abradi-header-KPIs-para-marketing-digital

KPIs para marketing digital: o que você precisa saber

28 de outubro de 2015 Categorias (3) Tags (5)

Muito se tem dito sobre a importância de uma estratégia eficiente de marketing digital. Os investimentos nos setores são cada vez mais altos, e quem investe nessa estratégia quer saber direitinho quais os retornos obtidos. E é para isso que existem os KPIs — Key Performance Indicators (Indicadores-chave de Performance) — no marketing digital: quantificar e medir o alcance da cada ação ou campanha. E para te contar mais sobre eles, o post de hoje te explicará melhor o que são os KPIs, como eles podem otimizar seu desempenho no marketing e quais métricas são as melhores para analisar. Acompanhe a seguir!

O que são os KPIs

Key Performance Indicators, ou simplesmente KPIs, possuem a função de ajudar gestores a colocar na ponta do lápis o que foi conquistado através dos esforços no marketing digital.

Um exemplo clássico e básico de KPI seria:

Numa loja de camisetas, o modelo gola V entra em promoção por 7 dias. Foram feitos 100 flyers para distribuição em frente ao ponto de venda. No final, foram vendidas 50 unidades gola V, quando a média para o mesmo período sem promoção é de 20.

A partir desses números bem simples você pode calcular o valor gasto na ação, o ganho em números absolutos de venda e quanto a mais foi conquistado de retorno. Sem esses indicadores (KPIs), ficaria muito mais difícil medir com mais precisão a taxa de sucesso da promoção das camisetas golas V.

Quais os benefícios dos KPIs para marketing digital?

Transportando esse conceito para o universo virtual, os KPIs para marketing digital funcionam da mesma forma, e os benefícios são tão importantes quanto para as ações e campanhas de marketing tradicional. Se falamos tanto sobre a importância no monitoramento de redes sociais, é preciso saber o que fazer com o material coletado.

Se mensurarmos números digitais, temos universos numéricos muito maiores, mas que sem o correto planejamento e acompanhamento podem se tornar apenas quantidades vazias, informações que não traçam paralelos com os esforços do setor de venda e marketing. Por isso, criar indicadores é fundamental.

Outro grande benefício dos KPIs para marketing digital está na possibilidade de escolher dentro de um imenso universo de taxas e números aqueles que, em um determinado momento, signifiquem mais — ou menos — para avaliar como andam as conversões da sua empresa.

Principais indicadores

E agora que nós já sabemos o que são os KPIs para marketing digital, além de seus benefícios para uma gestão eficaz, é importante também que você conheça os principais indicadores. Esses ajudarão a selecionar as perguntas mais assertivas para as métricas, dando bons direcionamentos através de suas respostas:

  • Qual é o volume de vendas da sua empresa? Partimos sempre do pressuposto que a maioria das empresa precisa vender. Mas para saber qual a sua posição atual no mercado, é necessário quantificar a participação dos seus produtos e serviços.
  • Qual o ROI (Retorno Sobre Investimento) da sua empresa? Assim como no exemplo das camisetas de gola V, sua equipe também precisa estar de olho no quanto gasta no marketing digital e no quanto ela vende. Somente assim será possível saber se as ações são realmente efetivas para aumentar conversões.
  • Quais as taxas de conversão da sua empresa? Hoje em dia, quase nenhuma empresa tem um site, perfil ou fan page apenas para mostrar que está na internet. Na verdade, a presença digital significa atrair visitantes para convertê-los em lead para que, no momento certo, eles se tornem clientes. Portanto, é preciso saber quem interagiu e mordeu as suas iscas digitais.

A partir desses três indicadores, você poderá começar a colocar suas dúvidas no papel e extrair informações valiosas que vão permitir o melhor uso de suas estratégias. Ou seja, os KPIs para marketing digital são as pontes para ampliar — com qualidade e em quantidade — o seu funil de conversão. Portanto, aproveite cada um deles para crescer!

E aí, você ainda ficou com alguma dúvida ou tem algum questionamento para dividir conosco sobre KPIs para marketing digital? Então participe da conversa através dos comentários!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestShare on TumblrShare on StumbleUponDigg thisFlattr the authorShare on RedditBuffer this pageEmail this to someone
Copyright © 2018 ABRADi-SC
Inbound Marketing:Conteúdo:Imprensa: