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7 erros de inbound marketing que você não pode cometer

7 de outubro de 2015 Categorias (3) Tags (4)

Os erros de inbound marketing são comuns para quem não está familiarizado com essa estratégia, pois há poucos anos ela vem ganhando força no Brasil. Muitos irão dizer que errar é importante para construir um caminho mais sólido no futuro, mas sabemos também que alguns equívocos podem comprometer todo um trabalho, especialmente quando demoram para ser percebidos. Logo, o artigo de hoje vai mostrar as 7 falhas mais graves que você deve evitar o quanto antes em suas ações de inbound.

  1. Não ter objetivos

Se a sua campanha não tem uma direção clara para onde seguir, melhor nem começá-la. O que você ou seu cliente esperam conseguir com suas estratégias de inbound marketing? Vender mais o seu produto ou serviço? Fidelizar mais os clientes? Gerar brand awareness? Ser visto como autoridade no seu segmento de mercado? Enfim, defina objetivos alcançáveis e que tenham um tempo limite para atingi-los.

  1. Definir metas irrealistas

Essa dica vai ao encontro do item anterior, pois o cuidado aqui está na definição de metas que uma empresa possa ou não atingir. Será que o cliente X tem condições de gerar 10.000 leads em 6 meses? Ou se o cliente Y pode aumentar sua taxa de conversão em vendas em 50% nos próximos 3 meses? Estipule indicadores importantes para a empresa como um todo e que possam ser mensuráveis.

  1. Deixar de mensurar os resultados

De nada adiantará definir objetivos e metas realizáveis se você não acompanhar as métricas que justifiquem a realização de uma campanha. A vantagem do inbound, como qualquer outra estratégia de marketing digital, é que tudo é passível de mensuração. Taxa de conversão, tráfego do site, ROI e Custo por lead são alguns indicadores que devem ser analisados durante a execução de uma estratégia, pois daí podem surgir alterações necessárias para gerar melhores resultados.

  1. Não criar um blog

Os blogs são as principais plataformas para hospedar textos ricos e valiosos para o público. É o canal de comunicação mais autêntico de uma empresa, onde ela pode dar a sua cara, transpor suas ideias, valores e entregar informações relevantes para as suas personas. Os hábitos de consumo mudaram e a maioria das pessoas com acesso pesquisam na internet antes de realizar uma compra nas lojas físicas. Isso só reforça a importância de uma empresa oferecer um bom conteúdo para se destacar em relação aos concorrentes na web.

  1. Desprezar o SEO

Um dos erros de inbound marketing mais comuns, pois nem todos detêm um conhecimento mais técnico para se trabalhar com SEO. Para se destacar na internet, um importante passo é conquistar os primeiros lugares nos motores de busca, especialmente o Google – que no Brasil possui uma participação de mercado de pouco mais de 96%, segundo a Statista.

Por isso, você deve estar atento a escolha das melhores palavras-chave, a aplicação dela em títulos e intertítulos, acrescentar tag alt nas imagens e incluir links internos nos artigos. Fora dos seus domínios você pode trabalhar com práticas como o link building, a fim de conseguir backlinks valiosos que darão credibilidade ao seu site.

  1. Não publicar um bom conteúdo

O que define um bom artigo não é o quão técnico ele é e sim o quanto agregou valor para o leitor. Se você sabe quem são suas personas, deve direcionar um conteúdo interessante e relevante para elas. Não fale somente sobre sua empresa, tecnicamente o espaço é seu, mas deve ser pensado como uma espécie de comunidade onde as pessoas irão lá para se informar e aprender mais sobre sua área de atuação.

  1. Não promover nas redes sociais

Um blog por si só não irá atrair o público para ele, além das técnicas de SEO, é preciso se esforçar bastante e até investir um pouco para divulgar seus conteúdos nas redes sociais. Se adapte às formas de linguagem, aos horários mais movimentados e às frequências ideais de postagens em cada plataforma, pois elas têm suas próprias peculiaridades e públicos diferenciados.

O que esses erros de inbound marketing deixam de lição?

Ao eliminar os equívocos abordados hoje, você tem condições de otimizar qualquer estratégia de inbound marketing. Sua empresa e/ou seus clientes ganharão em tempo e produtividade. Ao enxergar essa prática como um processo que deve ser cuidadosamente planejado, executado e mensurado, será bem mais simples colocar em prática uma campanha que traga excelentes resultados.

Você já cometeu ou viu algum cliente cometer ao menos um desses erros de inbound marketing? Comente conosco e deixe sua opinião!

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