abradi-sc-monitoramento-de-redes-sociais

10 ferramentas gratuitas de monitoramento de redes sociais

16 de setembro de 2015 Categorias (2) Tags (6)

Para garantir que o marketing em redes sociais seja bem-sucedido, é imprescindível um acompanhamento constante, próximo e atento. Somente por esse caminho será possível adquirir dados capazes de aprimorar sua estratégia, resolver crises e aumentar a conversão.

E você, conhece as melhores ferramentas para fazer o monitoramento de redes sociais? Neste post, separamos as 10 melhores, mais abrangentes e gratuitas para ajudar você a cobrir cada canto de suas redes. Confira!

Google Analytics

Muita gente não sabe, mas a mais conhecida plataforma para acompanhar o desempenho de websites serve também para redes sociais. O Google Analytics disponibiliza meios para acompanhamento do tráfego, como exibição de páginas, tempo médio e número de conversões do canal analisado para o seu site. Prepare-se para ter um relatório detalhado e, com isso, ser capaz de gerar soluções mais eficazes para suas redes.  

IconoSquare

O Instagram vem se tornando uma das principais redes para as marcas se comunicarem com seus clientes. Para saber a quantidade de curtidas, qual foto os seguidores mais gostaram, média de likes, comentários por publicação e usuários que não te seguem, mas já viram fotos suas, a melhor opção é o IconoSquare (antigo Statigram).

Topsy

Adquirida pela Apple em 2013, essa ferramenta tem como foco analisar postagens do Twitter. Para isso, ela é dividida em três partes: a Social Search, que aponta conteúdo (links, tweets, fotos etc) publicados sobre um termo pesquisado; a Social Analytics, que permite avaliar o sentimento das postagens em relação a um tema ou empresa e, por fim, a Social Trends, que irá mostrar tendências e temas populares na rede. Para os interessados, ele também monitora o Google+.

Tweetreach

Assim como o Topsy, o Tweetreach faz análises no Twitter. No entanto, ele se diferencia por focar na quantificação do número de pessoas que foram atingidas por retweets e respostas. A pesquisa pode ser feita por termos, hashtags ou expressões. É importante ficar atento ao fato de que a plataforma só analisa os 50 últimos tweets, portanto, se a conta que você administra tem grande repercussão e engajamento, talvez essa não seja a ferramenta ideal para você.

LikeAlyzer

Ideal para quem quer melhorar a performance de uma página no Facebook, o LikeAlyzer gera um relatório em apenas alguns segundos fazendo uso de métricas predefinidas. Ao consultá-lo, o administrador saberá como está o desempenho de sua marca em comparação a outras do mesmo ramo, terá dicas para melhorar o engajamento dos fãs, saberá com que frequência usuários fizeram postagens em sua timeline e receberá uma nota de 0 a 100.

Klout

Imagine que existam métricas responsáveis por atribuir um valor, entre 0 e 100, para o nível de influência nas redes sociais. Pois é justamente isso que o Klout faz. A plataforma oferece gratuitamente essa nota a perfis de redes sociais — é possível adicionar uma fan page —, além de dar dicas para melhorar a pontuação. O sistema é levado tão a sério que se tornou comum entrevistadores perguntarem o Klout de candidatos a um cargo de gerenciamento de mídias sociais.

Fanpage Karma

Se você quer melhorar a performance da página que gerencia no Facebook, o Fanpage Karma é ideal como o primeiro passo. Com ele, você terá acesso a uma extensa análise numérica relacionada ao desempenho e várias sugestões, como a melhor hora para fazer suas postagens. O Fanpage Karma é muito interessante e completo e também oferece o serviço de monitoramento para outras redes sociais, mas com gratuidade para fazer apenas uma análise.

Cyfe

Quer entender o comportamento de várias redes sociais acessando apenas um dashboard? Então o Cyfe é ideal para você. Totalmente gratuito, o site oferece um painel completo com gráficos, números e relatórios em tempo real. Além de você poder customizar sua área de trabalho, também pode levá-la para o televisor por meio da opção TV Mode.

ViralWoot

Para quem investe no Pinterest como forma de ampliar ações de marketing digital, a melhor plataforma para monitoramento de redes sociais e publicação de conteúdo é o ViralWoot. Além de poder agendar e promover pins, você pode conhecer seus novos seguidores.

Trendsmap

A internet é global, assim como as redes sociais. Por isso, é importante ficar atento em tudo que está em destaque no restante do mundo para, quem sabe, usar esses dados em ações na sua rede social. Para ficar ligado nisso, o melhor caminho é usar o Trendsmap, que mostra quais são as hashtags, as citações e as expressões mais populares naquele momento, por região.

Depois de conhecer todas essas plataformas, com certeza você está mais bem preparado para realizar um ótimo monitoramento de redes sociais. Mas se ainda tiver alguma dúvida ou mesmo se quiser sugerir outra ferramenta, deixe um comentário!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestShare on TumblrShare on StumbleUponDigg thisFlattr the authorShare on RedditBuffer this pageEmail this to someone
Copyright © 2018 ABRADi-SC
Inbound Marketing:Conteúdo:Imprensa: