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Funil de vendas e o Marketing Digital: otimize seus resultados

5 de agosto de 2015 Categorias (2) Tags (7)

Você já deve ter percebido que nem todas as pessoas que chegam ao seu site querem ou estão preparadas para comprar o seu produto, não é mesmo? Mas isso não significa que elas não possam comprá-lo um dia.

O Funil de Vendas é um processo fundamental e fácil de ser aplicado na sua estratégia de Marketing Digital. Consiste basicamente em identificar em qual momento de compra o consumidor da sua base de cadastro (lead) está: Topo, Meio ou Fundo de Funil. Dessa forma, é possível prepará-lo para entregar à equipe de vendas no momento certo, evitando desperdício de tempo e custo de ligações ou visitas desnecessárias.

No post de hoje, vamos explicar no que consiste cada etapa do funil e como identificar onde o seu lead está. Vamos lá?

Selecione e identifique o público

Uma maneira de identificar em qual estágio o lead se encontra é analisar que tipo de material ele baixou para entrar na sua base de cadastro e o que ele anda consumindo a partir daí. Como nem todo lead está qualificado — ou seja, nem todo lead está pronto para contratar os serviços da sua empresa —, é importante entender essas etapas e agir com prudência para não assustá-lo e levá-lo a se descadastrar.

  1. Topo de funil

O topo de funil é o estágio em que o lead descobre a empresa, mas ainda não tem interesse ou não sabe que precisa dos serviços dela. Os materiais indicados para este estágio possuem um caráter mais educativo, com informações relacionadas às atividades e novidades do ramo de atuação da empresa.

  1. Meio de funil

É o estágio onde o lead começa a considerar/perceber que a sua empresa oferece a solução que ele precisa. A partir daí, o objetivo é incentivá-lo a contratar o seu serviço. Para isso, apresentar materiais que buscam resolver alguma solução relacionada ao seu produto vai ajudá-lo a entender se isso é necessário para ele ou não.

  1. Fundo de funil

É quando o lead entende que precisa da solução que a sua empresa oferece e começa a avaliá-la para efetuar a compra. Neste momento, ele é um cliente em potencial. Materiais institucionais que explicam como o seu produto ou serviço funciona são excelentes para ajudar o lead nesta etapa.

Na prática, em uma empresa de planos de saúde, por exemplo, o topo do funil é quando o lead está buscando “por que ter um plano de saúde”, o meio é quando ele passa a buscar as soluções que o plano oferece e o fundo do funil é quando o lead já entendeu o que precisa em um plano e está analisando se a sua empresa possui as melhores condições para ele — o momento em que a equipe de vendas entra em contato.

A importância do funil de vendas para o Marketing Digital

Identificar em qual etapa do funil o lead se encontra é fundamental para decidir que tipo de material deve ser elaborado para ele e definir suas estratégias de Marketing Digital. A tática mais indicada para manter o relacionamento com o lead é o envio de e-mail marketing, pois permite o acompanhamento do seu interesse nos materiais através dos links clicados.

É importante ressaltar que o objetivo do funil é fazer do lead um cliente. Para isso, utiliza-se CTAs (calls to action) ao longo do processo a fim de provocar o interesse do lead no produto e enviá-lo para dentro do funil. Mas atenção: esse processo pode levar dias ou meses, é importante saber respeitar o tempo certo.

Agora que você já sabe como funciona o funil de vendas, você já pode aplicar na sua empresa. Tire suas dúvidas com a gente nos comentários!

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