Em quais redes sociais sua empresa deve estar presente?

16 de setembro de 2014 Categorias (2) Tags (3)

Social Media Buttons

Ter muitas opções de redes sociais e não saber ao certo o que pode ser o melhor para seu negócio, não é uma dúvida apenas sua. Com o boom de informação que temos todos os dias, fica mais difícil saber ao certo qual é o melhor lugar para estar e para interagir com seus públicos.

Conhecer as novas ferramentas online é um passo que pode lhe trazer um diferencial perante seus concorrentes. Ter uma boa imagem online nos dias de hoje é fundamental para criar ou captar clientes, para aumentar a participação de mercado e também para saber o que estão falando sobre sua marca.

Para ajudar seu negócio a ter uma boa imagem online, vamos falar um pouco sobre algumas mídias sociais e alguns pontos de reflexão que vão te auxiliar nesse processo de conquistas e fortalecimento de imagem e reputação.

Primeiro você precisa saber qual é seu objetivo. O que você espera alcançar com as mídias sociais? Quer vender mais? Quer mais prospectos? Que procurar novos colaboradores? Fomentar novos negócios? Antes de sair criando contas em várias mídias, você precisa definir seus objetivos. Tê-los claros para que seus esforços sejam assertivos.

O segundo passo é escolher as redes que melhor se encaixam no perfil da sua empresa e do público que deseja atingir. Para isso, basta criar uma conta na mídia e começar a produzir conteúdos para alimentar a ferramenta. Pois não adianta de nada criar uma conta e não alimentá-la com conteúdo relevante para seu público. Mas a questão que fica é: em qual mídia social você deve investir tempo e esforços. Para solucionar isso, vamos falar um pouco sobre as mais indicadas para o meio empresarial.

Facebook – Quando pensar em Facebook para sua empresa, pense diretamente em uma fan page. Empresas com perfis no Facebook não transmitem segurança para os usuários, por isso o mais assertivo é a criação de uma página. Para você postar conteúdos e interagir com seus públicos.

Linkedin – Muito usado para a captação de currículos. Ele foi criado com o objetivo de seus usuários montarem seus currículos e tornar o perfil mais profissional. Hoje em dia ele possui grande força para o objetivo que foi criado. Por isso, se seus desejos estão em captar mão de obra mais qualificada e profissional, criar uma conta nesta plataforma é muito aconselhável.

Twitter – Conhecido como fonte de informação instantânea. Ter um perfil nesta plataforma demonstra que a empresa está conectada com o mundo que muda a cada segundo, a cada novo tweet, a cada nova hashtag que entra para os trending topics. Se você deseja interação com internautas, ter um perfil nesta mídia é uma forma de conquistar seguidores e admiradores.

Youtube – Caso seu negócio possua conteúdos em vídeos educativos, motivacionais ou informativos, o Youtube é a melhor mídia social para essa finalidade. Criar um canal significa comprometer-se em gerar vídeos com uma periodicidade, só assim você conseguirá engajar público e fazer um canal com relevância na rede. Lembre-se de produzir vídeos curtos, eles possuem uma chance maior de viralizarem.

Instagram – O queridinho dos conectados. Nos últimos dois anos vem criando força no meio empresarial. Ele possui uma linguagem própria e diferente das demais mídias sociais, por isso na hora de criá-lo, você precisa estudar bem qual será o conceito a ser usado nele. Criar conteúdos como “pensamento da semana”, “dica do dia” ou até “momento fique ligado” são boas estratégias para fomentar e criar público.

Existem diversas ferramentas online que a sua empresa pode utilizar. Tudo o que você precisa é ter claro o que deseja alcançar e identificar se seu público está na mídia de seu interesse. Agora que você já conhece as principais ferramentas e alguns de seus objetivos, comece a pensar qual é a melhor mídia que vai lhe auxiliar nos seus desejos. Mas não esqueça, criar contas e sair por aí postando mil coisas sem filtros ou relevância não vão lhe trazer grandes resultados. Você também precisar ficar de olho no que é falado, precisa monitorar o que acontece, para conseguir bons indicadores na hora de apresentar os resultados alcançados com o investimento na mídia online.

E a sua empresa, investe em qual mídia social? Conte para gente nos comentários!

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