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Afinal de contas, quais serviços de Inbound devo oferecer na minha agência digital?

22 de julho de 2015 Categorias (2) Tags (5)

A cada ano, cresce o número de consumidores digitais: pessoas que compram produtos e contratam serviços diversos utilizando o computador, o tablet e os smartphones. Essa mudança de hábito no consumo do brasileiro gera uma demanda cada vez maior pelo Inbound Marketing, que é efetivo e traz resultados consistentes e reais, tanto para empresas B2C quanto para B2B.

Esse mercado é promissor para as agências de marketing digital, que podem aumentar bastante sua cartela de clientes ao oferecer serviços de Inbound. Mas, então, quais são os serviços que podem ser oferecidos para os clientes? Continue lendo e descubra!

Criação de personas

A criação de personas é muito importante na estratégia digital de qualquer empresa, independentemente do segmento. Você pode ajudar seu cliente a desenvolver sua buyer persona — uma personificação do cliente ideal —, além da brand persona — a personificação da empresa, como ela se comporta e se comunica. Acompanhe:

  • A buyer persona

Para que seja confiável e capaz de gerar bons resultados, a buyer persona deve ser baseada em dados reais: o “achismo” não é suficiente para criar um perfil que represente de fato o público-alvo da sua empresa. O uso de pesquisas quantitativas e qualitativas contribui para a construção da sua persona real.

  • A brand persona

A brand persona, por sua vez, deve ser construída com base na cultura da empresa, na estratégia macro de comunicação, nos objetivos da ação digital e em metas claras. É interessante usar uma linguagem próxima para a brand persona e para a buyer persona.

Produção de conteúdo relevante

Você já deve ter ouvido falar por aí que o conteúdo é rei. Esse conceito, que está cada vez mais difundido, é a base do Inbound Marketing. Produzir conteúdo relevante significa estudar os consumidores e possíveis consumidores do seu cliente, traçar uma estratégia com metas e objetivos e criar os conteúdos.

Sejam blog posts, e-books ou webinars – dentre muitos outros – o importante é que os materiais atraiam visitantes para o blog do cliente e gerem resultados efetivos, como a geração de leads

 

SEO (Search Engine Optimization)

O SEO é o conjunto de técnicas utilizadas para otimizar o ranqueamento de uma determinada página nos mecanismos de busca, como o Google. É amplamente utilizada por e-commerces e negócios em geral. Executar um projeto de SEO realmente eficiente requer muito estudo e experiência, por isso é um ótimo serviço para ser oferecido por sua agência de marketing digital, pois exige conhecimento profissional.

 

Campanhas de e-mail marketing

O e-mail marketing é extremamente eficiente em toda a jornada do comprador. Produza conteúdos eficientes e engajantes para o blog do cliente, que atraiam possíveis compradores, e ofereça a eles conteúdos ricos em troca de informações pessoais. Assim, você construirá uma lista de e-mail composta de pessoas que têm interesse nos serviços oferecidos pelo seu cliente. Utilizar listas compradas é ineficiente e definitivamente não é uma boa opção.

Outra dica é utilizar serviços como o MailChimp para obter dados importantes, como a taxa de abertura dos e-mails, taxas de clique etc. Isso permite que a agência acompanhe de perto os resultados das campanhas, de forma a garantir que o serviço que você está oferecendo está obtendo o sucesso almejado.

 

Automação de marketing

A partir do momento em que os clientes da sua agência começarem a gerar muitos leads com a estratégia de Inbound Marketing, você passa a ter um bom problema para resolver: como explorar tantos leads e gerar melhores resultados? A resposta é simples: automação de marketing!

Utilizando aplicativos como o RD Station, é possível dialogar com os leads, criar um sistema de pontuação para qualificá-los melhor e, além disso, obter dados importantes deles, tanto demográficos quanto de hábitos de navegação e consumo.

 

Gestão de redes sociais

Gerir as redes sociais de uma empresa requer dedicação e conhecimento. É preciso considerar as personas, pensar em diversos tipos de conteúdos e executá-los de forma eficiente. Um ponto fundamental da gestão é observar sempre os números e resultados, otimizando a estratégia e gerando mais resultados.

 

Monitoramento

O monitoramento de redes sociais é uma carta na manga do empreendedor atualizado. Com ele, é possível rastrear as reações espontâneas dos consumidores nas redes sociais. Se seu cliente mudou a embalagem de um produto, por exemplo, é possível ver o que as pessoas estão postando sobre isso em suas contas pessoais.

Esses são alguns dos serviços de Inbound Marketing que uma agência digital pode oferecer. Quando executados simultaneamente, apresentam resultados positivos para a empresa contratante.

 

Você oferece algum outro serviço em sua agência? Conte para os leitores nos comentários!

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