abradi-equipe-de-marketing-digital

Descubra como gerenciar uma equipe de Marketing Digital

29 de julho de 2015 Categorias (1) Tags (5)

O marketing digital já é respeitado como uma estratégia imprescindível para o crescimento da maioria dos negócios. Só que, para prestar bons serviços aos clientes, a equipe de marketing digital precisa ser muito bem estruturada e levar em conta diversos aspectos. E quem estiver na liderança do time deve focar em várias nuances, a fim de que o time alcance o desempenho esperado. Que tal ver algumas dicas para gerenciar melhor sua equipe de marketing digital?

Saiba com certeza as funções da equipe

Antes mesmo de pensar sobre a contratação ou a gestão de um time de marketing digital, você vai precisar se familiarizar com os diferentes papéis que você encontrará. Quando você souber a fundo o que realizam um analista de SEO, um desenvolvedor web e um redator de marketing de conteúdo, por exemplo, será capaz de delegar as tarefas conforme cada aptidão, além de estruturar sua equipe de acordo com as demandas de sua organização.

Faça contratações certeiras e alinhadas com a cultura empresarial

Dependendo do tipo de papéis com os quais você precisa contar, considere se faz mais sentido que sua equipe traga novos membros ou trabalhe com alguns freelancers. Isso pode ser muito importante não só para o controle de desempenho do grupo, como para a melhor realização de determinados trabalhos. Talvez os colaboradores de tempo integral atendam melhor as suas necessidades de momento, mas você pode carecer de habilidades especializadas em projetos de curta ou média duração. Se o caso for de contratar novos profissionais, analise as pessoas com critério, a fim de que elas se adaptem mais rapidamente à cultura da empresa e possam entrar, mais facilmente, no ritmo e na convivência do time.

Encare sua equipe como uma equipe

Muitos gerentes e diretores de marketing se concentram sobre a estrutura de seu time como se fossem construir uma linha de montagem: um profissional cuida das estratégias no Twitter e Facebook, outra pessoa elabora os vídeos de atração para o YouTube, mais alguém realiza as pesquisas de conteúdo, outro fica com a parte de SEO… No entanto, é um erro supor que tudo isso possa ser feito de maneira independente e sem contato. Na verdade, a coisa flui melhor e traz melhores resultados quando as funções são coordenadas de modo integrado. Coloque os colaboradores das diversas áreas à mesma mesa, e você verá como eles podem interagir e se ajudar mutuamente, trazendo ótimas soluções com a troca e o aprendizado em conjunto.

Invista na capacitação do time

Principalmente quando se pensa em expandir os negócios, é importante que o gestor tenha noção precisa sobre os pontos fracos da equipe de marketing digital. Isso vai lhe permitir melhores decisões quando for fazer novas contratações, mas também adicionar programas de educação e atualização, de forma continuada, a fim de que os colaboradores adquiram novas habilidades e tragam melhores resultados. Com o tempo, o crescimento do grupo vai cobrir o investimento inicial em capacitação.

Crie inspiração e motivação para o grupo

Quem está no comando deve mostrar a direção a ser seguida. Mas deve fazer isso de forma a estimular os colaboradores a cumprir as estratégias traçadas e chegar à meta da empresa. Dê preferência ao cumprimento de objetivos coletivos, em que existe um desempenho participativo e a busca pelos resultados em conjunto.

Como você tem gerenciado sua equipe de marketing digital? Conhece alguma dica importante que pensa que ficou faltando em nosso post? Dê sua opinião, conte suas experiências!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestShare on TumblrShare on StumbleUponDigg thisFlattr the authorShare on RedditBuffer this pageEmail this to someone
Copyright © 2018 ABRADi-SC
Inbound Marketing:Conteúdo:Imprensa: