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O que são OKRs e como utilizá-los em uma agência de Marketing Digital

18 de novembro de 2015 Categorias (4) Tags (3)

Definir e planejar são fatores fundamentais para que qualquer empresa consiga resultados cada vez melhores, mas muitas encontram problemas em como fazer com que todos saibam quais objetivos atingir e como fazê-los. O uso dos OKRs, entretanto, ajuda a eliminar essa dificuldade através de uma experiência integrada e bastante direcionada. E para te contar mais sobre isso, te contaremos no post de hoje o que são esses OKRs e como utilizá-los em sua agência de marketing digital. Descubra a seguir!

O que são OKRs?

OKR é a sigla para Objective and Key Results — ou Objetivos e Resultados Chave em tradução livre. Os OKRs nada mais são do que uma metodologia para atingir metas dentro de um ambiente organizacional de maneira efetiva.

Basicamente, eles funcionam da seguinte maneira: define-se um objetivo que beire o impossível, e para cada objetivo, um conjunto de alguns resultados chave. Esses resultados serão responsáveis por identificar se o objetivo está ou não sendo atingido.

Qual o objetivo dos OKRs?

De maneira geral, os OKRs possuem como objetivo principal permitir que a empresa alcance metas maiores através de um sistema simples, direcionado e bastante eficiente.

Isso não significa que os OKRs não exijam planejamento, mas que é uma forma desafiadora e efetiva de estabelecer objetivos para que possam ser alcançados de maneira mais rápida e mais precisa, já que têm impacto direto na motivação em geral.

Para quais setores os OKRs servem?

Uma das grandes vantagens dos OKRs é sua metodologia que pode ser empregada de maneira totalmente integrada, ou seja, pode ser utilizada por todos os setores da empresa.  

No caso de uma agência de marketing digital, por exemplo, os OKRs podem estar presentes desde o setor de atendimento até a criação. Isso pode acontecer devido à presença de um objetivo maior para toda a agência, que é distribuído em objetivos menores.  

Imagine, por exemplo, que o objetivo seja conseguir dobrar os lucros da agência no período de seis meses. Enquanto esse é o objetivo principal, os resultados chave podem ser aumentar em 50% a fidelização de clientes, ter uma taxa de retenção de 40% e reduzir os custos em 20%.

A taxa de retenção em 40%, por sua vez, pode se tratar do objetivo principal do setor de atendimento e que possuirá outros resultados chave, como retenção de 5 clientes por semana e aumento de 50% do oferecimento das ofertas exclusivas para atingir a retenção.

Como definir OKRs corretamente?

Embora muito úteis, os OKRs devem ser definidos da maneira certa para que possam garantir os objetivos pretendidos. De modo geral, é preciso que todos os OKRrs estejam integrados entre os diferentes setores, promovendo um efeito dominó que impactará positivamente toda a empresa.

Além disso, é preciso que a definição desses objetivos ocorra de modo que todos estejam de acordo e, por vezes, que inclua uma abordagem bottom up, ou seja, em que quem realizará as tarefas defina quais serão esses objetivos.  

Os objetivos também precisam ser claros e de conhecimento geral, e os resultados chave devem, necessariamente, incluir valores quantitativos para medição. De modo geral, é fundamental que os OKRs façam parte da cultura da agência para que todos possam estar motivados a atingir o mesmo objetivo.

Você já conhecia os OKRs? Como pretende utilizá-los? Use os comentários para debater e trocar ideias sobre o assunto!

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