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A importância das personas para o marketing digital

21 de outubro de 2015 Categorias (3) Tags (4)

A sua empresa está enviando mensagem para as pessoas certas? Se essa é uma pergunta que você nunca parou para fazer, está na hora de pensar em personas para o marketing digital do seu negócio.

A persona, ou buyer persona, é o cliente ideal da sua empresa. Com a criação da persona, um perfil semi fictício dos seus consumidores, a partir de dados reais de clientes e possíveis clientes, você consegue detalhar e orientar o desenvolvimento da estratégia da sua empresa para o seu público-alvo.

É por meio das personas que a sua empresa vai entender como chegar até potenciais clientes e fazer com que eles se interessem pelos conteúdos oferecidos. Para isso, vamos te mostrar como criar uma persona e como utilizar ela na sua estratégia.

Como criar personas para o marketing digital

Para criar a sua persona, é necessário fazer uma pesquisa de mercado e coletar dados reais dos seus clientes, mas não só deles. Após reunir os dados dos seus consumidores, você pode começar uma pesquisa com potenciais clientes para aprimorar esse perfil fictício.

Entre os dados que você precisa reunir estão:

  • Dados demográficos: gênero, idade, estado civil, se têm filhos, onde moram;
  • Objetivos: o que valorizam, quais são seus sonhos e como podem ser ajudados a realizá-los;
  • Pontos fracos: entenda os problemas dessas pessoas e como a sua empresa pode resolvê-los;
  • Onde buscam informações: descubra os canais online e offline onde buscam atualizações e informações e invista nesses canais;
  • Que cargo ocupam: investigue onde trabalham e em qual área.  

Reúna as informações dos clientes e possíveis consumidores e crie um ou mais perfis para a sua empresa. É possível que, mesmo após essa pesquisa, as informações coletadas não formem um padrão, o que significa que ou você está fazendo as perguntas erradas, ou a sua empresa não tem um cliente específico e atrai diversos tipos de públicos.

Depois desse trabalho, crie esse perfil, dê um nome e uma imagem e inclua os dados e informações que você acredita serem significantes. É muito importante que a persona seja uma pessoa real para a sua equipe, assim todos têm uma ideia de com quem estão conversando e tornam a comunicação mais humanizada e assertiva.

Como usar a persona

Agora que você criou suas personas  é hora de integrá-las no seu marketing. A persona deve ser o ponto inicial da sua estratégia, pois sem ela não é possível fazer um planejamento.

O maior benefício da criação da persona é que as suas campanhas se tornam mais eficientes e conseguem alcançar resultados melhores, mas como isso? Por meio da persona você vai entender qual linguagem usar, em qual canal enviar as suas mensagens e principalmente qual mensagem enviar.

O seu conteúdo começa a ser planejado a partir das pessoas que você quer conquistar com ele, por isso é importante o que dissemos ali em cima: dar um rosto para a sua persona.

Você entendeu como criar personas para o marketing digital? Comente no nosso post suas dúvidas para te ajudarmos a criar o perfil do seu cliente ideal.

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