a importância da produção de conteúdo

A importância da produção de conteúdo para o marketing digital

19 de agosto de 2015 Categorias (2) Tags (3)

Quando o assunto é marketing digital, você já deve ter ouvido falar sobre a importância do marketing de conteúdo. De fato, conteúdo é realmente uma das maiores e mais importantes especialidades do marketing na era digital. Basicamente, envolve a criação e compartilhamento de informações de valor para atrair visitantes, gerar leads (contatos interessados) e convertê-los em clientes suficientemente engajados, que possam divulgar e compartilhar suas experiências, fortalecendo a imagem da marca.

Conheça, a seguir, um pouco mais sobre a importância da produção de conteúdo para o marketing digital!

Surgimento do marketing de conteúdo
O advento da internet e dos meios digitais abriu espaço para evoluções, tanto tecnológicas quanto comportamentais, e também para a criação de novos conceitos no que diz respeito à comunicação. Foi assim que surgiu o marketing digital e seus inúmeros canais, formatos, plataformas e ferramentas, que aumentam e evoluem diariamente. É um fato que, atualmente, o sucesso e a manutenção de qualquer estratégia on-line são muito beneficiados pela produção de conteúdo. É através do conteúdo que as empresas conseguem atingir status de relevância e autoridade, algo que é difícil de se obter em um mercado competitivo.

Comunicação mais eficiente e direta
Um dos grandes desafios atuais do marketing é atrair e engajar o target, uma vez que as comunicações interruptivas e invasivas (comerciais de TV, por exemplo) têm gerado resistência e causam cada vez menos impacto nas decisões de compra.

É nesse contexto que o marketing de conteúdo mostra sua força, pois busca falar com clientes e potenciais clientes sem vender produtos de forma evidente. Pelo contrário, procura construir relacionamentos e experiências da marca através de processos de trocas de informações qualificadas, que são relevantes para um determinado público. Com isso, a comunicação passa a ser mais humanizada, direta e eficiente, falando com as pessoas sobre aquilo que elas realmente desejam saber.

Produção de conteúdo qualificado atrai o público certo
A consolidação da internet tornou mais acessíveis e ampliou as formas de divulgação de marca, gerando altas taxas de ROI (retorno sobre o investimento). No entanto, se a sua empresa deseja alcançar seu público-alvo, não basta apenas estar presente na internet, através de um site ou com perfis em redes sociais. A lógica de navegação on-line funciona de forma muito mais complexa.

A ideia é criar conteúdos que ajudem sua marca a obter (e manter) bons posicionamentos nas páginas dos mecanismos de busca. Isto fará com que a sua marca fique suficientemente visível para gerar tráfego para seu blog ou site. Para isso, há diversas técnicas de marketing digital, como SEO (Search Engine Optimization), que auxiliam a melhorar o ranking da marca na web e criar percepção de autoridade da empresa no seu campo de atuação.

Para a estratégia ser bem-sucedida, é importante sempre nutrir os canais de mídia digital com conteúdos informativos, atuais e diversificados. Quanto mais posts você tiver em seu blog, maiores serão suas chances de obter os resultados desejados.

Sua empresa já utiliza estratégias de marketing de conteúdo? Deixe seu comentário contando sua experiência!

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