mesma linguagem

As metas para o Marketing devem ser como o da equipe de Vendas, ou seja, baseada nas receitas geradas pelos negócios fechados.

  • Alinhar o funil de clientes

Há apenas um funil para os dois setores. Eles devem entender a semelhança que há entre o ciclo de vida médio do cliente e de vendas.

  • Definir o sales-ready lead

A expressão significa o quão pronto de fechar o negócio o cliente está. Mais uma vez, a harmonia e o alinhamento entre Vendas e Marketing é fundamental, pois os dois devem determinar juntos o que o consumidor espera para realizar a compra.

  • Compartilhamento e compreensão de personas

O bom alinhamento entre os setores da empresa é conhecer bem as personas. O marketing precisa desse conhecimento para criar conteúdos de qualidade e fazer os leads andarem no funil.

Para o time de Vendas, é fundamental conhecer todos os perfis dos consumidores para converter os leads em vendas reais.

Após ver os requisitos, você deve estar se perguntando: “O que fazer para aplicar o Smarketing?” Além de muito esforço, é imprescindível mudar a mentalidade da empresa.

O que é preciso mudar na mentalidade das equipes?

A primeira coisa a ser adotada é o princípio que embasa o post: Marketing e Vendas devem atuar juntas. Uma necessita da outra para alavancar o volume de vendas e prover leads qualificados.

Outro problema que deve ser solucionado é a comunicação entre as áreas corporativas. SMS, telefonemas, e-mails, dentre outros, não alinham setores. É necessário um contato direto entre as partes para definir objetivos comuns. Para isso, é fundamental utilizar o SLA.

Como definir o SLA para os dois times?

O SLA (Service Level Agreement) é um acordo firmado entre setores da empresa. Nele é descrito as metas e nível de serviços, além de papéis e responsabilidades das partes envolvidas.

Além de acordado entre todos, o documento deve ser revisado periodicamente para certificar-se de que o mesmo está de acordo com as necessidades da organização.

Viu como é possível — e importante — unir Marketing e Vendas para o bem da sua empresa? Agora, conte-nos o que achou dessa integração de setores. Pretende aderir à prática? Deixe seu comentário!

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