abradi-User-Experience

UX: User Experience como um diferencial para o seu site

14 de outubro de 2015 Categorias (2) Tags (4)

A web está evoluindo a cada segundo, em um ritmo impressionante. Agora, as pessoas acessam praticamente qualquer tipo de serviço online, de qualquer lugar, e fazem isso em uma infinidade de dispositivos que assustam qualquer desenvolvedor. No meio de tudo isso, surge um conceito que muda tudo outra vez: User Experience, ou simplesmente UX.

Mas, de que modo você pode usar o User Experience como um diferencial para o seu site, e que benefícios isso traz? É isso que vamos ver agora!

User Experience como um diferencial para o seu site

UX representa a experiência que alguém tem quando usa o seu site, e envolve tanto questões técnicas  –  como a velocidade de carregamento das páginas  –  quanto as emoções despertadas no consumidor durante as interações.

Justamente por ter um alcance tão amplo na relação com os usuários é que o User Experience vem ganhando força na criação de sites, aplicativos e todo tipo de produtos digitais: a sua aplicação pode fazer a diferença entre o fracasso e o sucesso de um projeto. Afinal, a jornada ganhou um papel tão importante quanto o objetivo final que o consumidor espera cumprir, e o papel do UX é tornar essa jornada o mais agradável possível.

Como trabalhar User Experience da forma correta

Para criar uma boa estratégia de UX é essencial tomar algumas medidas práticas:

Faça pesquisa: O primeiro passo para criar uma boa experiência de usuário é fazer uma pesquisa que o ajude a conhecer profundamente as pessoas que vão usar o seu site. Para isso, responda a perguntas como: Quem é meu público-alvo? Qual o objetivo principal que ele deve conseguir cumprir na página? De onde ele está navegando? Que características desse público eu poderia usar para facilitar a navegação?

Pense no usuário: Use as informações que você encontrou durante a pesquisa para criar a interface. Uma armadilha comum na hora de pensar em UX é projetar experiências que nós achamos boas, sem levar em conta as pessoas que vão usar o que está sendo criado. Não caia nesse erro: você já tem os dados de que precisa, só falta usá-los a seu favor.

Crie uma experiência intuitiva: É essencial oferecer uma interface amigável e simples de usar, páginas que carregam rápido, textos que têm tamanho de fonte e cor apropriados para todos lerem, entre outras coisas. Lembre-se de que o seu objetivo é ajudar, e não apenas impressionar. Pense no Google, por exemplo: simples, amigável, rápido e eficiente. Ninguém diz “Uau! como esse site é lindo!”, mas todos o acessam e ficam felizes com ele, porque a experiência que o Google oferece é impecável.

Seja adaptável: É importante entender que mesmo fazendo pesquisas que levam em conta o usuário e criando uma interface intuitiva, o seu projeto não vai sair 100% perfeito. Por isso, seja adaptável e mude o que não funcionou tão bem de início. Aliás, quando o projeto é lançado, é apenas o início, pois as reações dos consumidores vão apontar muitas coisas a melhorar.

Os benefícios do UX para o seu site

Entre os benefícios claros que o User Experience traz para o seu site, podemos destacar a fidelização de clientes, que tende a aumentar muito conforme se sentem satisfeitos por encontrar o que procuram e realizar as ações desejadas sem dificuldades.

Mais do que isso, eles se tornam também defensores da marca, compartilhando as boas experiências nas redes sociais e até mesmo oferecendo depoimentos que podem ser colocados no site para atrair mais pessoas.

Sem dúvida, a forma como as pessoas consomem tem mudado e, com isso, o modo como devemos projetar os produtos e serviços digitais precisa acompanhar essa evolução. Com certeza, UX é um caminho que não deve ser ignorado. Muito pelo contrário, a melhor decisão que você pode tomar hoje é de usar o User Experience como um diferencial para o seu site.

Já trabalhou com UX em algum projeto? O que acha mais importante para criar uma boa experiência de usuário? Compartilhe suas ideias, deixe um comentário!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestShare on TumblrShare on StumbleUponDigg thisFlattr the authorShare on RedditBuffer this pageEmail this to someone
Copyright © 2018 ABRADi-SC
Inbound Marketing:Conteúdo:Imprensa: